O Photoshop ganhou compatibilidade com o iPad e todas as ferramentas do programa de edição de fotos poderão, em breve, ser usadas no tablet da Apple. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15), no evento Adobe Max, em Los Angeles, Estados Unidos. Também com foco em mobilidade, o aguardado aplicativo Premiere Rush CC foi apresentado. Trata-se de um programa para celular que facilita a criação e o compartilhamento de vídeos no YouTube e no Instagram.

Lightroom, Premiere e outros programas famosos da Creative Cloud, da Adobe, também ganharam novos recursos. Conheça, a seguir, as principais mudanças e novidades na família de apps para celular e iPad e programas para Windows e macOS da fabricante.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que há de novo no Photoshop e companhia?

Photoshop CC

A chegada do Photoshop CC ao iPad foi a grande novidade revelada sobre o programa de edição de imagens. A partir de agora, será possível usar todas as ferramentas do Photoshop para computador em um tablet da Apple. Aos poucos, o programa deve chegar a outros dispositivos. A nova função de destaque é a sincronização na nuvem dos arquivos PSD entre dispositivos – o mesmo trabalho sendo editado no desktop pode ser aberto no iPad para continuar a produção.

Também ficou mais fácil selecionar texto, mudar a cor das palavras, mexer no tamanho das imagens sem perder a proporção e a mais importante: "Ctrl + Z" funciona como qualquer outro programa. Além disso, através de inteligência artificial, o Photoshop identifica sozinho um objeto, sem precisar selecionar manualmente com a varinha mágica.

A tecnologia de preenchimento de imagem Content-Aware, que faz objetos desaparecerem da foto, ficou mais inteligente. Antes, ela fazia todo o trabalho sozinha e, se algo desse errado, não era possível corrigir. Agora, o usuário pode selecionar o que quiser e “ajudar” a ferramenta a fazer um trabalho perfeito.

Dimension CC, Project Aero e Project Gemini

O Dimension CC, o Project Aero e o Project Gemini são ferramentas que funcionam dentro dos softwares do Adobe Creative Cloud – entre eles, o Photoshop. Cada uma exerce uma função que facilita o trabalho. O Dimension, por exemplo, é usado para visualizar a logo de uma marca em diversos produtos de forma natural. Uma das novas funções apresentadas para a versão Dimension 2.0 permite criar um link com a imagem 3D e compartilhar pela Internet.

O Project Gemini é um aplicativo de desenho e pintura focado em dispositivos como o iPad. Ele permite desenhar e pintar usando canetas smart em aparelhos touchscreen. Já o Project Aero é voltado para realidade aumentada e permitirá que designers usem arquivos de Photoshop para fazer criações que misturam o mundo real e o virtual sem precisar editar códigos e algoritmos.

O Photoshop CC para desktop e o Dimension CC 2.0 recebem as atualizações hoje. O Photoshop para iPad, o sistema de documentos em nuvem, o Project Gemini, e o Project Aero, embora tenham sido anunciados hoje no Adobe MAX, serão lançados no futuro.

Vídeo para redes sociais

Premiere Rush CC

O Premiere Rush é o novo editor de vídeo “all-in-one” da Adobe. O usuário já pode baixar o aplicativo grátis no iPhone (iOS) – o app para Android deve chegar somente em 2019. A versão completa custa a partir de US$ 9,90, mas está disponível para assinantes da Creative Cloud. Indicado para iniciantes, o app se parece como o Premiere Pro, mas é bem mais fácil de usar. O Rush permite capturar e editar de forma intuitiva a cor, o áudio, os gráficos em movimento e exportar em formato compatível para publicar nas principais redes sociais.

Ele traz presets com diferentes tons de cor e d

... á a possibilidade ao usuário de criar os efeitos que quiser e aplicar nos vídeos. Títulos e imagens pré-definidas podem ser usados no Rush para dar um efeito mais “profissional” à produção. De acordo com a Adobe, o aplicativo é ideal para os criadores de hoje – leia-se YouTubers, Instagrammers etc.

Entre as funções mais interessantes está a sincronização dos projetos entre computador e smartphone, que permite começar a edição em um dispositivo e terminar em outro, em qualquer hora e lugar.

Inteligência Artificial em tudo

Adobe Sensei é como a empresa chama a inteligência artificial usada em todos softwares da Creative Cloud 2019 com a proposta de “acelerar o trabalho e liberar a criatividade”. É o Sensei que seleciona as automaticamente as melhores fotos no Lightroom, faz objetos desaparecerem no Photoshop e no Premiere e transforma uma imagem estática em animação no Character Animator, por exemplo.

Outros programas

Outros programas profissionais de design, edição de fotos e de vídeos ganharam novos recursos. Entre eles, Lightroom, Adobe XD, Adobe Fonts, Adobe Stock, Adobe Spark, After Efects, InDesing, Illustrator, Audition e Animate.

Sobre o Adobe Max

A conferência de criatividade Adobe MAX acontece anualmente e, em 2018, conta com mais de 300 sessões educacionais em várias, como design gráfico, web e UX, ilustração e imagens criativas, fotografia e vídeo. Mais de 12.000 pessoas participam desta edição do evento, que acontece em Los Angeles, Califórnia, entre os dias 15 e 17 de outubro.

*A jornalista viajou para Los Angeles a convite da Adobe



>>> Veja o artigo completo no TechTudo