Blanka foi o primeiro personagem brasileiro a aparecer em Street Fighter. O guerreiro da Amazônia fez sua estreia no segundo título da série, em 1991, e se tornou um dos lutadores mais famosos do jogo da Capcom. Blanka, o personagem de poderes elétricos, faz parte do elenco de mais de 10 games da franquia. Confira, a seguir, cinco curiosidades sobre Blanka no cenário competitivo do jogo de luta.

Glitch eletrizante

Um bug recente mostrou que o Blanka de SFV era capaz de congelar o tempo por alguns segundos, deixando seus adversários totalmente vulneráveis. O erro envolvia o comando usado para executar a Critical Art do monstro verde, permitindo que os jogadores criassem até combos infinitos.

Preocupada com a existência desse tipo de manobra injusta, a organização da EVO Japan decidiu banir o personagem brasileiro para evitar problemas. A equipe por trás do Final Round 2019 também estudou a possibilidade de proibir o personagem, mas o glitch polêmico foi corrigido no final de fevereiro de 2019.

Surpresa no Last Chance Qualifier 2018

Blanka é um dos personagens menos usados em Street Fighter V. De acordo com a base de dados da Capcom, no mês de fevereiro, pouco mais de 1% dos jogadores usaram o lutador em partidas online. Apesar de serem negativos para o personagem, esses dados valorizam ainda mais o desempenho de jogadores que usam Blanka em grandes campeonatos.

Esse é o caso de Bryan “Dankadillas” Teran, que chegou na final do LCQ 2018. Ele precisava vencer Chia-Chen "ZJZ" Tseng para se classificar para a Capcom Cup e tentou fazer isso usando Dhalsim, mas não foi páreo para a Menat do oponente e acabou trocando para Blanka. Os poderes elétricos do monstro não impediram que Dankadillas perdesse por 3 a 1, mas essa foi uma das poucas vezes em que o personagem esteve na final de um premier da Capcom Pro Tour.

Personagem favorito de Yoshinori Ono

Yoshinori Ono é uma das figuras mais importantes na divisão de jogos de luta da Capcom. O japonês atua como produtor da série Street Fighter há pelo menos 10 anos e costuma representar a franquia em eventos ou campeonatos. Ele sempre se apresenta e recebe os fãs segurando uma miniatura do personagem Blanka que, de acordo com seu perfil no Twitter, era o brinde de um restaurante fast-food das Filipinas.

A imagem de Blanka já está tão ligada com a de Ono, que o produtor chegou a fazer cosplay do monstro da Amazônia algumas vezes. Durante a Brasil Game Show 2015, Yoshinori Ono subiu ao palco fantasiado de Blanka para revelar que Laura seria uma das novas personagens de Street Fighter V. Na ocasião, uma fase inspirada no Rio de Janeiro também foi anunciada.

O melhor Blanka do mundo

Atualmente, o melhor jogador de Blanka de Street Fighter V é Hiroshi “Nishikin” Nishikido. Ele está entre os 20 melhores no ranking global do game e ficou em 17º na Evo Japan 2019. Além de ser um dos poucos que usam o personagem em nível competitivo, o japonês já é conhecido por suas performances com o lutador brasileiro desde a época do Street Fighter IV.

Blanka-Chan

Na his

... tória de Street Fighter V, Blanka está tentando vender bichinhos de pelúcia inspirados em seu visual. O conceito por trás dos bonecos também foi usado em uma skin extra, que, graças ao seu estilo inusitado, se tornou um dos assuntos mais discutidos pelos fãs da franquia. O jogador profissional americano Justin Wong, por exemplo, disse em seu Twitter que essa era a melhor skin em um jogo de luta.

Via Capcom Pro Tour, Eventhubs, Capcom e Shadaloo C.R.I.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo