O Facebook Watch, nova plataforma de vídeo dentro da própria rede social, foi lançado para todos os países nesta quarta-feira (29). Antes do anúncio, o serviço estava disponível apenas nos Estados Unidos. Concorrente do YouTube, a ferramenta reúne um conteúdo diversificado, desde vídeos de amigos até páginas famosas.

O Facebook Watch poderá ser acessado pelo computador ou nos aplicativos do Facebook para celular com iOS (iPhone) e Android. Também é possível acessá-lo na Apple TV, Samsung Smart TV, Amazon Fire TV, Android TV, Xbox One e Oculus TV.

Facebook Watch será disponibilizado para todos os países (Foto: Divulgação / Facebook)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona?

O serviço é uma plataforma de vídeos dentro do Facebook que mostra em um Feed diversos vídeos de criadores de conteúdo. Basta tocar e/ou clicar no botão com símbolo de Play chamado “Watchlist”, localizado no menu superior entre os ícones de Marktplace e notificações, no smartphone com iOS ou Android. O recurso também pode ser encontrado no menu geral, logo abaixo do item “Amigos”.

Há várias categorias no serviço, como entretenimento, esportes e notícias. O usuário pode personalizar o seu próprio Watchlist, um Feed com vídeos recentes das pessoas que o usuário segue. Para isso, é preciso seguir

... ou remover páginas da sua lista da ferramenta. A plataforma também permite salvar vídeos no Feed de notícias para depois assisti-lo no Watch.

Desde o seu lançamento, o serviço passou por várias atualizações para torná-lo mais social, como mostrar os vídeos que amigos curtiram ou compartilharam. Fazem parte dos updates também a possibilidade de páginas participarem da novidade e programas com participação da audiência.

"Lançamos o Watch nos EUA há um ano para oferecer às pessoas um lugar no Facebook para encontrar programas e criadores de vídeos que elas adoram e para iniciar conversas com amigos, outros fãs e até mesmo com os próprios criadores", explica Fidji Simo, vice-presidente de vídeo do Facebook, em comunidado oficial.

No futuro, o serviço pode receber outras novidades: Watch Parties Premieres e vídeos focados na participação da audiência, além de mais investimento na transmissão ao vivo.

Como tirar vírus do Facebook? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo