Os teclados dos celulares possuem funções que podem ser úteis para o usuário no dia a dia e ajudar durante a digitação. As ferramentas permitem escrever a partir de comando de voz, substituir palavras por textos maiores, ativar um teclado numérico, aumentar ou diminuir de tamanho para se adaptar às mãos dos usuários, além de personalizar a aparência, colocando uma foto de plano de fundo nas letras.

O TechTudo separou nove recursos curiosos dos teclados dos smartphones que podem facilitar o uso diário dos aparelhos. Algumas das funções mostradas a seguir estão disponíveis nos dispositivos com Android, que utilizam por padrão o Gboard como teclado principal, outras nos iPhones (iOS), e algumas delas funcionam nos dois sistemas.

No Android

1. Colocar foto no plano de fundo do teclado

Além de possibilitar a mudança de cores e estilos do teclado, o Gboard permite que o usuário coloque uma foto da galeria no plano de fundo do teclado. A imagem aparece atrás das letras, com um efeito transparente. Para ativar, toque no ícone do Google em cima do teclado → Ícone de "três pontinhos" → "Configurações" → "Tema" → Toque no ícone de “+” para escolher a foto.

2. Mudar altura do teclado

O Gboard permite aumentar a altura do teclado em relação à parte de baixo da tela, colocando-o mais para cima, de acordo com a preferência do usuário. É possível escolher entre os níveis “Curto”, “Mediano curto”, “Normal”, “Mediano alto” e “Alto”. Para configurar a opção, toque no ícone do Google em cima do teclado → Ícone de "três pontinhos" → "Configurações" → "Preferências". Na seção “Layout”, vá em “Altura do teclado” e selecione a altura que desejar. Vale ressaltar que, quanto mais alto o teclado for colocado, mais área da tela ele ocupará.

3. Escrever com gestos

Digitar utilizando gestos significa deslizar o dedo pela tela, passando sobre cada letra até formar uma palavra, sem precisar tocar várias vezes em cada botão. Caso o usuário ative a função, poderá escolher opções como mostrar o percurso do gesto na tela, excluir palavras deslizando o dedo para a esquerda e mover o cursor utilizando a barra de espaço. Para ativar o recurso, toque no ícone do Google em cima do teclado → Ícone de "três pontinhos" → "Configurações" → "Digitação por gesto".

4. Ativar teclado numérico

O teclado do Android possui uma versão com números maiores, ideal para digitar telefones e senhas. Para ativar, basta tocar no botão que ativa o teclado de símbolos e, em seguida, tocar no ícone “1 2 3 4”, ao lado da barra de espaço. Os números maiores aparecerão imediatamente na tela.

No iPhone

1. Trackpad

Usuários de iPhone podem ativar um trackpad escondido no teclado para mover o cursor e selecionar textos rapidamente. Para realizar o truque no iOS 12, basta tocar e segurar a barra de espaço até o teclado desaparecer – você perceberá que conseguirá mover o cursor livremente por entre o texto. Para selecionar um trecho, basta tocar na palavra, frase ou parágrafo desejado com a outra mão. Usuários de modelos a partir do iPhone 6S com iOS inferior também podem usar o recurso, pressionando a barra de espaço com o 3D Touch.

2. Substituir textos

O iOS tem uma função que permite substituir pequenos códigos escritos por frases mais longas pré-definidas, para poupar tempo ao digitar. O usuário pode criar qualquer frase substituta, como saudações, assinaturas ou textos maiores, incluindo emojis e pontuações. Para criar uma fr

... ase, vá em "Ajustes" → "Geral" → "Teclado" → "Substituição de texto".

3. Ponto final com dois toques no espaço

Também criado para poupar tempo ao escrever textos no celular, esse atalho coloca um ponto final no fim de uma frase após tocar duas vezes sobre a barra de espaço, evitando ter que abrir o teclado de pontuações para inserir o elemento. Para ativar a opção, vá em "Ajustes" → "Geral" → "Teclado" → "Atalho ','".

No Android e no iPhone

1. Digitar por comando de voz

Tanto no Android quanto no iPhone é possível escrever textos utilizando comandos de voz. Nos dois sistemas, basta tocar no ícone de microfone do teclado e começar a falar. À medida que as palavras forem proferidas, o teclado identifica e transcreve na tela. Ao final, é possível editar o que foi escrito, caso haja erros. Para ativar a opção no iOS, vá em "Ajustes" → "Geral" → "Teclado" → "Ativar Ditado". No Android, a opção já é ativada por padrão no Gboard.

2. Digitar com uma mão só

Os teclados do Android e do iPhone podem ser reduzidos e colocados no canto da tela, facilitando a digitação com uma só mão. Os dois sistemas permitem ativar a opção tanto no lado esquerdo quanto no lado direito da tela, agradando canhotos e destros. Para ativar a opção no Android, toque no ícone do Google em cima do teclado → Ícone de "três pontinhos" → "Configurações" → "Preferências" → "Modo de uma mão só" → "Selecione o lado da mão". No iPhone, ative a opção acessando "Ajustes" → "Geral" → "Teclado" → "Teclado de Uma Mão" → Selecione o lado. Ou ainda pressionando o ícone de troca de teclados, ao lado de espaço.

Como resolver falha no teclado virtual do celular? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo