O n?mero de ataques financeiros contra usu?rios de Android triplicou em 2014, ? o que afirma o estudo ?Ciberamea?as financeiras em 2014?, da Kaspersky Lab. De acordo com a pesquisa, ap?s uma diminui??o inicial em mar?o, foi registrado um aumento significativo de malwares Trojan-SMS durante a segunda metade do ?ltimo ano.

Veja 3 formas de desinstalar um app no Android e ganhar espa?o no smart

O n?mero de ataques financeiros contra usu?rios de dispositivos com Android triplicou em 2014 (Foto: TechTudo/ Luciana Maline)

O Android ? um dos sistemas operacionais m?veis mais populares do mundo e atrai a aten??o de cibercriminosos em busca de informa??es confidenciais do usu?rio. Em 2014, o n?mero de ataques cresceu 3,25 vezes em compara??o com o ano anterior, aumentando de 711.993 para 2.317.194, j? o n?mero de atacados aumentou em 3,64 vezes, com um total de 775.887 usu?rios atingidos.


Triplica o n?mero de ataques financeiros a usu?rios de Android, diz estudo (Foto: Divulga??o/Kaspersky Lab)

De acordo com Kaspersky, 48,15% dos ataques contra usu?rios de dispositivos com Android, que foram bloqueados por produtos da empresa, usavam o malware mirando os dados financeiros. A maior parte, 2.217.979 ataques contra 750.327 usu?rios, usou o malware Trojan-SMS, enquando o restante utilizou o malware Trojan-Banker. Dentro dos ataques deste ?ltimo malware, 98,02% foram contabilizados por apenas tr?s grupos maliciosos: Svpeng, Marcher e Faketoken.

No in?cio de 2014, houve uma diminui??o significativa no n?mero de ataques do Trojan-SMS. De acordo com os especialistas, isso se deve ? ?introdu??o do mecanismo de Aviso de Cobran?a (AOC) nas operadoras de telefonia m?vel da R?ssia. Por?m, na segunda metade do ano, voltou a crescer, principalmente em dezembro, ?poca de t?pico aumento nas compras e pagamentos online. De acordo com eles, a raz?o do aumento foi o aparecimento de amea?as capazes de infectar e roubar mesmo com o AOC implementado na rede.

Como gravar chamadas no Android? Veja no F?rum do TechTudo

Apesar de volume global relativam

... ente pequeno, no ?ltimo ano foram encontrados 20 programas Trojan-Banker diferentes. S?o tr?s grandes grupos maliciosos: Svpeng e Marcher, capazes de roubar credenciais de banco online, al?m de informa??es de cart?o de cr?dito, e Faketoken, feito para interceptar c?digos MTAN usados em sistemas de autentica??o e encaminh?-los aos criminosos.

Como forma de se proteger contra as amea?as online, a empresa sugere o uso do seu Kaspersky Internet Security, que tamb?m inclui aplica??es de seguran?a para as plataformas m?veis mais populares.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo