O PlayStation 3 apresenta diversas funcionalidades para os usuários aproveitarem ao máximo a performance do console. Ele não fica tão para trás do sucessor, o PS4, e conta com ferramentas de recuperação, edição de vídeo, música e até mesmo jogabilidade remota com os portáteis da Sony. Neste guia, conheça alguns dos truques e funções "secretas" que podem ser usadas no PS3.

PlayStation 3: guia traz dicas para aproveitar ao máximo o console da Sony

Modo de segurança

O PlayStation 3 possui um modo de recuperação para resolver problemas de sistema, arquivos corrompidos ou travamentos no HD. Ele tem menu com algumas opções para reiniciar ou restaurar o sistema de dados e padrões do console.

PlayStation 3 tem diversas funções "escondidas" no console. (Foto: Divulgação/Sony)

Para acessar o modo e o menu de recuperação, desligue o PS3 e deixe-o em modo Standy By (com a luz vermelha acesa). Pressione o botão de iniciar até que o aparelho ligue e desligue novamente. Em seguida, aperte e segure o botão novamente e solte-o ao ouvir dois “beeps”. Ligue o controle no cabo USB e aperte o botão PS para iniciar o menu.

PS3: use o modo de segurança para resolver problemas de travamento do PS3 (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Jogar com PSP ou PS Vita

Os portáteis da Sony também tem funções compartilhadas com o PS3, em que é possível jogar games remotamente por meio do PSP ou PS Vita, usando a tela e os comandos dos consoles de mão. Para configurar essa opção, vá até o menu Configurações do videogame e selecione Configurações de uso remoto>Registrar dispositivo. Ligue o PS Vita ou PSP no PS3 com cabo USB e siga as instruções na tela para registrá-lo no console.

PS3: use o PSP ou Vita para jogar os games de PS3 (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Depois que o dispositivo estiver registrado, vá novamente nas Configurações no seu PS3, selecione Rede e em seguida Uso Remoto. No portátil, selecione Uso Remoto do PS3 e escolha se conectar via Internet ou por rede local. Caso escolha a primeira opção, lembre-se que o console precisa estar conectado via cabo ou Wi-Fi.

Editar e fazer upload de vídeos

O que muitos usuários não sabem é que o PS3 também tem ferramenta para edição e compartilhamento de vídeos. A funcionalidade não é tão completa como a do PS4, mas oferece opções variadas. Para usar o editor, vá até o menu Vídeos e selecione Ferramenta de edição e upload de arquivos.

PS3: edite vídeos no próprio PlayStation 3 e compartilhe no Facebook (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Escolha Criar novo vídeo para começar. Você pode transferir imagens capturadas com outros dispositivos para o PS3 e editá-las com a ferramenta. Ao concluir a edição, você pode salvar o vídeo no HD do console ou compartilhá-lo no Facebook ou YouTube.

Reiniciar configurações de vídeo

Mudou de TV ou cabo e a imagem do seu PS3 não aparece mais? Isso acontece porque as opções de saída Componente ou HDMI precisam ser feitas manualmente antes de trocar o console o conector do console. Porém, existe uma maneira de reiniciar as configurações de saída de vídeo para resolver o problema rapidamente.

PS3: reinicie as configurações de vídeo para que o PS3 volte a exibir imagem (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Para isso, desligue o PS3 da tomada e certifique-se de que o cabo HDMI ou Componente está conectado à TV. Ligue o aparelho novamente na tomada e, em seguida, ao televisor. Agora, pressione o botão de ligar do PS3 por 5 segundos até ouvir 3 “beeps”. Por fim, siga as instruções na tela e configure a saída de vídeo de acordo com o cabo.

Captura de tela

Apesar de a função ser a mais usada no PS4, alguns jogos têm suporte para captura de tela no PS3. A lista é um tanto pequena, e inclui títulos como Metal Gear Solid 4, Wipeout HD, DiRT 2, Call of Duty: Gh

... osts e Call of Juarez. Ainda assim, é possível salvar imagens desses games para compartilhar online ou nas redes sociais.
PS3: alguns jogos permitem a captura de tela no PS3 (Foto: Reprodução/Youtube)

Para capturar tela, pressione o PS junto com o Start dentro do game. Em seguida, vá para o menu de Fotos e escolha a opção Salvar captura. Aperte X no controle para confirmar. As telas ficaram salvar em uma pasta no menu Fotos.

Enviar download pelo PC ou celular

Não é preciso estar perto do console para baixar jogos. Por meio do site da PSN ou do PlayStation App para celular, você pode enviar downloads para o seu PS3. Se ele estiver conectado à tomada, o sistema iniciará sozinho e baixará o game mesmo à distância. 

Faça seu PS3 baixar jogos pela PlayStation Store ou no aplicativo para celular (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Para enviar os downloads para o PS3, acesse sua conta na PlayStation Store ou no PlayStation App para Android e iOS. Na tela inicial, clique no nome de usuário e selecione Download List. Em seguida, escolha o jogo que deseja baixar e clique em Download to your PS3. O download começará automaticamente no console.

Usar fone bluetooth

Fones ou headsets bluetooth podem ser usados no PS3, principalmente para quem gosta de FPS com suporte para chat de voz. Para configurar, vá até o menu Configurações. Em seguida, escolha a opção Gerenciar dispositivos Bluetooth e depois clique em Sim.

PS3: adicione um dispositivo bluetooth para usar seu fone ou headset (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Escolha Iniciar busca para que ele procure pelo dispositivo. Certifique-se de que o fone ou headset esteja ligado e próximo ao console. Quando aparecer, clique nele e coloque o PIN ou chave de acesso do dispositivo (veja na caixa do videogame). Para configurar a saída de áudio e o microfone, vá em Configurações dispositivos de áudio e selecione o aparelho que registrou nas opções. Aperte Ok para confirmar.

Ainda vale a pena comprar um PS3 ou Xbox360? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo