Sites especializados permitem busca e download de músicas livres de direitos autorais para usar em produções audiovisuais. Com isso, é possível escolher a trilha sonora perfeita para vídeos e ajudar a alavancar a audiência de sites, canais no YouTube e produções independentes para rádio e televisão. Também chamado de royalty free, esse tipo de arquivo não precisa da autorização dos compositores para uso.

Dessa maneira, os arquivos podem ser usados como músicas de fundo para vídeos para Internet, seja por youtubers ou por profissionais da área de edição e produtoras. Mediante cadastro e pagamento de assinatura, os sites liberam o download e uso de trilhas em vídeos. Porém, cada serviço trabalha com diferentes tipos de assinaturas e benefícios. Conheça a seguir mais sobre cada um deles.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Premium Beat

Com o Premium Beat (premiumbeat.com), os usuários devem assinar um plano de uso para ter acesso às músicas do banco de dados. A plataforma oferece licenças para produção de conteúdos para web e sem fins lucrativos, e outra mais cara para qualquer tipo de vídeo ou propaganda de rádio e televisão.

São mais de 10 mil canções em diversos estilos musicais e podem ser filtradas de acordo com diferentes humores que elas representam. Há, inclusive, opções para selecionar faixas com uma determinada batida por minuto.

2. Music Vine

O Music Vine (musicvine.com) organiza as músicas em sua página inicial de acordo com os estilos musicais que seus usuários procuram. A lista de canções mostra o nome da faixa, do artista e o sentimento que trilha representa. Usuários podem navegar pelas canções e ouvir a faixa completa usando o player nativo do site.

A plataforma trabalha com licenças específicas para o projeto que o usuário deseja realizar. Dessa maneira, são oferecidos valores diferentes para uma mesma faixa. É possível comprar uma licença para reprodução em festas, trilhas em produções audiovisuais, propagandas, projetos acadêmicos e eventos de ONGs.

3. Artlist

O Artlist (artlist.io) oferece uma interface muito intuitiva que se assemelha ao visual do Spotify e Tidal. Ele conta com uma ferramenta de busca, traz as canções em listas por estilo musical e permite ouvir o arquivo por completo. A tela lateral oferece filtros rápidos para visualizar trilhas que usam um instrumento específico, que sejam adequadas ao tema de um vídeo e que representam um determinado humor.

Para baixar as músicas pelo Artlist, usuários precisam ao menos de uma conta de convidado para ter acesso às pré-visualizações dos arquivos. Apenas usuários que pagam a assinatura do serviço têm acesso às músicas completas, a todo catálogo do site e aos efeitos sonoros exclusivos.

4. Soundstripe

Com interface simples e intuitiva, o Soundstripe (soundstripe.com) oferece a reprodução das faixas completas e oferece filtros para refinar resultados sugeridos na página inicial ou durante buscas. A plataforma trabalha com listas de reprodução temáticas que podem ser seguidas pelos usuários cadastrados. O site oferece planos de assinatura mensal e anual que fornecem acesso ilimitado às canções e listas de reprodução personalizadas.

5. Filmstro

O Filmstro (filmstro.com) é, sem dúvidas, o mais dinâmico e interativo que aparece nessa lista. Sua página inicial conta com filtros para apresentar canções de acordo com um clima ou sentimento, tipo de produção cinematográfica, gênero musical e instrumentos presentes nas trilhas. Essa característica, somada com o vasto banco de dados do site, garante infinitas combinações para encontrar a música ideal para uma produção destinada a qualquer plataforma.

O sistema de assinatura do Filmstro também chama atençã

... o. O serviço oferece preços mensais ou anuais destinados para youtubers e profissionais em edição de vídeos.

6. Epidemic Sound

O Epidemic Sound (epidemicsound.com) é um dos sites mais famosos a oferecer músicas livres de direitos autorais. As faixas do sites acumulam mais de 20 bilhões de visualizações por mês em vídeos no YouTube, Facebook e outros serviços da web. O banco de dados conta com aproximadamente 725 álbuns com músicas em diversos estilos em arquivos com alta qualidade de áudio.

A navegação pode não ser muito intuitiva, mas a plataforma oferece visual mais limpo, sem muitos detalhes visuais, privilegiando assim a exibição das trilhas. O acesso é liberado por meio de uma assinatura mensal que oferece mais de 30 mil faixas e downloads ilimitados.

Como usar minhas músicas como toque no iPhone? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo