Rust, jogo online de sobrevivência e aventura lançado em 2018, se tornou o novo fenômeno da Twitch TV. O game surpreendeu ao ganhar a atenção de streamers famosos, como Félix "xQc" Lengyel e Michael "shroud" Grzesiek, nos últimos dias. Com o sucesso repentino, o título chegou ao posto de segundo mais assistido da plataforma, com mais de um milhão de espectadores simultâneos, sendo superado apenas por Escape from Tarkov. A seguir, entenda como o game "antigo" passou, de repente, a ser um dos mais assistidos do mundo.

O interesse dos streamers em Rust aumentou depois que o grupo de criação de conteúdo Offline TV (OTV) lançou um servidor privado do game no dia 27 de dezembro. A fama repentina do Rust é semelhante aos casos de jogos como Among Us e Phasmophobia, que adquiriram uma enorme popularidade graças aos grandes streamers que passaram a realizar transmissões desses títulos.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é Rust?

Rust é um jogo desenvolvido pela Facepunch Studios que entrou em acesso antecipado no ano de 2013 e foi lançado oficialmente em 2018. Trata-se de um título multiplayer online de sobrevivência inspirados em outros jogos famosos como DayZ e mistura elementos de Minecraft. O objetivo do jogo é sobreviver a um cenário hostil, onde jogadores precisarão lidar com elementos como o clima, a radiação e a fome.

A ilha de Rust ainda reserva outros perigos, como ursos e lobos no meio do caminho. No entanto, o que mais chama a atenção no título é a possibilidade de encontros com outros jogadores e a ocorrência do famoso PvP (Player vs Player), que coloca todos em uma experiência semelhante à de um Battle Royale.

O servidor criado pela Offline TV (OTV)

No dia 27 de dezembro, a Offline TV lançou seu servidor privado de Rust e deu a apenas alguns streamers o acesso para ele. A ideia de colocar diversos streamers famosos no mesmo servidor deu certo, e os espectadores da Twitch TV comprovaram isso ao colocar o título como um dos mais assistidos da plataforma. Do dia do lançamento até a última segunda-feira (4), Rust chegou a mais de 27 milhões de horas assistidas.

Félix "xQc" Lengyel, Michael "shroud" Grzesiek, Ali "Myth" Kabbani e "Sykkuno" foram os quatro streamers que tiveram o maior número de espectadores jogando no novo servidor, chegando a mais de 10 milhões de horas assistidas, juntos. Rust também cresceu em popularidade no Steam, atingindo sua maior marca da história de jogadores simultâneos, com mais de 134 mil.

Roleplay x PvP

Apesar da enorme fama do servidor criado pela Offline TV, alguns streamers acabaram por deixá-lo eventualmente. Enquanto alguns gostam do estilo mais competitivo e dominar os jogadores no PvP, outros preferem Roleplay (RP), onde eles jogariam com regras estabelecidas e sem o incentivo ao PvP. Streamers como shroud e Imane "Pokimane" Anys reclamaram a respeito do estilo hardcore de certos jogadores no servidor e afirmaram que não joga

... riam até que houvesse um segundo servidor com uma experiência diferente.

Por conta disso, a Offline TV anunciou que irá criar um segundo servidor com foco em Roleplay e menos em PvP, mas sem deletar seu servidor antigo. Por isso, os servidores da OTV ficaram inativos nos últimos dias e retornam nesta quinta-feira (7). Ainda não se sabe se o sucesso de Rust continuará com um segundo servidor da OTV no ar.

Via Dot Esports, PCGamer, Gamerant e NME



>>> Veja o artigo completo no TechTudo