Voc? utiliza arquivos JSON ou pegou um e precisa converter ele para outro formato? N?o se assuste, o TechTudo explica o que ? e como converter esse tipo de arquivo para formatos mais populares como CVS muito usado para lista de contatos de e-mail, PDF ou outros. Acompanhe.

Xvid: o que ? e como instalar o codec

Saiba o que s?o os arquivos JSON (Foto: Reprodu??o/Dell)

Na pr?tica, JSON ? um arquivo em texto puro que representa informa??es atribuindo um nome (ou r?tulo) que descreve o seu significado e a seguir, o seu valor. Esta sintaxe de representa??o ? derivada da forma utilizada pelo JavaScript para representar informa??es. Por exemplo, para representar o ano de 2015, utiliza-se a seguinte sintaxe:

"ano": 2012

Confira as melhores formas de converter arquivos JSON? (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Muito mais que um formato de arquivo, JSON ou JavaScript Object Notation, ? um modelo para armazenamento e transmiss?o de informa??es no formato texto e que ? bastante utilizado por aplica??es Web que trabalham com a tecnologia AJAX.

A representa??o de informa??es utilizada em arquivos JSON ? muito simples e sua forma de estrutura??o ? bem mais compacta do que a que normalmente ? feita em arquivos XML, o que torna o processamento das informa??es muito mais r?pido. Talvez por isso, o formato foi adotado por empresas como Google e Yahoo, cujas aplica??es precisam transmitir gigantescos volumes de dados.

Como fica claro, tirando algumas particularidades, o formato se parece muito com os bons e velhos arquivos de listagem separados por s?mbolos, como o CSV, embora seja bem mais estruturado. Por causa disso, ? poss?vel converter esse tipo de arquivo para outros formatos. Abaixo voc? conhecer? algumas ferramentas que podem ser usadas para isso:

JSON To CSV Converter?

Usando a ferramenta JSON To CSV Converter (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

O JSON To CSV Converter faz parte do servi?o Convert CSV. Ele permite converter arquivos JSON para o formato CSV e vice versa. Para us?-lo, basta informar o arquivo de origem clicando no bot?o ?Selecionar arquivo..? ou digitando um endere?o de internet que cont?m um arquivo. Depois, clique no bot?o ?Convert JSON To CSV? e o resultado aparecer? no quadro inferior. Se quiser baixar o arquivo resultante, digite um nome e depois clique no bot?o ?Save to Disk?.

JSON to XML

JSON to XML converte para o formato XML e vice versa (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Quem precisa converter arquivos JSON para XML ou o contr?rio, pode usar o JSON to XML online para fazer isso. Pa

... ra converter, basta colar o conte?do do arquivo no quadro certo e depois clicar no bot?o que aponta para o outro formato. Rapidamente ele converte e exibe o conte?do no outro quadro. Simples e direto.

JSON 2 HTML

Convertendo arquivo JSON para HTML com JSON 2 HTML (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Menos ?til quantos os anteriores, mas plenamente funcional, o JSON 2 HTML consegue transformar o conte?do de arquivos JSON em HTML. Cole o JSON no primeiro quadro e clique no bot?o ?json 2 html? e em poucos segundos ser? exibido a vers?o HTML na parte inferior da janela. O resultado ? uma visualiza??o hier?rquica dos itens listados no arquivo JSON, como se fossem tabelas de propriedades.

Excel ou CSV para JSON com Mr. Data Converter

Convertendo dados do Excel para JSON com Mr. Data Converter (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

O Mr. Data Converter ? um dos poucos conversores que permite transformar arquivos do Excel ou qualquer outras planilhas em JSON. Mas infelizmente, ele s? converte nesse sentido, ou seja, nada de JSON para Excel. Mesmo na convers?o de Excel para JSON, ele s? faz isso se os dados forem copiados diretamente de uma planilha bem estruturada em colunas e linhas simples ou a partir de um arquivo CSV.

JSON VIEWER

Visualize e exporte arquivos JSON com o servi?o JSON Viewer (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

O JSON Viewer ? na na verdade um visualizador de JSON. Mas ele possui alguns recursos que permitem visualizar arquivos JSON de formas bastante interessantes como em ?rvore (Tree Viewer),? mais organizado (Beautify) e compacto (Minify). Ele tamb?m possui uma fun??o de valida??o e pode exportar arquivos JSON para o formato XML ou CSV.

Converter JSON em PDF

Se voc? precisa gerar um arquivo PDF a partir de um JSON, o caminho mais curto para isso ? usar alguns servi?os online de convers?o como o?toPDF e o o Neevia Convert Document. Outra forma de fazer isso ? colar o conte?do dele em um editor de texto moderno que possui a op??o salvar ou exportar para PDF (como o MS Office, Libre Office e OpenOffice) e salvar o documento nesse formato.

Gerando arquivos PDF com o toPDF (Foto: Reprodu??o/Marvin Costa)

As ferramentas acima s?o apenas algumas das diversas que existem na Internet. Existem outras, mas elas basicamente fazem a mesma coisa, com um visual um pouco diferente. Embora sejam eficientes, utilize-as com cuidado e fique de olho no arquivo que elas geram, para n?o correr o risco de corromper as informa??es do arquivo original.

Com esses recursos, qualquer que seja a sua necessidade, uma das ferramentas poder? resolver o seu problema e agilizar seu trabalho com arquivos JSON. Seja qual for a solu??o utilizada, o mais importante ? que ela atenda as suas necessidades. E se pintar alguma d?vida, n?o deixe de perguntar no F?rum do TechTudo.

Como converter documento PDF em Word? Comente no F?rum do TechTudo

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo