Dragon Ball FighterZ trouxe uma das experiências mais completas e refinadas baseadas no clássico desenho animado, não só por sua jogabilidade precisa e belos gráficos, mas também pela grande atenção aos mínimos detalhes. Desde as cenas Dramatic Finish que reproduzem momentos épicos do anime com extrema fidelidade ao final de certas lutas até pequenas referências a títulos menos conhecidos da série a piadas internas de fãs. Confira algumas dessas curiosidades em Dragon Ball FighterZ para PS4, Xbox One, Switch e PC.

Dramatic Finish com cenas do anime

Um dos detalhes que mais agradou aos fãs de Dragon Ball Z no game foram as finalizações Dramatic Finish, cenas especiais tiradas direto do desenho animado que surgem no final de batalhas entre personagens específicos quando certas condições são realizadas. Por exemplo, ao jogar com Gohan (Jovem) e vencer Cell no cenário Arena Torneio de Cell, sem que Goku esteja em um dos times, é possível ver a cena em que Gohan derrota o vilão com apoio de seu pai, conhecido como o "KameHameHa de Pai e Filho".

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O KameHameHa de Pai e Filho é um dos Dramatic Finish mais marcantes de Dragon Ball FighterZ (Foto: Reprodução/Pinterest)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Corp

... os bizarros

Durante os golpes especiais de cada personagem a câmera muda da tradicional perspectiva lateral para explorar ângulos melhores, porém há um detalhe sobre essas mudanças que jogadores apenas conseguiram descobrir com a ajuda de mods na versão PC. Para manter o efeito dramático e proporção em certos ângulos os corpos dos lutadores muitas vezes ficam deformados com mãos ou pés gigantes.

Fora de um ângulo dramático os corpos dos lutadores de Dragon Ball FighterZ ficam deformados durante os especiais (Foto: Reprodução/Reddit)

Cenas engraçadas

Um detalhe bem divertido colocado no modo história do game são cenas inusitadas entre os personagens que algumas vezes tocam em temas muito comentados pelos fãs e em outras imaginam cenas engraçadas entre personagens que nunca se encontraram. Entre alguns exemplos há Goku quando tenta imaginar qual seria o nome de sua fusão com Gohan, Gotenks que tenta ensinar Nappa a virar super sayajin e uma série de cenas hilariantes com as Forças Especiais Ginyu e suas poses.

Dragon Ball FighterZ é repleto de cenas engraçadas como quando Goku tenta descobrir qual seria o nome de sua fusão com Gohan (Foto: Reprodução/RabidRetrospectGames)

Vingança de Yamcha

A cena da morte de Yamcha em Dragon Ball Z é um momento triste na série mas a comunidade de fãs na internet acabou por torná-lo uma espécie de piada sobre o personagem ser visto como muito fraco, algo referenciado até mesmo no recente Dragon Ball Super. No entanto FighterZ permitiu que Yamcha tivesse sua vingança ao repetir a luta contra Nappa e seus Saibaman e derrotá-lo em um Dramatic Finish que acaba na mesma posição de sua morte, porém com Nappa em seu lugar.

Yamcha finalmente tem sua vingança contra Nappa em Dragon Ball FighterZ (Foto: Reprodução/KnowYourMeme)

Gráficos retrô

Assim que o game foi lançado para PC jogadores começaram a experimentar com a resolução do jogo, uma função que normalmente é focada em exibir imagens mais nítidas em monitores capazes de exibir resoluções maiores. No entanto, alguns fãs descobriram que o jogo possuía suporte também a resoluções mais baixas, as quais ao mexer na opção "Escala de Resolução" deixam os gráficos menos nítidos e com um visual nostálgico que pode lembrar videogames antigos como o Super Nintendo ou o PlayStation One.

Dragon Ball FighterZ em seu "modo retrô" lembra o visual de Super Butouden no Super Nintendo e Ultimate Battle 22 no PSOne (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

A tradição Chibi

Ao invés de um menu tradicional Dragon Ball FighterZ conta com um Lobby para selecionar modos e interagir com outros jogadores em multiplayer e nesta área cada usuário é representado por personagens "chibi" com grandes cabeças em pequenos corpos. Essa forma de representar os personagens vem de uma cena do desenho animado na qual Mr. Satan reconta os eventos de uma forma mentirosa com atores vestindo fantasias com grandes cabeças e foi utilizada também no jogo japonês Dragon Ball Z: Super Butouden 2 de Super Nintendo. Hoje o estilo é usado em vários games da franquia, como Dragon Ball Fusions do Nintendo 3DS.

Dragon Ball FighterZ mantém o estilo chibi que acompanha a série há anos (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

"FighterZ" era um título provisório

O título "FighterZ" pelo qual o game ficou conhecido até hoje era na verdade um nome provisório. Originalmente foram considerados nomes como Dragon Ball Rising e até uma variação de Butouden como Dragon Ball Z: Extreme Butouden do Nintendo 3DS. O nome "Dragon Ball Fighters", com S, foi revelado acidentalmente pela Bandai Namco poucos dias antes do anúncio oficial e desde então permaneceu, apenas com a alteração para Z em "FighterZ" que segundo os produtores significa que o game é o jogo de luta definitivo da série.

Dragon Ball FighterZ era um título provisório mas virou o nome oficial do game (Foto: Reprodução/Reddit)

Cores alternativas

É comum em games de luta que os personagens tenham cores alternativas para se diferenciarem quando os dois jogadores escolhem um mesmo lutador porém costumam ser palhetas aleatórias. Em Dragon Ball FighterZ várias das cores alternativas fazem referências a outros personagens ou diferentes momentos de um lutador. Gohan com as roupas de Piccolo que usou no arco de Cell, Goku com sua roupa roxa de quando ainda era criança em Dragon Ball, Vegeta com as cores que apareceu inicialmente em Dragon Ball Z, entre outras.

As cores alternativas de Dragon Ball FighterZ fazem referência a vários momentos da série (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Zoeira entre Bandai Namco e Arc System

Nesses tempos de mídias sociais muitas empresas assumem personalidades descoladas em seus perfis para se aproximar dos fãs e esse é o exemplo do Twitter da Bandai Namco que publicou Dragon Ball FighterZ e a Arc System Works que produziu o game. As empresas conversam entre si sobre o jogo, fazem piadas, se provocam e muitas vezes usam piadas internas de fãs como é o caso do "Lord Yamcha".

Bandai Namco e Arc System Works trocam zoeiras no Twitter sobre Dragon Ball FighterZ (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Segredos desenterrados

Mais um passatempo dos jogadores de PC com o game foi a atividade de "data mining", uma mineração de dados que busca encontrar segredos deixados nos arquivos do jogo. Havia tanto conteúdo escondido em Dragon Ball FighterZ que praticamente todas as suas surpresas foram descobertas antes de serem anunciadas, como personagens que seriam adicionados por DLC e o Dramatic Finish de Trunks contra Zamasu, já que encontraram entre os arquivos do jogo a "Spirit Sword".

Jogadores encontraram vários dados escondidos em Dragon Ball FighterZ, como a espada de Trunks que denunciou a chegada de Zamasu ao game (Foto: Reprodução/DidYouKnowGaming e SergioM3)

Quais são os melhores jogos de Dragon Ball? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo