Carmen Sandiego Returns é o mais recente jogo da série de investigação Carmen Sandiego. No game para iPhone e iPad (iOS),  a vilã (líder da máfia internacional V.I.L.E) é a principal mente por trás de crimes ao redor do mundo e cabe ao jogador reunir as pistas e solucionar os mistério. Como o título, até o momento, não está disponível em português, acompanhe o seguinte tutorial para aprender a jogar.

Como adicionar um cartão de crédito na App Store do iPhone

Registre o seu perfil

Antes de começar a atuar como um detetive da ACME, o jogo pede para você criar o seu perfil. Para isso, clique na opção “Initiate Scanner” para ativar a câmera do seu dispositivo e tirar uma foto para o seu crachá. Em seguida, digite o seu nome e idade para completar o registro.

Antes de começar a jogar, crie o seu crachá de detetive da ACME em Carmen Sandiego Returns (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

Inicie um caso

A cada partida de Carmen Sandiego Returns, o jogador pode escolher um caso diferente na tela inicial do game para tentar solucioná-lo. No tutorial, a primeira missão é o “Case of the Mystery Money” (Caso do Dinheiro Misterioso), em que os vilões da V.I.L.E. criaram uma moeda falsa para desvalorizar a economia mundial. Basta clicar no caso desejado para iniciá-lo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Carmen Sandiego Returns: selecione o caso desejado na tela inicial para começar a jogar (Foto:Reprodução/Cássio Barbosa)

Viaje pelo mundo

O jogador conta com duas opções de viagem: normal (que leva 10 horas dentro do jogo) e expressa (que leva 2 horas, mas custa 50 moedas). Como o usuário precisa resolver os casos em uma semana (ou 168 horas), a viagem expressa pode ser uma boa opção. O ideal, no entanto, é tentar utilizar a viagem normal sempre que o prazo permitir. Enquanto a primeira viagem de cada caso é garantida, as próximas oferecem sempre três opções de destino e cabe ao jogador buscar pistas que o ajudem a descobrir qual é o certo.

Use o ícone do globo para viajar pelo mundo atrás dos suspeitos em Carmen Sandiego Returns [Foto:Reprodução/Càssio Barbosa)

Colete as pistas

Ao chegar na cidade destino, o jogador pode usar o dedo para explorar a tela e buscar pistas e testemunhas. Para isso, basta manter o dedo pressionado sobre um ponto de interesse. Caso uma pista seja encontrada no local, um círculo será preenchido e uma nova tela com a nova pista será aberta.

Carmen Sandiego Returns: organize as pistas com a ajuda do ícone da lupa (Foto: Reprodução/Càssio Barbosa)

Para relembrar as pistas, basta clicar no ícone de lupa no menu principal do caso (que pode ser acessado

... por meio do ícone de digital no canto inferior direito da tela). Quando tiver pistas suficientes e certeza a respeito de seu próximo destino, entre no menu de viagem para seguir o suspeito.

Preencha o mandado de prisão

Ao longo do jogo, as testemunhas vão dar dicas sobre o suspeito do crime. Detalhes como tatuagens (tattoos) ou joias (jewelry) dão pistas sobre o verdadeiro criminoso. Toda vez que uma pista for encontrada, selecione o último ícone de cima para baixo do menu do caso para preencher o perfil do suspeito.

Utilize o último ícone do menu do caso para preencher o mandado de prisão em Carmen Sandiego Returns (Foto: Reprodução/Cássio Barbosa)

Toda vez que uma pista é adicionada, o jogo acessa o banco de dados da ACME para filtrar os suspeitos restantes. Quando apenas um suspeito restar, é hora de expedir o mandado de prisão. Para isso, há duas opções: normal (que leva 10 horas) e expressa (imediata, mas custa 250 moedas).

Carmen Sandiego Returns: na perseguição final, é preciso desviar de obstáculos para pegar o criminoso (Foto:Reprodução/Cássio Barbosa)

Hora da perseguição

Normalmente, após a expedição do mandado de prisão, o criminoso tentará escapar por meio da rede de túneis da V.I.L.E. (V.I.L.E. Tunnel Network). Nesse momento, o jogo alterna para um modo de ação em primeira pessoa no qual é necessário mover a tela com os dedos para escapar dos obstáculos e não deixar o criminoso escapar. Caso consiga encontrá-lo a tempo, ele é preso e o caso encerrado.

Após terminar o seu trabalho, é hora de ver os vilões da V.I.L.E. atrás das grades em Carmen Sandiego Returns (Foto: Reprodução/Càssio Barbosa)

Qual o jogo mais viciante do iOS? Dê a sua opinião no Fórum do Techtudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo