Pokémon é uma das séries mais populares e clássicas da Nintendo. Foi no Nintendo DS que os monstrinhos de bolso deram um enorme salto, com mudanças na jogabilidade, perspectiva e visual. Por isso, o TechTudo preparou uma lista para relembrar os melhores jogos da franquia neste portátil, como Pokémon Black 2 e Pokémon White 2.

Saiba como vai ser Pokémon Go, game para pegar monstrinhos na vida real

Pokémon Diamond, Pearl e Platinum

Lançado em 2006 e 2007 no Japão e ocidente, respectivamente, Pokémon Pearl e Diamond foram os primeiros jogos da série para o Nintendo DS. As versões não apenas marcaram o começo da quarta geração da franquia, mas também trouxeram novas perspectivas para os fãs, literalmente. Os novos games combinaram gráficos 2D com 3D e apresentaram animações inéditas e cenários mais coloridos, vibrantes e caprichados.

Dialga, Palkia e Giratina são os lendários de Pokémon Pearl, Diamond e Platinum (Foto: Reprodução/Youtube)

Os títulos introduziram a nova região, Sinnoh, e mais 107 novos Pokémon, incluindo alguns inéditos, como os lendários Dialga, Palkia e Giratina. Pokémon Pearl e Diamond ultrapassaram as vendas de Gold e Silver, e fizeram mais sucesso que alguns dos predecessores no GBA. Em 2008, chegou Pokémon Platinum, que uniu os elementos de ambos os games.

Pokémon Black e White

As versões Black e White foram o grande ápice da saga no Nintendo DS. Apesar de não contarem com tantas inovações como os anteriores, os títulos atualizaram vários aspectos para a nova geração. Os games se passam no continente de Unova e trazem uma nova organização, o Team Plasma, que tem como objetivo libertar os Pokémon das pessoas e alega que os humanos só irão machucá-los. As tramas focam nesta relação, com destaque para o misterioso personagem “N”.

Pokémon Black e White introduziu um personagem misterioso e novos lendários (Foto: Reprodução/Youtube)

Os títulos chegaram ao Nintendo DS em 2010 com novas funcionalidades, como o Dream World, mini game online em que o jogador podia capturar Pokémon por meio do site oficial, e 156 novas criaturas. Os lendários também eram exclusivos para cada versão, Reshiram em Black e Zekrom na White, além de Kyurem, Pokémon lendário que fecha o trio de maior destaque dos games.

Pokémon Heart Gold e Soul Silver

Pokémon Heart Gold e Soul Silver são remakes para comemorar os dez anos dos originais Gold e Silver, e unem o fator nostalgia com todos os elementos novos e aprimorados do games de Nintendo DS. Além disso, os jogos resgatam pequenos detalhes dos anteriores, como de Pokémon Yellow, e permite que os jogadores tirem os monstrinhos do bolso para andar com eles pelo mapa.

Os remakes de Gold e Silver são uns dos melhores games da série para Nintendo DS (Foto: Reprodução/Youtube)

Os jogos recontam a jornada pelo continente de Johto e seguem a mesma direção dos originais, com poucas alterações. Heart Gold e Soul Silver também incluem alguns aspectos da versão Crystal e permitem conexão com Diamond, Pearl e Platinum para trocar Pokémon das regiões de Johto, Kanto e Sinnoh. Além de Ho-Oh e Lugia, há também os lendários Groudon e Kyogre de Ruby, Sapphire e Emerald.

Pokémon Conquest

Pokémon Conquest chegou ao ocidente em 2012 como um crossover entre Pokémon e Nobunaga’s Ambition, série bem popular no Japão. O título também merece destaque na lista por trazer a proposta inovadora, que sai do tradicional RPG para explorar um jogo mais estratégico e histórico.

Pokémon Conquest é um spin-off inusitado que deu muito certo (Foto: Reprodução/Youtube)

O game é focado nos conflitos do Japão na era feudal, em que os lordes disputavam regiões em grandes combates. Neste game, os exércitos são trocados pelos Pokémon, o que insere os monstrinhos do RPG em verdadeiras lutas estratégicas. Com jogabilidade desafiadora e combinação inusitada que se desenvolve muito bem, Pokémon Conquest está entre os melhores spin-off da série.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnolo

... gia no Android ou iPhone

Pokémon Black 2 e White 2

Após o enorme sucesso dos primeiros games, Pokémon Black 2 e White 2 foram lançados em 2012 no Nintendo DS. Os jogos se passam dois anos após os eventos dos primeiros, ainda em Unova, e fecham a história de “N” com um final emocionante. Há também a introdução da fusão dos Pokémon lendários Reshiram e Zekrom com Kyurem, que cria Black Kyurem e White Kyurem.

Pokémon Black e White 2 encerra a saga de "N" e do Team Plasma com um final emocionante (Foto: Reprodução/Youtube)

Apesar da jogabilidade permanecer praticamente a mesma, os jogo trazem o dobro de Pokémon capturáveis se comparados às primeiras versões. Também há compatibilidade com aplicativos do 3DS, como Pokémon Dream Radar e a Pokédex 3D Pro. Cada versão tem áreas exclusivas com batalhas, como Black City e White Forest, além do Pokémon World Tournament, competição em que os jogadores podem disputar lutas com treinadores famosos, como Giovanni, Lance, Red e Misty.

Pokémon Ranger Guardian Signs

Diferente dos demais jogos da série, Pokémon Ranger é um RPG de ação com o sistema de captura que usa a tela sensível do Nintendo DS. Lançado em 2010, Guardian Signs é o terceiro spin-off da série e sequência de Pokémon Ranger: Shadows of Almia. Apesar de mais casual, é divertido e traz novidades.

Pokémon Ranger Guardian Signs é um carismático e divertido spin-off da série (Foto: Reprodução/Youtube)

O game coloca o jogador no papel de um Pokémon Ranger na região de Oblivia. Ele precisa investigar o grupo de criminosos Pokémon Pinchers, que tem a intenção de controlar o local. O sistema de captura é dinâmico, e o jogador deve desenhar circulos ao redor dos Pokémon com a caneta do Nintendo DS. Pokémon Ranger conta com várias missões e a lista extensa de Pokémon capturáveis.

Pokemon Mystery Dungeon: Explorers of Sky

Lançado em 2009, Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of the Sky é o quinto jogo da série de spin-offs, sequência de Pokemon Mistery Dungeon: Explorers of Time and Explorers of Darkness. O game é um dungeon crawler com história e diálogos bem trabalhados, além de ótima trilha sonora. Ele ainda pega elementos dos jogos anteriores e os aprimora, acrescentando também alguns adicionais, como novas dungeons e mais níveis de dificuldade.

Pokémon Mystery Dungeon: Explorers of Sky é um ótimo dungeon crawler e spin-off da série (Foto: Reprodução/Youtube)

O jogador assume o papel do humano transformado em Pokémon. O teste de personalidade no começo do game determina qual monstrinho será, entre Bulbasaur, Charmander, Squirtle, Riolu e muitos outros. Ao lado dos companheiros, o jogador fará uma jornada por várias dungeons e aventuras.

Pokémon X & Y atenderam as suas expectativas? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo