Uma impressora indicando estar offline pode significar falha na comunicação ente o dispositivo e o computador. O problema pode ser causado por diversos fatores e, por isso, a solução também é diferente para cada um. O erro é simples de resolver, ainda que o conserto possa exigir mais de uma etapa.

Quer comprar uma Impressora barata? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Pensando nisso, o TechTudo reuniu as principais causas do problema e suas respectivas correções. Os passos podem mudar ligeiramente conforme a fabricante, porém, em essência, são os mesmos para marcas como Samsung, Brother, Epson e HP. Os procedimentos foram feitos a partir do Windows 10, mas funcionam também no Windows 7 e 8.1, além de outras versões do sistema.

Verifique as conexões

A principal causa do erro "impressora offline" ocorre por estar desconectada do computador. Verifique se o cabo USB está plugado corretamente, caso sua conexão seja com fio. Se o periférico for wireless, certifique-se de que ele está na mesma rede Wi-Fi do seu PC. Você pode verificar isso no menu da própria impressora, que vai variar de acordo com a marca e modelo utilizados.

Erro de impressora offline pode ser causado por falta de conexão do cabo USB ou rede Wi-Fi (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Também é importante verificar se a impressora está devidamente ligada na tomada. Caso seja uma impressora conectada à rede ou compartilhada, confirme se todos os roteadores e computadores necessários para o funcionamento

... do periférico estão ligados. Cabe ainda avaliar se todos os no-breaks, estabilizadores e filtros de linha estão devidamente acesos.

Mude o status da impressora para online

Se tudo estiver certo com as conexões, tente simplesmente forçar a impressora para ser reconhecida como online. Para isso, primeiramente clique no botão Iniciar e entre nas Configurações. Acesse "Dispositivos" e, na barra lateral à esquerda, selecione "Impressoras e scanners". Clique sobre a impressora offline e aperte o botão "Gerenciar".

Acesso às opções de gerenciamento da impressora offline no Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Na janela que será aberta, clique no botão "Abrir fila de impressão". Agora aperte o menu "Impressora" e desmarque a opção "Usar impressora Offline". Isso fará com que a impressora fique online e volte a reconhecer sua fila de impressão. Nas versões anteriores do Windows, a janela fica dentro do menu "Impressoras e aparelhos de fax".

Procedimento para mudar status da impressora de offline para online (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Execute a solução de problemas

O Windows possui um recurso integrado para verificação de problemas de impressão. Ela analisa aspectos da configuração do periférico e oferece soluções a partir dos erros encontrados. Quando você está tendo dificuldades de encontrar a raiz da falha, executar a ferramenta pode ser um jeito de descobrir rapidamente o que alterar na impressora para fazê-la funcionar.

A funcionalidade também fica no menu "Impressoras e scanners". Da mesma forma que no tópico anterior, você deverá selecionar a impressora que está apresentando o status offline e pressionar o botão "Gerenciar". Nesta janela, clique em "Executar solução de problemas" e aguarde o sistema realizar as verificações.

Ferramenta de solução de problemas do Windows analisando erros na impressora offline (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

A assistente de solução de problemas vai recomendar mudanças que possam resolver o problema de impressora offline. Clique em "Aplicar esta correção" ou, caso julgue que a falha tem outra origem, selecione "Ignorar esta correção". Neste último caso, a ferramenta continuará fornecendo outras sugestões de procedimentos com o dispositivo.

Atualize ou reinstale o driver da impressora

As impressoras costumam funcionar sem que seu driver mais recente esteja instalado, mas algumas funções podem não ser aproveitadas pelo usuário. Caso o software esteja com algum problema, é possível que o aparelho apareça como offline. Entre as possíveis causas estão falhas simples, quedas de energia ou até vírus.

A medida mais simples é atualizar o driver da impressora. Digite "Gerenciador de Dispositivos" na Barra de Tarefas e selecione a ferramenta. Depois expanda a opção "Impressoras", selecione o modelo, clique com o botão direito do mouse e aperte em "Atualizar driver". Na tela que abrir, escolha a opção "Pesquisar automaticamente o software de driver atualizado".

Atualização de driver de impressora a partir do Gerenciador de Dispositivos do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Se isso não funcionar, desinstale e reinstale o driver da impressora. Primeiro, desconecte o aparelho do computador, seja via USB ou Wi-Fi. Depois acesse "Configurações", vá em "Dispositivos" e entre em "Impressoras e Scanners". Selecione a impressora e aperte o botão "Remover dispositivo". Depois, pressione "Sim" para confirmar a operação.

Remoção de driver da impressora no Windows 10 (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Reinicie o computador, conecte novamente a impressora e instale novamente o driver, que pode ser baixado no site da fabricante do dispositivo.

Limpe a fila de impressão

Se você cancelou uma impressão enquanto a impressora estava offiline, na hora mandar imprimir outro arquivo pode ocorrer de a nova fila ser identificada também como offline. Nesse caso, é preciso limpar o spooler de impressão para recomeçar o trabalho.

Digite "services.msc" (sem as aspas) no campo de pesquisa da Barra de Tarefas e selecione a ferramenta "Serviços". Localize a opção "Spooler de impressão", clique com o botão direito do mouse sobre ela e pressione "Parar".

Paralisação da fila de impressão no Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Pressione simultaneamente as teclas Windows e "R" para abrir o "Executar". Insira o endereço "C:\Windows\System32\Spool\PRINTERS" (sem as aspas) e aperte Enter. Apague todos os arquivos da pasta "Printers" e retorne à janela de serviços. Clique com o botão direito do mouse em "Spooler de impressão" e entre em "Iniciar".

Limpeza do spooler de impressão no Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Qual a melhor impressora boa e barata? Saiba no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo