Super Smash Bros. Melee, World of Warcraft, Point Blank são alguns títulos clássicos que contam com um histórico importante no cenário competitivo há muitos anos. Mesmo tendo sido lançados há mais de 10 anos, os games ainda têm posições de destaque nos esports com campeonatos internacionais. Veja, a seguir, cinco jogos com circuitos profissionais consolidados e que sobreviveram com o tempo.

Super Smash Bros. Melee (2001)

Lançado em 2001 para Nintendo GameCube, Super Smash Bros. Melee rapidamente se tornou um sucesso de vendas. O título da HAL Laboratory é considerado um dos fighting games mais revelantes do cenário competitivo, e conta com diversos campeonatos espalhados pelo mundo, mesmo 18 anos após a sua estreia.

Super Smash Bros. Melee compõe a line up da Evolution Championship Series (EVO) desde 2007. A competição reúne anualmente os principais jogos de luta e tem bastante prestígio no segmento. O game também conta com torneios chamados Smash Summit, organizados pela Beyond the Summit. Juan "Hungrybox" Debiedma foi o campeão da última edição do campeonato, realizada em 2018.

World of Warcraft (2004)

O universo místico de Azeroth ganhou uma versão MMORPG em World of Warcraft. Disponibilizado para PC em 2004, o jogo da Blizzard conta com uma legião de fãs. Mesmo com o passar do tempo, o Arena World Championship, circuito oficial de WoW, continua consolidado e bastante estruturado.

Todos os anos, os melhores times da categoria JxJ se enfrentam em cinco regiões do planeta, e os melhores colocados se classificam para as finais presenciais. Method Orange é atual campeã da competição. A última edição foi disputada no final de 2018, nos Estados Unidos.

CrossFire (2007)

CrossFire chegou ao Brasil em 2011, mas foi originalmente lançado em 2007 na Coreia do Sul. O FPS gratuito da Tencent passou os últimos anos se firmando no cenário competitivo e hoje conta com um circuito forte e popular, principalmente em solo brasileiro. A equipe Black Dragons do Brasil é a atual campeã do CrossFire Stars, o mundial da categoria.

Além do mundial, CrossFire conta com outros campeonatos oficiais no calendário, como os Invitationals e as Pro Leagues, realizados periodicamente em vários países do mundo. De acordo com o site Esports Earnings, o game já distribuiu US$ 4,8 milhões (cerca de R$ 18 milhões em conversão direta) em premiações.

Point Blank (2008)

Outro FPS de renome em território brasileiro é Point Blank, lançado em 2008 para PC. O título desenvolvido pela Zepetto fez sucesso nas lan houses do país durante os anos 2000. O game de tiro ganhou o seu primeiro campeonato oficial em 2011 e está presente em competições profissionais até os dias atuais.

O sistema competitivo de Point Blank é estruturado em dois grandes eventos internacionais: Point Blank International Championship (PBIC) e Point Blank World Challenge (PBWC). Os dois torneios mundiais reúnem anualmente as melhores equipes do mundo. No Brasil, os times nacionais também disputam o Campeonato Nacional de Point Blank (CNPB).

StarCraft II (2010)

StarCraft 2 é um jogo de estratégia em tempo real desenvolvido pela Blizzard e lançado em 2010 para PC. O título mistura elementos de ficção científica e militarismo – jogabilidade que se assemelha ao aclamado Age of Empires. Em StarCraft, os jogadores precisam con

... struir bases, desenvolver exércitos e derrotar o adversário através de batalhas.

O game foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento dos esports no início da década. Seu circuito competitivo, o World Championship Series (WCS), conta com duas regiões: Coreia do Sul e ''resto do mundo''. Após disputar eventos ao longo da temporada, os 16 melhores atletas se classificam para as finais. Joona "Serral" Sotala, da Finlândia, é o atual campeão mundial.

via Esports Earnings e Blizzard



>>> Veja o artigo completo no TechTudo