A NuConta é a conta digital e gratuita do Nubank. Criada para ajudar usuários a cuidarem de seus gastos, ela permite que o cliente controle sua vida financeira por meio do aplicativo. Sem anuidade ou taxa de manutenção, o serviço permite fazer pagamentos e acompanhar seu saldo e extrato pelo app. Além disso, há transferências ilimitadas para todos bancos e portabilidade de conta salário sem custos.

Considerada uma opção de investimento de baixo risco, todo o dinheiro aplicado por lá começa a render automaticamente todos os dias úteis a uma taxa maior do que a da poupança. Independentemente disso, os valores podem ser retirados ou usados em transações a qualquer momento. Quer saber se a NuConta vale a pena? O TechTudo preparou uma lista com perguntas e respostas com tudo que você precisa saber sobre a conta digital.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é e como funciona?

Deixando para trás a burocracia, a NuConta não requer análise de crédito e não é preciso ter o cartão Nubank para abrir a sua conta. Com o intuito de ser mais simples e transparente que o serviço prestado pelas instituições financeiras tradicionais, o serviço lançado em 2017 é isento de tarifas e tem como principal vantagem o rendimento automático.

Para abrir sua conta, basta usar o aplicativo, disponível com Android ou iPhone (iOS), e ativar sua conta. A partir desse ponto, você já pode gerenciar suas aplicações como o mesmo app que já atendia aos clientes que utilizam o cartão de crédito.

2. Não precisa pagar nenhuma tarifa?

O serviço oferecido pela instituição não tem anuidade e o cliente tem liberdade para movimentar seu dinheiro sem pagar nenhuma tarifa. É possível realizar transferências para qualquer banco e pagar boletos gratuitamente, como contas de luz e água e, também, os de compras online. Você ainda pode depositar dinheiro na conta por meio de TED ou boleto bancário livre de taxas.

3. Quais são os recursos da NuConta?

Na conta digital do Nubank, além de deixar o dinheiro rendendo instantaneamente, o cliente pode fazer transferências com agendamento sem pagar tarifas. O trabalhador pode receber seu salário direto na NuConta por meio da portabilidade da conta-salário. Ela possibilita aos usuários acompanhar o extrato bancário e fazer pagamentos dentro do serviço, sem precisar ir ao banco pessoalmente. Também é possível realizar cobranças de qualquer valor gerando um link no aplicativo com a função “Cobrar”.

4. Quais as desvantagens em comparação com contas de bancos tradicionais?

O Nubank é uma empresa totalmente digital. Dessa forma, diferente dos bancos tradicionais, não existem agências físicas para atender os clientes. Tudo relacionado a conta é resolvido por meio do aplicativo da companhia. Entretanto, depósitos em espécie podem ser feitos por meio de boleto bancário emitido pelo app, pagos em qualquer agência.

Por não ser considerada nem uma conta corrente, nem uma conta poupança, mas sim, uma “conta de pagamentos”, não há possibilidade de cheque especial. Você só pode movimentar o dinheiro que tem na conta, sem a opção de ficar negativado. Também não é permitido fazer o pagamento de impostos como o IPTU e IPVA, já que a instituição não possui autorização para operar como banco.

5. Qual é o rendimento?

Na NuConta, os rendimentos ocorrem durante todos os dias úteis. Por se enquadrar na modalidade “conta de pagamentos” — o Nubank é uma instituição de pagamentos, e não um banco —, ela permite que o dinheiro depositado seja aplicado em Títulos Públicos Federais e fique sempre rendendo.

Atualmente, o rendimento da conta digital está prefixado a 100% do CDI (Certificado de Depósito Inter

... bancário) – diferente da poupança, em que o ganho está fixado em 70% da Taxa Selic, acrescida da Taxa Referencial. Ou seja, na prática, qualquer título ou investimento que renda mais de 95% do CDI já é mais rentável que a poupança. A NuConta, inclusive. O cliente ainda tem acesso aos seus investimentos em tempo real e à projeções futuras pelo site e pelo app.

6. Como funcionam o débito e o saque?

Em dezembro de 2018, o banco digital começou a testar a função débito com alguns usuários. A partir dessa data, as compras começaram a aparecer no feed do aplicativo para que o cliente consiga acompanhar seus gastos. O recurso funciona com o modelo de cartão Nubank que foi lançado em setembro. Eles possuem um chip especial, capaz de ativar a função débito.

Com o débito, o serviço consegue oferecer uma nova opção de saque. O que antes só era acessível a quem possuía o cartão de crédito, restrito a 5% do limite, agora poderá ser feito diretamente da NuConta, com um custo de R$ 6,50 pelo uso do caixa eletrônico da rede Banco24Horas.

7. Como solicitar a NuConta?

Basta se cadastrar no aplicativo ou no site do Nubank, preencher todos os campos com seus dados e aguardar. A conta está disponível a todos os residentes do Brasil que possuam 18 anos ou mais e que tenham um smartphone com o aplicativo da empresa. Após a solicitação, uma análise cadastral será feita para verificar seus documentos. Mesmo aqueles que não foram aprovados para ter o cartão de crédito ou que estejam com o nome negativado podem abrir sua NuConta.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo