Sistemas como MS-DOS, Windows 3.11, Windows 95 e XP são considerados clássicos nos computadores. E todos têm mais um elemento em comum: eram recheados de bons jogos, que divertiam mesmo em uma época em que os gráficos não eram tão impressionantes assim. Seja por suas jogabilidades únicas, multiplayer divertido, inovações tecnológicas em outras áreas e por aí vai. Quais eram estes títulos? Na lista a seguir você confere 10 deles, que bombavam entre o final dos anos 80 e anos 90.

UFO: Enemy Unknown (1994)

Parte da série hoje conhecida como XCOM, o game UFO: Enemy Unknown trazia jogabilidade de estratégia em turnos, com combate contra aliens, administração de base e mais elementos interativos. O realismo das ações, apesar de lidar com um cenário improvável, era grande destaque.

UFO: Enemy Unknown (Foto: Reprodução/AbandonWare)

Doom (1993)

Apesar de não ser o primeiro do seu gênero, Doom fez um enorme sucesso na época do MS-DOS, por ser um jogo de tiro capaz de divertir vários tipos de pessoas, seja por conta de seu gráfico avançado da época, por conta da jogabilidade rápida, ou seu multiplayer, recheado de diversão.

... 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">

Doom (Foto: Reprodução/OLD PC Gaming)

Para quem curtia aventuras mais simples, jogos como Ski Free serviam bem. O título é um dos mais conhecidos para computadores até hoje. Ele simplesmente te coloca no controle de um esquiador, que precisa descer a montanha e fugir do monstro das neves. Simples e divertido.

Ski Free (Foto: Divulgação/Microsoft Game Studios)

Castle of the Winds (1993)

Castle of the Winds é um jogo clássico e no estilo "rogue like", um dos primeiros do tipo, que foi lançado em 1993. Ele apresenta os conceitos do gênero, com mapas que sempre se diferem a cada jogada e que você pode perder tudo se morrer. Chamou a atenção na época por sua simplicidade, ainda que variado.

Castle of the Winds (Foto: Reprodução/Classic Reload)

Columns (1990)

Apesar do nome, Columns não é uma versão para computadores do jogo que fez sucesso no Mega Drive. Ele é, sim, uma espécie de clone de Tetris, que não era licenciado, mas era uma das únicas opções para jogar o famoso jogo no PC, na época em que foi lançado. Fez sucesso justamente por isso.

Columns (Foto: Reprodução/Classic Retro Games)

Warcraft: Orcs & Humans (1994)

Absoluto clássico da Blizzard, Warcraft: Orcs & Humans trouxe para o mundo a série que definiu gerações, apresentando combate e estratégia em tempo real, mas em um cenário de fantasia, com orcs, humanos, elfos, anões, entre outras raças, que lutavam pela supremacia de cada mapa.

Warcraft: Orcs & Humans (Foto: Divulgação/Blizzard)

SimCity (1989)

E por falar em clássicos, SimCity é outro que marcou época nos antigos computadores, por ser um simulador de cidades realista e completo. Construa sua cidade, administre sua população e lide com as consequências de seus atos ou tragédias naturais, que podem acontecer ou não!

SimCity (Foto: Reprodução/AbandonWare)

Prince of Persia é um dos jogos mais famosos da Ubisoft, ainda que não tenha mais jogos atuais sendo lançados. Mas nem por isso ele deve deixar de ser lembrado, já que foi um dos games mais populares da época do MS-DOS, com direito a gráficos de movimentação extremamente realistas para seu tempo, em uma aventura de plataforma 2D, com bastante ação.

Prince of Persia (Foto: Reprodução/AbandonWare)

Maniac Mansion (1987)

Maniac Mansion é um dos grandes representantes do gênero de "adventure" e também um de seus primeiros. Ele é mais uma obra da antiga Lucasfilm Games, trazendo uma aventura de ficção científica e horror, mostrando um grupo de pessoas que tenta escapar de ameaças em uma mansão.

Maniac Mansion (Foto: Reprodução/AbandonWare)

Unreal Tournament (1999)

Unreal Tournament é um dos jogos mais recentes desta lista e também um enorme sucesso do Windows XP, quando foi lançado pela primeira vez – e também no MS-DOS! Se Doom popularizou os jogos de tiro em primeira pessoa no computador, Unreal Tournament foi além e trouxe ainda mais ação e partidas multiplayer ainda mais agitadas para os fãs, virando um clássico instantâneo.

Unreal Tournament (Foto: Reprodução/Gaming Retro)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo