Está tentando formar uma banda ou algum membro saiu do seu grupo? Um jeito de encontrar novos músicos é com anúncios em sites e aplicativos do gênero. Nas plataformas, vocalistas, guitarristas, baixistas e bateristas de todo o Brasil podem se cadastrar e divulgar experiências e interesses. 

Como criar uma playlist no Spotify com vídeos curtidos no YouTube

A seguir, confira uma lista com seis serviços gratuitos e em português para encontrar membros para sua banda online. Entre os sites da lista, um possui aplicativo para Android e iOS (iPhone) e também permite procurar por estúdios de gravação, casas de shows e luthier.

1) Fleeber 

Fleeber é uma rede social para músicos e tem apps para iPhone e Android (Foto: Divulgação/Fleeber)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

O fleeber é uma rede social completa para músicos encontrarem membros para sua banda, acharem estúdios de ensaio e até assistência técnica para equipamentos. Para conversar com membros dessa rede social é preciso fazer um cadastro gratuito na plataforma.

Nos perfis, o usuário pode conferir o nível de habilidade do músico, estilos favoritos e localização, além de uma breve descrição do trabalho. É possível mandar mensagem para a pessoa ou começar a seguir para acompanhar atualizações do músico no aplicativo. Entre todos os serviços da lista, o fleeber é o único que possui aplicativos para Android e iPhone (iOS).

2) Músico Freelancer 

Site permite encontrar artistas através de anúncios (Foto: Divulgação/MúsicoFreelancer)

Outro site para encontrar pessoas e montar sua banda é o Músico Freelancer (musicofreelancer.com.br). A plataforma online funciona com o formato de anúncios, como se fosse uma página de classificados. O cadastro é necessário apenas para quem quer divulgar seu trabalho.

Para pesquisar, você pode buscar por palavras-chave, sinalizando a cidade de interesse, por exemplo, o preço mínimo e máximo que quer pagar ao músico e o instrumento. No perfil de cada usuário estão informações como telefone para contato, descrição do trabalho e redes sociais do artista.

3) Tô Sem Banda 

Plataforma tem mais usuários nas regiões sudeste e centro-oeste (Foto: Divulgação/ToSemBanda)

Como o nome do site já diz, o Tô sem banda é feito para músicos que estão sem grupo e disponíveis para convites. É possível pesquisar por estado, cidade e instrumento, além de selecionar se quer alguém para ajudar em uma banda de trabalho autoral ou cover — como músico contratado ou freelancer. O Tô Sem Banda tem mais usuários cadastrados na região sudeste e centro-oeste e também possui uma aba para bandas divulgarem as suas vagas.

4) Contratar Músicos 

Mais uma maneira de encontrar membros para sua banda, o Contratar Músicos (contratarmusicos.com.br) também permite buscar por categoria e localização. Um dos diferenciais é a aba “Solicitar Orçamento”.

Caso seu grupo esteja precisando de alguém apenas para alguns shows é possível criar um anúncio com data da apresentação, período, estilo de música e valor. Com isso, membros podem se candidatar ao trabalho já cientes de todos os requisitos e o que devem saber tocar para participar da banda.

Site tem aba especial para solicitar orçamentos para dias específicos (Foto: Reprodução/ContratarMúsicos)

5) Forme Sua Banda

Já está craque em um instrumento, mas ainda não tem ninguém para te acompanhar em um grupo? O Forme Sua Banda, que funciona dentro do Cifra Club, plataforma de cifras e tablaturas, tem membros de

... todos os estados do Brasil. No perfil de cada usuário é possível conferir o telefone e e-mail para contato, descrição da experiência, localização, influências e equipamento que possui. 
Plataforma para encontrar músicos funciona dentro do Cifra Club (Foto: Divulgação/FormeSuaBanda)

6) Músico e Afins 

O site Músicos e Afins (musicoseafins.com.br) é bastante simples, desde o layout até as funções. Entretanto, a plataforma cumpre o que promete e permite ver perfis e anúncios de músicos de todos os estados no Brasil. Na página de cada usuário fica cadastrado o objetivo profissional, a região de trabalho, instrumentos, experiências e referências, além de telefone ou e-mail para contato e foto.

 


>>> Veja o artigo completo no TechTudo