O Android Go foi apresentado na última quarta-feira como uma alternativa para celulares com ficha técnica mais básica, e que por isso precisam de um sistema mais leve. Considerado uma variante do Android 8, ele será voltado para smartphones de entrada, com memória RAM de até 1 GB. O software deve chegar aos telefones a partir do ano que vem.

De acordo com o Google, o sistema operacional terá aplicativos como YouTube, Chrome e Play Store otimizados para permitir um baixo consumo de Internet. Brasil e Índia estão entre os países com conectividade limitada e dispositivos com especificações muito baixas que devem receber o Android Go.

Android Go é o novo sistema do Google para celulares com especificações básicas (Foto: Reprodução/Google)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Como uma versão mais leve do Android 8, o sistema do Google para smartphones básicos deve rodar em aparelhos com até 1 GB de memória RAM. Além disso, a Play Store vai destacar aplicativos e jogos que sejam mais leves, com menos de 10 MB, para auxiliar os processadores de baixo desempenho.

O YouTube Go, outro app ajustado para o software, terá uma ferramenta para pré-visualização de vídeos, o que vai permitir que usuários decidam se realmente querem ver o conteúdo, além de escolher quantos dados móveis o uso do aplicativo vai custar. A versão do programa, que já está em versão beta na Índia, também deve oferecer uma função fazer o download de vídeos para ver offline.

... dia content-media--normal content-photo">

YouTube Go ajudará usuário a economizar dados com opção de vídeos offline (Foto: Reprodução/Google)

A área de notificações do Android Go também terá novas ferramentas, como uma aba para indicar o consumo de Internet. Segundo o Google, a função poderá receber indicações de planos das operadores de telefonia. Já o navegador Chrome chegará ao sistema com o recurso de economia de dados ativado por padrão.

A previsão é que o Android Go comece a chegar em regiões em desenvolvimento, principalmente a Índia e países da América do Sul, a partir de 2018, junto com o Android 8 (Android O), também anunciado no Google I/O. De acordo com a empresa, todas as versões do sistema operacional terão uma variante do Go no futuro.

O Android 8 será lançado: qual o nome do doce da vez? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo