Irelia é uma das campeãs de League of Legends (LoL) mais escolhidas nas competições do jogo da Riot Games. Após receber um rework no primeiro semestre de 2018, a personagem entrou para o meta do game e, como consequência, sua taxa de banimentos em torneios aumentou drasticamente. Veja, a seguir, um pouco mais sobre a Irelia, suas pro builds, seus counters e os jogadores no competitivo que costumam ter boas atuações com a personagem.

Rework e volta ao meta

Mesmo que não fosse considerada uma campeã fraca, Irelia aparecia pouco no metagame do League of Legends por conta dos nerfs que recebeu e do fortalecimento e lançamento de outros campeões. Para não deixar a personagem esquecida no competitivo, a Riot Games fez um rework nela e reformulou suas habilidades. Após o update, a campeã passou a ser opção para Rota Superior e Rota do Meio.

Uma das principais armas da nova Irelia é a sua passiva: "Fervor Ioniano". Com ela, após utilizar quatro habilidades em seus inimigos, Irelia ganha um bônus de dano, velocidade de ataque e ainda causa dano extra em escudos. Suas habilidades também dão mobilidade, proteção e controles de grupo necessários para se manter em um bom early game e brilhar no mid/late game, onde, com parte de seus itens comprados, seu verdadeiro potencial é mostrado.

Seu ultimate "Lâmina da Vanguarda" também merece destaque. A habilidade praticamente obrigada o seu alvo a permanecer em um espaço criado por lâminas, que causam dano, impedem o adversário de atacar e ainda diminuem a velocidade de movimento. O recurso é perfeito para Irelia buscar a linha de trás inimiga e abater os carregadores.

Principais counters da Irelia

Embora Irelia não seja considerada uma campeã fraca nos primeiros minutos de jogo, ela possui dois problemas claros: é vulnerável a ganks do Caçador adversário e enfrenta dificuldades contra campeões com um early game forte. Sua mobilidade existe apenas com a utilização de minions inimigos, e seu stun, "Dueto Impecável", paraliza os oponentes por apenas 0.75 segundos, baseando-se no patch atual (v8.21), e pode não ser o suficiente para realizar uma evasiva.

Campeões como Fiora e Darius, que são duelistas excelentes no early game, podem ser grandes ameaças para Irelia e impedi-la de farmar adequadamente. Fiora é uma counters ainda mais forte de Irelia, já que pode frustrar suas investidas facilmente com sua habilidade "Ripostar".

Pro Build da Irelia

Meses após o lançamento da nova Irelia, suas runas e builds se tornaram pouco variadas. Jogadores como Rasmus "Caps" Winther, da Fnatic, Luka "Perkz" Perković, da G2 Esports, Lee "Scout" Ye-chan , da EDward Gaming e Lei "Corn" Wen, da Topsports Gaming, já mostraram o potencial da campeã e builds muito semelhantes em seus jogos, diferenciando-se apenas em jogos situacionais.

A runa Conquistador, da Árvore de Precisão, aparece quase sempre entre os melhores jogadores de Irelia. Ela concede bônus de dano para a personagem após quatro segundos em batalha. Já na Árvore Secudária, os jogadores geralmente optam pela Árvore de Determinação em busca de um maior poder defensivo para a Irelia. Também não é raro ver jogadores usando da Árvore de Inspiração, como fez o campeão mundial de 2018 pela Invictus Gaming Kang "TheShy" Seung-lok no segundo jogo da série contra a Fnatic, na busca de um melhor sustain na fase de rotas com as runas "Entrega de Biscoitos" e "Tônico de Distorção no

... Tempo".

Dentro de Summoner's Rift, há pouca variação de itens comprados pelos jogadores que se destacam com a campeã. Força da Trindade e Fúria de Sterak são dois itens que potencializam as qualidades de Irelia e a deixam mais confortável para correr riscos nas lutas entre os times. Outros dois itens que aparecem com frequência nas builds da personagem são Anjo Guardião e Hidra Titânica, mas a ordem das compras depende de fatores como a composição adversária e a situação que o jogador se encontra no jogo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo