O Google Pay é um aplicativo que finaliza pagamentos por meio do smartphone em lojas, na web e em produtos do Google, como o Google Play e o Chrome. Dessa forma, o Google oferece um serviço que promete ser seguro e prático para o usuário. Disponível para celulares Android, a ferramenta oferece suporte a banco e empresas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, a seguradora Porto Seguro, Bradesco e Itaú Unibanco. Além disso, é possível vincular outros tipos de cartões, como vales-presente e cartões de fidelidade, o que possibilita gerenciar pagamentos de forma rápida e eficiente.

Confira as instruções a seguir para instalar o aplicativo e vincular seus cartões a ele. Por medida de segurança, o software impede capturas de tela em partes sensíveis do procedimento, como durante o preenchimento de senhas ou operações financeiras. Vale lembrar que o Google Pay não está disponível na App Store, loja oficial de aplicativos para iPhone (iOS), da Apple.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Cadastrar ou verificar seu cartão no Google Pay

Passo 1. Após instalar o aplicativo Google Pay em seu dispositivo Android, o serviço vai identificar os cartões já vinculados à conta Google. Neste momento, você pode dar continuidade à configuração com o cartão sugerido, ou adicionar um outro cartão.

A verificação do cartão pode encaminhar o Google Pay ao aplicativo específico do seu cartão de crédito. Um usuário do Ourocard do Banco do Brasil, por exemplo, será encaminhado ao aplicativo Ourocard. No aplicativo do cartão de crédito, você deve autorizar o Google Pay a atuar como app padrão para pagamentos. Caso você não tenha nenhum cartão de crédito vinculado à conta Google, basta realizar o cadastro de um cartão – veja como.

2. Como adicionar um segundo cartão

Passo 1. Abra o aplicativo e selecione a opção "Pagamento", na faixa inferior da tela. Em seguida, uma tela na qual seu cartão padrão aparecerá no topo. Escolha a opção " + Forma de pagamento" na parte inferior. A partir desse momento, siga os mesmos passos para cadastrar o primeiro cartão, com o reconhecimento dos detalhes pela câmera do dispositivo ou ao inserir detalhes manualmente.

3. Alterar configurações de um cartão no Google Pay

Passo 1. Abra o aplicativo e escolha o cartão adicionado na seção "Pagamento". Depois selecione o menu de três pontos no canto superior da tela. Assim, é possível remover a forma de pagamento ou desativar a opção de pagamento sem contato;

Passo 2. Caso queira, adicione um "apelido" à forma de pagamento. Também é possível verificar termos de contrato e política de privacidade do banco fornecedor do cartão em questão.

4. Como efetuar um pagamento

Passo 1. Certifique-se de que o estabelecimento onde você está aceita o Google Pay. Aproxime o dispositivo da máquina de pagamentos, como se fosse um cartão. Não é necessário abrir o aplicativo;

Passo 2. Confira, em seguida, a notificação emitida pelo próprio Google Pay. Nela estão os dados da compra. Lembre-se que o número real do seu cartão não será compartilhado com a loja. Caso queira conferir mais uma vez o registro, abra o app e role a tela principal para baixo. Nessa tela, vá até a seção "Atividades recentes", responsável pela notificações.

5. Alterar configurações do Google Pay

Passo 1. Abra o aplicativo do Google Pay e clique no símbolo de três li

... stras, no canto superior da tela. Em seguida, vá em "Configurações";

Passo 2. No menu "Configurações", você poderá escolher entre "Geral", "Notificações" e "Enviando dinheiro". Nesses menus, altere as configurações ao mover a chave localizada ao lado de cada opção. A cor cinza indica que a opção não está selecionada, enquanto a cor azul significa que a alternativa está ativada.

Aproveite as dicas para usar o serviço Google Pay nos pagamentos do dia a dia.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo