Pokémon Go é um jogo completamente online para aparelhos Android, iPhone e iPad (iOS). Para funcionar, ele precisa de uma conexão constante e ativa no smartphone do usuário – o que pode causar indisponibilidade técnica por alguns momentos, seja por problema no servidor ou no próprio aparelho. Assim, o jogo pode nem abrir, ou abrir e não aparecer nada no mapa. Conheça as possíveis causas e saiba como resolver:

Quer baixar Pokémon Go logo? Usuários dão dicas no Fórum do TechTudo

Checar redes sociais

Em muitos casos, Pokémon Go pode estar fora do ar para vários usuários, ou até mesmo em mais de um país. Durante o lançamento, por exemplo, ele ficou fora do ar para qualquer um que fosse de fora da Nova Zelândia e Austrália, primeiros países que tiveram acesso ao game. É fácil de checar essas informações por meio de redes sociais.

Pokémon Go pode ter problemas de conexão e erros (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Uma das mais indicadas para isso é o Twitter. No campo de busca, basta escrever o nome “Pokémon Go” para encontrar posts de outras pessoas de todo o lugar do mundo – ou apenas as mais próximas de você. Pelo teor das mensagens, é possível saber se o problema permanece e se ocorre com todos.

Verificar sinal de dados e GPS

Como necessita de conexão constante, Pokémon Go não funciona sem uma rede de dados 3G, 4G ou sinal Wi-Fi. Verifique se o seu telefone tem uma conexão ativa e até mesmo se está com créditos, para caso de usuários de planos pré-pagos.

Pokémon Go precisa de GPS constante para verificar movimentação (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Mas, além da rede de dados, o jogo também requer sinal ativo e forte de GPS para funcionar, já que acompanha os movimentos do jogador pelo mapa. Locais como metrô, dentro de elevadores ou outros mais fechados podem trazer dificuldades no funcionamento.

Reiniciar o aplicativo

Se a falta de conexão persistir ou se ocorrer alguma travada durante o jogo, uma boa ideia é reiniciar o aplicativo, seja no Android ou no iOS. Mas é preciso reiniciar totalmente para que a dica faça efeito.

Tente reiniciar Pokémon Go para tentar de novo (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

No iOS, toque duas vezes no botão de Home do iPhone e deslize o app para cima. No Android, é preciso tocar duas vezes no botão quadrado das softkeys e encerrar Pokémon Go por lá.

Reiniciar o aparelho

De vez em quando, a conexão do celular trava mesmo com os dados ativos e, assim, reiniciar Pokémon Go não deve resolver a falta de rede. Para isso, reinicie totalmente o celular, que pode ajudar de alguma forma.

... -06-07-16-15-03-191.jpg" width="695">Reiniciar o aparelho é outra boa ideia com Pokémon Go (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Se preferir, também é possível mantê-lo desligado por alguns segundos, para que a conexão retorne totalmente renovada. Essa dica pode ser combinada com a anterior para efeito mais consistente.

Compatibilidade com o smartphone

Infelizmente Pokémon Go não é compatível com todos os smartphones mais recentes do mercado. Ele não está disponível, por exemplo, para aparelhos que utilizam o sistema Windows Phone.

Pokémon Go pode não ser compatível com seu smartphone (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Outro problema é relatado por usuários Android do smartphone da linha “Zenfone”, que alegam não ter compatibilidade com o jogo por conta do chip de processador Intel dentro destes aparelhos. Esta, porém, é uma realidade que pode mudar no futuro, com atualizações no app. Verifique sempre a compatibilidade do jogo na página do Google Play ou App Store.

Quando Pokémon Go sai oficialmente no Brasil? Usuários respondem no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo