Os torneios de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), DotA 2 e League of Legends (LoL) acontecem em todo o mundo. Algumas cidades, no entanto, tornaram-se referência nos esports por receberem campeonatos consagrados anualmente. É o caso Intel Extreme Masters (IEM) Katowice, que acontece na Polônia, e da ESL One Cologne, na Alemanha. Outros lugares também são famosos por revelarem times e pro players campeões. Veja, a seguir, cidades que são verdadeiras referências nos esports.

Katowice, Polônia

Localizada no sul da Polônia, Katowice é uma cidade conhecida por sediar um dos maiores eventos de esports do mundo, o ESL Intel Extreme Masters. A cidade fez sua estreia na IEM em sua oitava temporada, em 2012, com o Global Challenge Katowice. Essa edição contou com competições de League of Legends e StarCraft II: Heart of the Swarm. O evento ocorreu na Arena Spodek e, graças ao sucesso, a cidade se tornou palco oficial dos finais de temporada nos anos seguintes.

Apesar do IEM Katowice não promover competições de Counter-Strike: Global Offensive em suas primeiras edições, foi com o FPS que a cidade se tornou referência absoluta no esportes eletrônicos. Tanto que em 2019, a Arena Spodek é palco do primeiro Major de CS:GO do ano, com uma premiação de US$1 milhão (cerca de R$3,7 milhões em conversão direta).

Seul, Coreia do Sul

A Coreia do Sul é um país mundialmente conhecido pela sua valorização aos esportes eletrônicos. O próprio governo sul-coreano investe em um departamento específico para esse segmento, a Korea e-Sports Association (KeSPA). Por isso, e pela mentalidade da cultura sul-coreana de formar vencedores, os jogadores desse país se destacam em diversos jogos, como League of Legends, StarCraft II e a franquia Tekken.

Por essas razões, é esperado que a capital do país, Seul, seja palco de grandes eventos de esports. Além de torneios mundias de StarCraft II, a cidade foi sede da grande final do Mundial de LoL de 2014, vencido pela Samsung White, equipe da casa, e da Fase de Entrada do Mundial de LoL de 2018.

Cologne, Alemanha

Cologne, assim como Katowice, já foi palco de muitas edições do Intel Extreme Masters. A cidade alemã recebeu o torneio pela primeira vez na quinta temporada da IEM, no Global Challenge Cologne em 2011. O torneio teve competições de StarCraft II e Quake Live, e permaneceu no calendário até 2015, quando sediou uma competição única de League of Legends.

Apesar disso, o destaque da cidade também vai para o CS:GO, com a ESL One: Cologne. O torneio teve início em 2014 com a intenção de, segundo a ESL, ser um dos maiores eventos de esportes eletrônicos do mundo. Ocorrendo sempre na LANXESS arena, a ESL One: Cologne teve status de Major até 2016. A competição acontece até hoje e é uma das mais tradicionais do cenário de CS:GO.

Las Vegas, Estados Unidos

Las Vegas não é conhecida apenas pelos casinos. A cidade costuma receber grandes eventos de esportes eletrônicos todo o ano, se tornando grande referência mundial. Recentemente, a cidade sediou o All-Stars 2018 na Esports Arena Las Vegas, evento festivo de final de temporada de League of Legends, que acontece desde o ano de 2013.

Apesar do sucesso desse evento, o destaque de Las Vegas não vai para os MOBAs, mas para os jogos de luta. Afinal, a Evolution Championship Series, o maior campeonato de jogos de luta do mundo, ocorre em Las Vegas desde 2005 e vem crescendo em premiações e número de participantes desde então. Com o carro-chefe do torneio é a franquia Street Fighter, e a EVO atrai fãs e jogadores profissionais de todo o mundo para o luxuoso Mandalay Bay.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Estocolmo, Suécia

A Suécia também é outro país conhecido por

... revelar grandes nomes dos esports. Em especial, no Counter-Strike com as equipes da Fnatic e Ninjas In Pyjamas. A capital Estocolmo também abriga a Inferno Online, umas das mais famosas Lan Houses e que recebe bootcamps dos principais times do mundo.

A cidade de Estocolmo está acostumada a ser palco de eventos da DreamHack, que promove torneios de Counter-Strike: Global Offensive e StarCraft II. O campeonato principal da DreamLeague de DotA 2 também já passou pela cidade na sua nona e décima temporadas.

Los Angeles, Estados Unidos

Segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos, Los Angeles não se tornou uma referência nos esports por acaso. Afinal, a cidade sediou três vezes as finais do Mundial de LoL. Em todas as edições, o torneio conseguiu lotar as arenas com fãs de League of Legends.

Além disso, a Blizzard Arena está localizada em Burbank, no condado de Los Angeles. O local é palco das partidas da Overwatch League e recebeu jogos do Heroes of the Storm Global Championship (HGC), antes de a liga ser encerrada pela desenvolvedora.

Via Liquipedia, Eslgaming, DreamHack e LoL.Gamepedia



>>> Veja o artigo completo no TechTudo