O Videoder é um aplicativo para Android perfeito para baixar vídeos engraçados de diversas redes sociais no celular. O app, no entanto, não é disponibilizado na Google Play Store, obrigando o usuário a recorrer à instalação via arquivo APK. Esse tipo de procedimento pode enfraquecer a proteção do sistema contra vírus, mas, feito com cautela, tende a não trazer prejuízos.

Veja no tutorial a seguir, reproduzido em um Galaxy S8 com Android O, como baixar e instalar o Videoder para fazer download de vídeos do YouTube, Facebook, Instagram e outras redes para assistir offline.

Quer comprar um celular barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Aprenda a instalar o APK do Videoder para baixar vídeos de redes sociais no celular (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 1. Acesse as configurações do Android e busque pelo menu de segurança. Em seguida, encontre e ative a opção “Fontes desconhecidas”. Em celulares da Samsung, o menu tem o nome “Instalar apps desconhecidos”.

... 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">

Acesse as configurações de segurança do Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Se o seu aparelho rodar o Android O ou superior, é preciso ainda escolher qual aplicativo tem permissão para baixar e instalar APKs. Selecione o seu navegador preferido e ligue a chave “Permitir desta fonte”.

Escolha o app permitido para baixar APK se você usa Android Oreo ou superior (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em seguida, abra o navegador com permissão liberada e acesse o site oficial do Videoder (www.videoder.net). Clique em “Download app” e confirme a escolha no pop-up para começar a baixar.

Baixe o Videoder no site oficial em formato APK (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Ao fim da transferência, toque na notificação de download para iniciar o instalador do pacote. Toque em “Instalar”.

Instale o APK no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Aguarde alguns segundos até o fim do procedimento. Em seguida, toque em “Abrir” para acessar o Videoder no celular. O atalho do aplicativo estará disponível na tela de apps do aparelho, junto com outros apps baixados da Play Store.

Abra o aplicativo após a instalação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Após a instalação bem-sucedida do Videoder, é importante revogar a permissão concedida para baixar apps de fora da loja do Android. Ao desativar a função, o usuário evita que o aparelho fique exposto a ataques que forçam o download de vírus em sites infectados. Ao mesmo tempo, o app baixado permanece funcionando sem problemas. Volte às configurações de fontes desconhecidas e cancele a permissão.

Desative a permissão para baixar APK no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Spotify ou Deezer? Usuários opinam no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo