O Instagram admitiu que a plataforma está sendo palco de roubos de contas sistemáticos. A rede social não forneceu números, mas relatos no Twitter e fóruns online como o Reddit dão conta de centenas de perfis foram atingidos, principalmente dos Estados Unidos. De acordo com o Talkwalker, plataforma de análise de dados, as invasões são mencionadas em mais de cinco mil tuítes, feitos por 899 contas diferentes, em um período de apenas sete dias. No Brasil, até o momento, existem poucas reclamações registradas sobre o problema.

Boa parte das contas hackeadas tiveram suas informações vinculadas a um e-mail com domínio russo (.ru) após o roubo. Ainda não se sabe como os invasores obtêm acesso aos perfis, ou se a ação é feita de maneira coordenada por diversas pessoas.

Instagram investiga possível ataque e roubo de contas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Os casos têm mais ou menos a mesma estrutura. Primeiro, o dono real do perfil é deslogado da conta por causa de uma mudança na senha. Ao tentar fazer login novamente, as vítimas recebem a mensagem de que o nome de usuário não existe mais — ou seja, foi alterado. A alteração também é feita na foto de perfil, e-mail e telefone associados à conta.

Problemas eventuais com invasões acontecem o tempo todo, mas o fenômeno mostra um aumento repentin

... o dessas ações. Segundo o Mashable, desde o início do mês, a conta oficial do Instagram no Twitter foi mencionada em 798 publicações com a palavra "hack". No mesmo período de julho, há apenas um mês, foram apenas 40 ocorrências — um aumento de 1.995%.

A publicação oficial do Instagram não dá qualquer explicação sobre a origem desses ataques. O aplicativo do Facebook limitou-se a fornecer orientações de segurança, que incluem criar uma senha forte, configurar autenticação em dois fatores, revogar o acesso de apps à plataforma e realizar processos para recuperação da conta.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo