God of War, uma das franquias mais ic?nicas das plataformas PlayStation, ? tamb?m uma das mais jovens. No dia 22 de mar?o de 2015, o t?tulo completa 10 anos. As ?picas e violentas aventuras de Kratos conquistaram rapidamente os jogadores do PlayStation 2 e PlayStation 3. Relembre agora os games da s?rie God of War.

God of War: confira as curiosidades mais bizarras sobre a franquia

S?rie God of War completa 10 anos de aventuras ?picas com Kratos (Foto: Reprodu??o/Game Art HQ)

God of War (PlayStation 2 ? 2005)

A primeira aventura de Kratos marcou o come?o de uma s?rie que se tornou muito maior do que o previsto. Eleito como o cap?tulo mais cl?ssico da franquia, o God of War original trazia o protagonista Kratos ainda como uma figura desconhecida, um servo dos deuses da mitologia grega. Quando chega ao seu limite, Kratos recebe uma proposta de Atena, deusa da sabedoria: assassinar Ares, o deus da guerra.

Diferentemente da maioria dos protagonistas dos videogames, Kratos ? um anti-her?i que est? interessado apenas nos seus pr?prios interesses. Apesar disso, constantemente ele ? manipulado para seguir na dire??o que os deuses planejaram. Foi tamb?m durante o primeiro God of War que entendemos toda a sua hist?ria, incluindo um tema que o assombraria pelo resto da saga: o assassinato da esposa e filha.

A hist?ria de Kratos, por?m, ? apenas uma face do sucesso da franquia, que se consolidou mesmo gra?as ? jogabilidade viciante e acess?vel. Diferentemente dos outros t?tulos em 3D da ?poca que tornavam dif?cil acertar um alvo, Kratos tinha golpes bem amplos, que permitia atingir v?rios inimigos ao mesmo tempo. Aliando esses momentos de combate fren?tico a grandes duelos ?picos contra gigantes monstros mitol?gicos, God of War encontrou a f?rmula para o sucesso.

God of War 2 (PlayStation 2 ? 2007)

Ap?s vencer Ares, o deus da guerra, Kratos torna-se o novo ?God of War?. Por?m, atordoado por ainda ser perturbado com pesadelos sobre o assassinato de sua fam?lia, Kratos se volta contra os Deuses. E, com isso, ele se torna um perigo ainda maior do que o antecessor, exigindo ent?o que Zeus interceda, o engane para retirar seus poderes e o mate.

Apesar disso, Kratos volta do mundo dos mortos apoiado pelos tit?s, como Gaia, e inicia uma jornada para recuperar seus poderes e enfrentar Zeus. A jogabilidade era basicamente a mesma do original com algumas melhorias pontuais e uma pitada extra de a??o. O final, no entanto, talvez deixasse um pouco a desejar, pois Zeus escapa para voltar no terceiro jogo. Ainda assim, era empolgante ver os tit?s preparando-se para atacar o Monte Olimpo.

God of War: Betrayal (Telefones celulares ? 2007)

Pouco depois da chegada de God of War 2, God of War: Betrayal foi lan?ado lan?ado para telefones celulares da ?poca. O t?tulo ? um game 2D que captura muito bem a a??o do God of War original, al?m de introduzir elementos de plataforma e at? trazer quebra-cabe?as tradicionais da s?rie.

O game conta com uma hist?ria pr?pria que parece acontecer antes do segundo t?tulo. Um assassino misterioso incrimina Kratos pela morte de Argos, servo de Hera, fazendo com que os deuses comecem a ca??-lo. O deus da guerra precisa, ent?o, perseguir o verdadeiro culpado enquanto elimina inimigos enviados pelos deuses no caminho.

God of War: Chains of Olympus (PSP ? 2008)

Como poucas pessoas tiveram a oportunidade de jogar God of War: Betrayal, para muitas, Chains of Olympus foi o primeiro game da s?rie port?til - e pelo men

... os foi o primeiro 3D. A jogabilidade ? basicamente a mesma das vers?es para consoles, por?m, com ainda mais a??o.

A hist?ria se passa entre God of War: Ascension e o God of War original. ? mostrada uma jornada de Kratos a servi?o dos deuses para reencontrar Helios, o deus do sol. O objetivo ? atrapalhar os planos de Morpheus e fazer todos os deuses do Monte Olimpo adormecerem.

God of War 3 (PlayStation 3 ? 2010)

Demorou para os jogadores terem a conclus?o da saga em God of War 3, quando Kratos finalmente enfrentaria Zeus. A hist?ria tomou um rumo inesperado quando os tit?s o descartam. Isso leva Kratos a um novo massacre, eliminando deuses e tit?s at? n?o sobrar mais ningu?m.

Apesar da chegada da nova gera??o, o game manteve tudo que tornou o original um sucesso. Alguns truques da ?poca do PlayStation 2, como a c?mera distante, pareciam desnecess?rios no novo console. Em compensa??o, as batalhas ?picas contra grandes inimigos ficaram ainda maiores.

Cronologicamente, esse foi o ?ltimo jogo da s?rie, que ficou em aberto ap?s praticamente todos os deuses do Olimpo serem eliminados. O final indica que Kratos teria se matado, mas como todo bom protagonista de videogame, h? uma cena secreta que d? a entender que ele ainda est? vivo, esperando um God of War 4.

God of War: Ghost of Sparta (PSP ? 2010)

Aproveitando toda a estrutura criado por Chains of Olympus para o PSP, Kratos embarcou em uma nova aventura no port?til da Sony, seguindo basicamente o mesmo modelo de muita a??o em por??es menores. A hist?ria, dessa vez, coloca o deus da guerra antes de sua revolta em God of War 2, ainda procurando reden??o em seu passado. Ele descobre que seu irm?o, Deimos, est? sendo torturado no reino dos mortos e parte em uma miss?o de resgate.

God of War: Ascension (PlayStation 3 ? 2013)

Sem muitas op??es para dar prosseguimento ap?s God of War 3, a franquia voltou-se ?s origens de Kratos com God of War: Ascension, logo ap?s o personagem quebrar seu juramento ? Ares, o deus da guerra original. Kratos ? aprisionado e torturado pelas F?rias, criaturas mitol?gicas encarregadas de punir aqueles que quebram juramentos com os deuses, mas acaba escapando e ca?ando-as.

A jogabilidade continua a mesma da s?rie, por?m, a campanha ? um pouco mais curta. Depois de enfrentar tit?s e deuses, as f?rias acabam sendo inimigos menos impressionantes tamb?m. O destaque fica por conta da estreia de um multiplayer online na franquia, onde voc? podia criar seu pr?prio campe?o e lutar pela b?n??o dos deuses. No entanto, o modo n?o fez tanto sucesso quanto esperado.

God of War: Ascension foi o ?ltimo game da s?rie lan?ado at? hoje, deixando os f?s um pouco insatisfeitos, mas prontos para receberem um God of War 4 no PlayStation 4.

God of War Collection (PlayStation 3 ? 2009 / PS Vita ? 2014)

Com o sucesso que os jogos remasterizados vinham fazendo no mercado, a Sony resolveu entrar nesse mercado com God of War Collection, uma colet?nea que trazia ambos os jogos God of War do PlayStation 2 agora com gr?ficos melhorados e em alta defini??o para o PlayStation 3. Eventualmente em 2014, os games ganharam tamb?m uma vers?o port?til para o PS Vita.

God of War: Origins Collection (PlayStation 3 ? 2011)

Outra colet?nea interessante foi God of War: Origins Collection para o PlayStation 3, que foi remasterizado para os jogos port?teis de Kratos: Chains of Olympus e Ghost of Sparta. Os games precisavam de mais melhorias gr?ficas do que os God of War originais do PlayStation 2. A grande sacada ? que o PSP n?o era t?o popular assim. Ent?o, muitos usu?rios nunca haviam experimentado esses cap?tulos.

God of War Saga (PlayStation 3 ? 2012)

A ?ltima e mais completa cole??o dos games de Kratos ? God of War Saga. O t?tulo trazia em um ?nico pacote os cinco games da franquia, incluindo as remasteriza??es de God of War 1 e 2, o God of War 3 e as remasteriza??es de Chains of Olympus e Ghost of Sparta. No Brasil e no resto da Am?rica Latina, essa colet?nea foi um pouco diferente, chamada de God of War: Omega Collection.

O que voc? achou de God of War: Ascension? Comente no F?rum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo