Os MOBAs são jogos que misturam elementos de ação, RPG e estratégia, que ganharam popularidade com League of Legends (LoL) e DotA 2, games disponíveis para PC. No entanto, é possível aproveitar o melhor que o gênero oferece nos celulares Android e iPhone (iOS), como em Arena of Valor e Mobile Legends. A jogabilidade é parecida com os sucessos do PC, mas com adaptações para os controles na tela. Veja, a seguir, cinco MOBAs para baixar de graça e se divertir em qualquer lugar.

Arena of Valor

Arena of Valor é o MOBA gratuito da Tencent, disponível para Android e iOS. Lançado em 2016, o jogojá tem mais de dez milhões de downloads na Google Play, e é um dos mais populares do gênero. Além disso, o jogo faz sucesso como esport mobile com campeonatos realizados regularmente em vários países.

São mais de setenta opções de personagens, dentre estes, os heróis e vilões das histórias em quadrinhos da DC Comics, como Super-Homem, Mulher Maravilha e até mesmo O Coringa. É possível jogar uma partida 5v5, nos moldes dos famosos MOBA de computador, como LoL ou Dota 2, ou experimentar uma partida mais curta nos modos 3v3 ou 1v1.

Vainglory

Vainglory é um dos pioneiros do gênero MOBA para dispositivos mobile. Desenvolvido pela Super Evil Megacorp, foi lançado em 2014 e pode ser baixado gratuitamente para Android e iOS. O game é um dos MOBAs mobile mais populares e tem mais de dez milhões de downloads na Google Play. Recentemente, uma versão para PC foi lançada com cross-play entre todas as plataformas em que o jogo está disponível.

Gráficos realistas e de alta qualidade são o forte do game, então é necessário um dispositivo mais potente para rodá-lo com todos os recursos gráficos ativados. O jogo tem mais de quarenta personagens como opção, e diversos modos de jogo, como o clássico 5v5. É possível também jogar partidas 3v3 — modo de jogo pelo qual Vainglory se tornou famoso — ou o modo Blitz, com o tempo de partida fixado em cinco minutos de duração.

Mobile Legends

Desenvolvido pela Moonton, Mobile Legends é um MOBA gratuito que foi lançado para dispositivos Android e iOS em 2016. É o jogo de gênero MOBA mais baixado da Google Play, chegando a marca de mais de cem milhões de downloads.

Mobile Legends aposta nas características que fizeram sucesso nos games do gênero para PC: partidas competitivas 5v5 em um mapa com três lanes, semelhante ao League of Legends. Com mais de oitenta opções de personagens, o game inovou ao implementar o modo Survival, um modo com o sistema Battle Royale em que vários grupos de jogadores batalham entre si até que reste apenas um sobrevivente.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Onmyoji Arena

Onmyoji Arena é o MOBA desenvolvido pela NetEase Games que foi lançado em 2018 e está disponível gratuitamente para Android e iOS. É um spinoff do jogo de estratégia por turnos Onmyoji e possui mais de um milhão de downloads na Google Play.

O diferencial de Onmyoji Arena está na temática: o jogo é baseado em lendas do folclore japonês. No gameplay, Onmyoji Arena não é muito diferente dos MOBAs para dispositivos mobile como Arena of Valor e Mobile Legends; seu principal modo de jogo também envolve partidas 5v5. No entanto, a estética do jogo e os gráficos detalhados são um diferencial para os gamers que procuram uma nova experiência.

Heroes of Order & Chaos

... >Heroes of Order & Chaos foi desenvolvido pela Gameloft em 2012 e está disponível gratuitamente para Android e iOS. Um dos primeiros jogos do gênero MOBA a serem adaptados para os dispositivos móveis, tornou-se bastante popular pela sua semelhança com o League of Legends, chegando a marca de dez milhões de downloads na Google Play.

Estão disponíveis 57 personagens para escolha, e três tipos de jogo: 3v3, 5v5 e Steampunk 5v5, estabelecidos em mapas diferentes. Além disso, é possível entrar em um modo espectador e assistir partidas de seus amigos em tempo real.

Via AndroidAuthority



>>> Veja o artigo completo no TechTudo