O Snapdragon 855 é o novo processador da Qualcomm, que promete tornar o 5G uma realidade nos celulares. A plataforma mobile, anunciada nesta terça-feira (04) durante o Snapdragon Tech Summit, também oferece desempenho mais rápido do que a geração anterior, além de melhor experiência em jogos, downloads e streaming de vídeo ou música.

De acordo com a empresa, os smartphones com 5G já estarão disponíveis no primeiro semestre de 2019. Vale lembrar que a nova rede promete Internet entre 10 e 100 vezes mais rápida do que o atual 4G. A seguir, veja mais detalhes sobre o processador e sobre a quinta geração da Internet mobile.

Snapdragon 855

A nova geração do processador de celulares tem como principal destaque a compatibilidade com a Internet 5G, possível graças ao modem X50 5G. Ele utiliza a 4ª geração do motor de inteligência artificial e promete performance três vezes superior à da versão anterior, o Snapdragon 845. Além disso, de acordo com a fabricante, o system-on-a-chip (SoC) é duas vezes mais rápido do que seu principal rival para celulares Android, em uma arquitetura de apenas 7 nanômetros.

Outra novidade do Snapdragon 855 é o 3D Sonic Sensor, primeiro sensor ultrasônico para leitura de impressões digitais embaixo da tela. Graças a ele, os usuários poderão tocar em qualquer ponto do display para desbloquear o smartphone. A leitura promete ser rápida e precisa, e deve funcionar até mesmo se a mão estiver molhada ou oleosa, por exemplo. Vale lembrar que a fabricante chinesa Vivo já estreou essa funcionalidade em seus aparelhos.

Além disso, o chip traz o inédito sistema Snapdragon Elite Gaming, para potencializar o desempenho em jogos. A tecnologia promete gráficos e áudios de qualidade, bateria de longa de duração e performance de excelência. De acordo com a empresa, a experiência é tão completa que usuário vai até esquecer que está jogando em um smartphone.

Embora tenha apresentado o tão esperado Snapdragon 855, a Qualcomm não deu muitos detalhes sobre o processador, o que deve acontecer apenas nesta quarta-feira. No primeiro dia de evento, o grande destaque foi para a Internet 5G e todas as tecnologias em que a companhia vem trabalhando para torná-la realidade.

Internet 5G

Para o presidente da Qualcomm, Cristiano Amon, o 5G é uma das mais significantes transições que teremos nos smartphones. "O celular vai continuar sendo o principal aparelho. Ele é o centro da nossa vida digital e o 5G vai levá-lo para outro nível", disse o executivo durante a conferência.

Para tornar a Internet 5G uma realidade, a Qualcomm está contando com a ajuda de diversos parceiros. Entre os colaboradores, estão a operadora britânica EE e as americanas AT&T e Verizon. Essas empresas vêm trabalhando no desenvolvimento das redes 5G, enquanto fabricantes, como Samsung e Motorola, estão desenvolvendo aparelhos compatíveis com a tecnologia.

Em uma demonstração para os jornalistas, a Motorola exibiu o Moto Z3 com Internet 5G. O celular já havia sido revelado em agosto deste ano e foi o primeiro no mundo com suporte a essa rede. A conexão é possível por meio de um Moto Snap, equipado com o processador Snapdragon 855.

Já a Samsung levou um protótipo de smartphone com o Snapdragon 855 e Internet 5G, mas não deu detalhes sobre o aparelho. Vale lembrar que o Galaxy S9 utiliza a geração anterior do processador, o Snapdragon 845. Então, é bastante provável que o próximo modelo, o Galaxy S10, venha com a nova plataforma mobile.

5G no Brasil

Embora a Qualcomm e da empresas parceiras seja de que os usuários

... poderão em breve comprar smartphones com 5G, essa realidade ainda está um distante do brasileiro. Em 2019, a rede deve estar disponível para os Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Austrália, China e países da Europa. De acordo com a empresa, a previsão é de que a tecnologia seja implantada na América Latina e Índia apenas entre 2020 e 2021. A expectativa é que o 5G substitua progressivamente o 4G durante a próxima década, assim como aconteceu com 3G.

*A jornalista viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.

Qual é o melhor celular top de linha à venda no Brasil? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo