A Google Assistente é uma ferramenta de inteligência artificial do Google, que oferece diversos recursos para facilitar a vida dos usuários. Por isso, alguns deles são desconhecidos pela maioria das pessoas, como a função de converter unidades, encontrar uma determinada foto ou até mesmo enviar uma mensagem no WhatsApp. A assistente virtual grátis é nativa nos celulares com sistema Android, mas pode ser instalada também em iPhone (iOS).

Para começar uma interação com a Google Assistente, basta dizer "Ok, Google". Quando o app surgir na tela, você já pode fazer perguntas e dar comandos. Vale notar que há funções nativas, integradas a ferramentas como o Google Fotos e, ainda, outras desenvolvidas por parceiros, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bradesco e Mercado Livre. No último caso, é preciso acioná-las com comandos semelhantes a "falar com…", "chame…", "perguntar para…" e "conversar com…". Conheça, na lista a seguir, algumas funções úteis da Google Assistente e aproveite melhor o serviço no seu smartphone.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Converter unidades

Uma função bem útil é o conversor de moedas e unidades de medida. Durante viagem em outros países, por exemplo, é bastante comum que os padrões sejam diferentes. A Google Assistente pode dar esse tipo de informação com agilidade. Faça perguntas como "quantos quilômetros são 12 milhas?", "um galão equivale a quantos litros?" ou "quanto é 150 euros em reais?" e assim, obtenha respostas em segundos.

2. Ver informações sobre as Eleições 2018

As Eleições de 2018 estão perto do ao fim, com a votação do segundo turno no próximo domingo (28), mas ainda tem várias programações para as campanhas dos candidatos à presidência e ao governo estadual. Por isso, use o G1 Eleições e saiba as últimas notícias, resultados de pesquisas, opiniões dos candidatos, além de se informar sobre o que é boato. Bastar dizer "chame G1 Eleições". Já com o assistente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível encontrar seu local de votação e consultar o número do título de eleitor. Para ter acesso, diga à Assistente algo como "falar com TSE".

3. Conferir resultados da loteria e taxas de câmbio pela Caixa

A Caixa Econômica Federal também oferece seu próprio assistente virtual, com dados atualizados sobre o resultado dos jogos das Loterias. Além disso, o sistema informa datas de sorteio, permite saber as taxas de câmbio do banco e responde questões sobre o abono salarial/PIS. Inicie a interação com "conversar com a Caixa" ou alguma variação.

4. Mandar mensagem no WhatsApp

O contato com os amigos é facilitado pela ferramenta do Google. Use os comandos de voz com a Google Assistente para enviar mensagens texto ou áudio através do WhatsApp. Isso pode ser útil em casos que o usuário esteja ocupado, como durante a preparação de uma receita. Para se comunicar com a ferramenta, primeiro, diga: "envie um WhatsApp para...", com o nome do contato desejado. Em seguida, a Assistente vai perguntar sobre o conteúdo da mensagem, então, você vai ditar e ela vai escrever. Por fim, basta confirmar.

5. Encontrar fotos

O Google Fotos tem uma busca inteligente capaz de encontrar imagens com filtros de lugar, data e conteúdo. Para achar itens salvos em sua biblioteca pessoal do aplicativo com a Assistente, descreva o item de interesse. Alguns exemplos de comandos válidos são: "quero ver minhas fotos da Escócia", "mostre minhas imagens de cachorros", "mostre minhas fotos de julho de 2016". Dessa

... forma, o usuário consegue economizar tempo na sua pesquisa.

6. Comparar preços no Mercado Livre

O Mercado Livre é uma das maiores plataformas de e-commerce do país, com todo tipo de produto disponível. Pesquisar o acervo do site com a Google Assistente pode ser bem prático. Dá para ver e comparar preços, visualizar detalhes, adicionar favoritos. Para acionar o serviço, chame: "falar com o Mercado Livre". O sistema vai oferecer resultados de seu interesse em poucos instantes.

7. Encontrar lugares próximos

Essa alternativa é ótima para viagens ou mesmo para quando você está em uma área da cidade que não conhece tanto. A assistente virtual do Google pode ajudar a encontrar restaurantes, bares, lojas, parques, museus e outros locais próximos. Você pode perguntar, por exemplo, "onde fica a farmácia mais próxima?", "quais são os pontos turísticos por perto?" ou "quais são os melhores restaurantes na região?". Assim, o turista consegue realizar seus afazeres de maneira mais rápida e sem estresse.

8. Pedir dicas de filme e ver horários do cinema

Os fãs de cinema podem descobrir filmes e obter os horários dos cinemas ao redor com a Google Assistente. Saiba o que está em exibição ao perguntar: "quais filmes estão em cartaz?". Tente "me dê uma dica de filme de comédia", por exemplo, para ver uma lista de produções recentes do gênero. Caso o usuário já tenha um título em mente, basta dizer "onde está passando o filme...?", seguido pelo nome, e o app irá listar os cinemas e os horários disponíveis para a produção de interesse.

9. Tirar dúvidas sobre serviços do Bradesco

O banco Bradesco possui um serviço de consultoria por meio da assistente do Google. Dê início ao Bradesco Inteligência Artificial (BIA) com "falar com BIA do Bradesco" ou comando semelhante. Clientes do banco e demais interessados podem obter informações sobre seguros, Internet banking, chave de segurança, autoatendimento, Banco Next, entre outros. Dessa forma, quem tiver contas vinculadas ao Bradesco pode evitar as filas das agências e obter as informações úteis em poucos minutos.

10. Consultar o dicionário

A Google Assistente promete tirar todas as dúvidas com o suporte da ferramenta ao dicionário. Caso tenha ouvido ou lido uma palavra desconhecida e queira descobrir o que significa, basta dizer: "defina...", "qual é a definição de…?" ou "o que significa…?" mais o termo em questão. Em seguida, o aplicativo irá exibir as definições e os sinônimos mais comuns para a palavra de forma prática.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo