Esconder os fios da TV nem sempre é uma tarefa fácil. Dependendo da quantidade de eletrônicos conectados ao aparelho, o lugar onde está a televisão pode ficar repleto de cabos emaranhados, criando uma aparência poluída e confusa. Como substituir todos os dispositivos por versões wireless ainda não é uma saída viável, a solução é lidar com o problema de outras maneiras.

Quer comprar uma smart TV barata? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Pensando nisso, o TechTudo reuniu algumas sugestões de como essa situação pode ser contornada, tirando os fios de vista e deixando a casa com visual mais organizado.

Painel

O painel para TV é uma das soluções mais práticas e eficientes para esconder os fios. Ele deve ser posicionado na frente de uma tomada e traz aberturas através das quais os cabos passam, ocultando toda a fiação. Há uma variedade enorme de modelos à venda, desde os mais simples, que compreendem apenas uma madeira lisa, até os mais elaborados, que trazem suportes para outros eletrônicos e podem até substituir um rack.

Os preços variam de acordo com o design, material e tamanho. Em geral, é possível encontrar painéis de TV com preços a partir de R$ 40. Sua única desvantagem é que esse móvel requer uma parede rígida, feita de tijolo, concreto ou algo similar. Paredes de gesso não suportam o peso do conjunto.

Canaleta

A canaleta é uma opção ainda mais barata e fácil de instalar. Ela pode ser utilizada em qualquer tipo de parede e custa a partir de R$ 4, dependendo de variantes como tamanho, material e espaço para inserção dos fios. Como o acabamento é mais evidente, uma dica é pintar a canaleta com a mesma cor da parede para disfarçar sua presença.

Caixa organizadora

Uma maneira de esconder os cabos é colocar os eletrônicos que estão conectados na TV – como o receptor a cabo, roteador, DVD, entre outros – em bonitas caixas organizadoras. Para isso, deixe a parte fechada para a frente e abra um buraco do outro lado, que ficará virado para a parede. Depois, basta acomodar a fiação dentro da caixa e deixar apenas a tomada sair, tomando o devido cuidado para que o cabo fique escondido na estante ou rack.

Esta solução não vai ser praticável em todos os ambientes, pois depende de haver um móvel que permita empilhar as caixas organizadoras de uma forma elegante. Por outro lado, o método é barato, não requer nenhum furo na parede e ainda adiciona certo charme à sala de estar.

Clipe de papel

Se você quer esconder os fios da TV usando apenas o que tem em casa, uma ideia é usar clipes de papel. Caso a sua mesa seja de uma espessura igual ou menor à abertura do clipe, simplesmente prenda-o na superfície e use as hastes metálicas para passar o cabo.

Se o móvel for mais grosso, pregue alguns pregos finos no caminho pelo qual o fio ficaria escondido até chegar à tomada. Depois pendure os clipes pela parte metálica e use o vão da parte preta para prender os cabos.

Rodapé

Para quem já está fazendo obra em casa, é interessante considerar comprar rodapés com canaleta embutida. Dependendo do modelo, eles trazem espaço para passar um, dois ou mais fios, e serão úteis não só para a TV como para toda a sua casa.

Decoração

Você também pode disfarçar os fios tornando-os bonitos. E, para isso, a imaginação é o limite: vale usar adesivos, acessórios de plástico, canaletas divertidas ou até enrolar em fita. A ideia é usar os cabos como um elemento de decoração, o que deixar�

... � seu ambiente original e alegre.

Conexão invisível

A Samsung é uma fabricante que traz TVs com conexão invisível. Disponível nos aparelhos The Frame e nas novas QLED, o recurso utiliza um hub para que todos os eletrônicos sejam conectados via cabo. O One Connect, como é chamado o dispositivo, pode ficar longe da televisão, com os fios todos escondidos. O cabo único que liga a TV ao aparelho é "transparente", ficando praticamente invisível quando próximo da parede.

Como organizar os cabos do gabinete? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo