A Microsoft anunciou o “Anniversary Update” para o Windows 10 durante a Build 2016, em São Francisco. Batizada anteriormente de Redstone, essa será a segunda grande atualização para o sistema operacional de PCs, Xbox One e celulares. Serão adicionadas novas funções para assistente de voz Cortana, recursos no Microsoft Edge e maior integração com canetas stylus. Confira cinco coisas que você precisa saber sobre o update do Windows.

Windows 10 Anniversary Update: atualização será de graça para PCs

1) Cortana cheia de novidades

A Cortana poderá ser rodada também na tela de bloqueio, permitindo ações rápidas e perguntas respondidas sem precisar desbloquear o computador. Além disso, a assistente ganhará interface baseada em cards com ações rápidas e proatividade para diferentes tarefas, envio e recebimento de mensagens de textos e sincronização entre PCs com Windows 10 e telefones da Microsoft ou Android.

Windows 10 Anniversary Update foi anunciado para PCs, telefones, tablets, HoloLens e Xbox (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para os brasileiros há uma grande possibilidade de que a versão final e em português da assistente seja liberada junto com o Anniversary Update. Não há nenhuma confirmação da Microsoft quanto a isso, mas a Cortana já pode ser testada em nosso idioma desde a Build 14291 do Windows 10.

Cortana poderá ser usada na tela de bloqueio na nova atualização do Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

2) Suporte melhorado a canetas Stylus

A nova versão do Windows 10 chegará com o “Ink Work Space”, ainda sem nome em português, que é uma central voltada para computadores com canetas stylus. Os usuários poderão ter acesso a notas rápidas, rascunhos, quadro brancos e coleções de apps da Windows Store com suporte a escrita na tela. Haverá controles específicos para a anotação, incluindo cores, tamanho da ponta e até uma régua.

Windows 10 terá novas funcionalidades voltadas para PCs com canetas stylus (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O Anniversary Update chegará com alguns apps nativos do Windows já com suporte avançado a canetas, como Mapas, Microsoft Edge e programas do Microsoft Office. A Microsoft revela que qualquer desenvolvedor poderá incluir o suporte às ferrament

... as em seus apps em poucos passos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

3) Microsoft Edge com suporte a biometria

O substituto do Internet Explorer permitirá que usuários usem suas impressões digitais ou até reconhecimento facial para fazer login em sites. Para isso, basta entrar na página e optar pelo login via Windows Hello, o que durou segundos na demonstração da Microsoft. Apesar disso, é preciso que o site seja compatível com o recurso.

Outra novidade já em testes para o Microsoft Edge são as extensões do navegador. Entre as opções já disponíveis, encontram-se o Translator para tradução de páginas, Mouse Gestures e outros. A Microsoft não citou a ferramenta durante a apresentação na Build e nem confirmou se estará disponível junto com o Anniversary Update

Windows 10 Anniversary Update terá login com biometria no Microsoft Edge (Foto: Divulgação/Microsoft)

4) É gratuito e deve chegar em julho

O Anniversary Update é mais uma atualização gratuita para Windows 10, a segunda desde o lançamento do novo sistema operacional. A Microsoft prometeu a chegada da versão final para os usuários durante o verão norte-americano, entre os meses de junho e agosto. A “Atualização de aniversário” deve chegar em julho, quando o sistema completa um ano de lançamento.

Windows 10 Anniversary Update chegará gratuitamente até agosto (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

5) Já é possível testá-lo

Atualmente, as builds liberadas para os participantes do programa Windows Insider já são do Anniversary Update. Na compilação 14295, a última lançada antes da Build, já era possível testar novidades como a Cortana em Português, novos aplicativos de mapas e melhorias na interface do sistema. A tendência é que a maior parte das novidades já comecem a chegar nas próximas semanas.

Windows 10 Anniversary Update já está disponível para testes no Windows Insider (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Para usar as prévias do Anniversary Update, usuários precisam se inscrever no programa Windows Insider e escolher entre os modos rápido (Fast Ring), com ritmo mais intenso de atualizações ou lenta, focada em estabilidade dos novos recursos. A atualização é recomendada apenas em computadores secundários, dada a alta ocorrência de bugs e instabilidades no sistema.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo