O WhatsApp está temporariamente indisponível para entrar com novo número de telefone na tarde desta quinta-feira (1). Por volta de 16h50 de hoje, usuários começaram a reclamar sobre o app no DownDetector, site que monitora o funcionamento de serviços online. Algumas pessoas também relatam no Twitter que o aplicativo está fora do ar para logar com uma nova conta e não conseguem receber o SMS de validação. Ao tentar entrar no app, disponível para Android e iPhone (iOS), surge a mensagem de "temporariamente indisponível. Tente novamente em 5 minutos".

Aparentemente, o erro afeta o Brasil, o México e também parte da Europa, ainda de acordo com o DownDetector. Em contato com o TechTudo, um porta-voz do WhatsApp confirmou o bug. "Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para se cadastrarem em contas do WhatsApp. Estamos trabalhando rapidamente para uma correção".

O problema ocorre quando o usuário tenta instalar o WhatsApp em um novo telefone. Para cadastrar uma conta, o aplicativo precisa confirmar o número do celular e enviar um SMS com o código de validação. Porém, em vez de mandar a mensagem de confirmação, surge o erro "temporariamente indisponível. Tente novamente em 5 minutos" na tela.

No site oficial do WhatsApp, a empresa dá algumas dicas para resolver problemas de conexão. Segundo o app, a maior parte dos erros podem ser corrigidos ao reiniciar ou desligar e ligar o celular. Outra alternativa é atualizar o mensageiro para a versão mais recente disponível na Google Play ou App Store. O usuário pode ainda abrir as configurações do smartphone, clicar em Configurar > Rede e Internet > Ativar e desativar o Modo Avião.

Vale lembrar que a plataforma apresentou alguns bugs nos últimos meses. Em julho, o WhatsApp Beta enfrentou o erro de “Este arquivo não existe em seu dispositivo”, que impediu a reprodução de áudios no aplicativo. Um mês depois,

... em agosto, houve o problema de “Formato do arquivo não é suportado” ou “Não foi possível baixar a imagem” que não permitia baixar arquivos de mídia no app.

Problema no WhatsApp: não conecta. Como resolver? Confira no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo