Half-Life, jogo de tiro em primeira pessoa da Valve, foi um grande divisor de águas. Lançado originalmente em 1998, o jogo mistura ação, ficção científica e terror e estabeleceu novos padrões nos gênero de tiro em primeira pessoa, tanto por conta da sua progressão narrativa como também pela resposta da engine aos comandos do jogador, tornando a experiência mais intuitiva e dinâmica.

Graças ao acesso concedido pela Valve às ferramentas de criação de Half-Life, a comunidade foi capaz de concretizar suas criações, dando origem a um catálogo gigantesco de modificações que recebe novidades ainda hoje em dia. Para comemorar o aniversário de 20 anos dessa franquia, o TechTudo reuniu a seguir sete mods populares de Half-Life.

Counter-Strike

O jogo de tiro multiplayer Counter-Strike, que foi um grande sucesso nas lan houses nos anos 2000 e que ainda faz sucesso no campo dos esports com Counter-Strike: Global Offensive, começou como uma modificação de Half-Life. O jogo estrela um time de terroristas e um de contra-terroristas em partidas multiplayer: enquanto o primeiro tem que plantar uma bomba ou eliminar todos do time adversário, o segundo tem que desarmar a bomba, resgatar reféns ou eliminar o time adversário.

A recepção inicial ao Counter-Strike surpreendeu os criadores Minh "Gooseman" Le e Jess "Cliffe" Cliffe e o jogo cresceu com a colaboração da comunidade, que criava cenários que eram adicionados gradativamente conforme novas versões eram publicadas — configurando um cenário de desenvolvimento coletivo. O sucesso chamou a atenção da Valve, que comprou os direitos de Counter-Strike em 2000.

Sven Co-op

Criado por Daniel "Sven Viking" Fearon, Sven Co-op, como o nome sugere, tem como premissa o multiplayer cooperativo usando Half-Life como base. O jogo aplica melhorias na inteligência artificial e na dificuldade para que a jogatina seja mais desafiadora em razão da quantidade maior de jogadores.

Em 2016, a Valve autorizou a publicação de Sven Co-op como um jogo paralelo na plataforma Steam e de maneira gratuita, sem a necessidade de possuir o Half-Life original para que ele seja jogado. Isso significa que, além de acessar inúmeros mapas customizados e modalidades, os jogadores ainda podem experienciar a campanha original de Half-Life cooperativamente.

Garry’s Mod

O 12º título mais jogado da plataforma Steam atualmente, Garry’s Mod é uma modificação de Half-Life 2 que permite que os jogadores brinquem livremente com as possibilidades do Source Engine — motor gráfico utilizado no jogo original e que surpreendeu principalmente pelas suas mecânicas de física na época em que foi lançado.

A primeira versão do mod foi lançada em 2004 sob o título GMod 1 e, após muitas atualizações que chamaram a atenção da Valve, o jogo foi publicado na plataforma Steam em 2006. Graças à possibilidade de a comunidade criar suas próprias linhas de código, Garry’s Mod estrela incontáveis modalidades de jogo que são ótimas para reunir um grupo de amigos, tais como: Murder, Prop Hunt, Trouble in Terrorist Town, Melonbomber e até mesmo a campanha de Half-Life 2 cooperativa.

Cry of Fear

Cry of Fear é um jogo de terror feito com base no motor gráfico do primeiro Half-Life e está disponível gratuitamente na plataforma Steam. Além de uma experiência single-player, o game também oferece multiplayer cooperativo e garante pelo menos oito horas de gameplay com uma sequência narrativa imersiva e cinematográfica, dando margem para diferentes desfechos dependendo da performance dos jogadores.

Como não podia deixar de ser, Cry of Fear também recebe colaborações da comunidade, apresentando campan

... has customizadas e outros conteúdos que colaboram para o fator replay.

Day of Defeat

Focado inteiramente no multiplayer, Day of Defeat é uma modificação do Half-Life original que adota a Segunda Guerra Mundial como cenário. Os jogadores têm diferentes classes à disposição e devem trabalhar juntos para cumprir uma série de objetivos durante as partidas.

O jogo está à venda na plataforma Steam por R$ 10,89 atualmente e também possui um remake — feito com base na Source Engine, de Half-Life 2.

The Specialists

Lançado originalmente em 2002, The Specialits foi produzido por Filippo "Morfeo" De Luca e Lorenzo "John_Matrix" Pasini e bebe da fonte de do gênero de ação, tomando como referência os efeitos cinematográficos da série Matrix e sobretudo do jogo Max Payne, que havia lançado no ano anterior.

Durante as partidas de Deathmatch, os jogadores podem tirar proveito das mecânicas de manobras aéreas, saltos e redução da velocidade do tempo, permitindo manobras e conflitos “estilosos” tanto com armas de fogo como também com golpes diretos. É possível até mesmo desarmar os oponentes e os jogadores podem ficar mais poderosos dependendo dos equipamentos que coletarem durante as partidas.

Earth's Special Forces

Uma das modificações mais antigas de Half-Life, Earth's Special Forces — ou ESL — chama a atenção da comunidade desde a segunda metade de 2000. O jogo adota o primeiro Half-Life como base e busca recriar o universo da série Dragon Ball Z, estrelando combates corpo a corpo intensos e disparos de energia com uma perspectiva em terceira pessoa. Por coincidência ou não, a série de jogos Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi, desenvolvida pela Spike Chunsoft e lançada originalmente em 2007, apresenta uma perspectiva de gameplay que remete à proposta de ESL.

A modificação ainda está em desenvolvimento e a sua versão final ainda não tem uma data de lançamento prevista, mas um Beta está disponível desde 2008 e recebe novos conteúdos esporadicamente. A comunidade não acredita que ela será lançada tão cedo, principalmente em razão da baixa frequência de notícias por meio dos canais oficiais.

Para você, qual o melhor FPS? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo