Sortear amigo secreto é uma prática comum nas festividades de fim de ano, mas a distância física dos participantes pode atrapalhar a troca de nomes. No entanto, aplicativos grátis como Papelzinho e Amigo Secreto SMS prometem facilitar a tradição. Disponíveis para celulares Android e iPhone (iOS), eles são capazes realizar o sorteio e enviar o resultado via e-mail ou WhatsApp, por exemplo, o que evita repetir o processo do início quando alguém tira a si mesmo.

Além dos serviços para smartphone, também é possível utilizar o site Amigo Secreto, com opções úteis e semelhantes às aplicações. Na lista abaixo, o TechTudo reuniu cinco ferramentas gratuitas que trazem a mesma proposta, mas com funcionamentos diferentes. Veja como tirar amigo secreto online e por SMS e, assim, deixe o Natal e o Ano Novo ainda mais divertidos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Papelzinho

O Papelzinho é uma ótima opção para sortear amigo secreto à distância, a partir dos sistemas Android e iOS. Ele realiza o sorteio com o endereço de e-mail dos participantes, porém exige pelo menos três pessoas no grupo. O app permite criar vários grupos e, dessa forma, pode ser usado para o amigo oculto do trabalho, família, amigos de infância – tudo ao mesmo tempo.

2. Amigo Secreto Natal e Ano Novo

O Amigo Secreto Natal e Ano Novo proporciona um jeito rápido para fazer sorteio de amigo secreto por WhatsApp. Basta inserir os nomes de todos os participantes, sem e-mail ou telefone, e sortear. Para cada membro, o aplicativo para Android gera um link com o nome da pessoa que ele tirou. A URL pode ser enviada por meio do mensageiro ou de outro app, como Messenger ou mesmo serviços de e-mail, como Gmail.

3. Amigo Oculto SMS

Como o nome diz, o app Amigo Oculto SMS deixa clara a intenção de fazer sorteio de amigo secreto virtual a partir do envio de SMS. Essa característica possibilita brincar com pessoas que não tenham o aplicativo instalado no celular, ou aquelas que usam telefones antigos, sem conexão com a Internet. Vale ressaltar que o envio das mensagens é sujeito à tarifação, de acordo com o plano do usuário responsável por organizar o sorteio. O aplicativo é desenvolvido para o sistema Android.

4. Amigo Secreto SMS

O Amigo Secreto SMS é outra forma de realizar o sorteio por meio de serviço de mensagem nativo ao aparelho. Com uma interface um pouco mais elaborada que o anterior, o app permite importar contatos da agenda telefônica e personalizar a mensagem a ser enviada no SMS, o que facilita a compreensão de quem recebe o texto. O aplicativo gratuito também está disponível para celulares com sistema operacional do Google.

... /h2>

Quem tem amigos ou colegas de trabalho estrangeiros pode utilizar o Secret Santa Generator, que oferece interface em inglês. A plataforma requer que todos participantes instalem o app, mas ele disponibiliza versões para iPhone e Android. Com ele, é possível criar vários grupos de amigo secreto ao mesmo tempo. O nome sorteado é visualizado no próprio aplicativo, sem envio de e-mail.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo