Depois de muita espera, a AMD finalmente revelou a primeira placa de vídeo equipada com um processador gráfico da nova arquitetura Vega e que se coloca um degrau acima das placas Polaris quando o assunto é desempenho.

Anunciada em versão especial, a Radeon Vega Frontiers Edition chama atenção pela perspectiva de performance equivalente às Geforce GTX 1080 Ti e pela opção da AMD no uso de memórias HBM2, muito mais rápidas que as RAM GDDR5X usadas pela Nvidia atualmente. A placa chega em junho, mas a AMD não revelou os preços.

Placa de vídeo da AMD estreia nova arquitetura de alto desempenho com memórias ultra rápidas (Foto: Divulgação/AMD)

A AMD Vega Frontiers Edition tem uma pegada mais profissional do que gamer, mas ainda assim a edição especial da primeira placa de nova geração da AMD deve atrair jogadores: com 16 GB de HBM2, a placa pode rodar games atuais a 4K usando apenas 2 GB de memória, graças à banda que existe entre processador gráfico e RAM.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Como o HBM2 permite um ritmo de troca de dados entre os componentes muito mais rápido, é possível realizar o mesmo tipo de trabalho intenso de uma placa GDDR5X com muito menos memória. De acordo com a AMD, a banda disponível é de 480 GB/s.

Os outros números da Vega impressionam: na GPU, a Advanced Micro Devices espremeu 64 unidades computacionais, capazes de atingir 13 teraflops de poder computacional. A AMD demonstrou a placa rodando games como

... Sniper Elite 4 e Rise of The Tomb Raider em 4K.

Números revelados pela AMD até aqui impressionam e colocam a Radeon Vega FE entre as placas mais rápidas da atualidade (Foto: Divulgação/AMD)

A AMD direciona a Vega Frontiers Edition como uma placa voltada para profissionais de criação, não necessariamente para jogos, e recomenda aos gamers que aguardem a chegada do catálogo completo das Radeon RX baseadas na nova tecnologia.

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo