A Apple não vai mais utilizar modems da Qualcomm em seus próximos iPhones. A informação, divulgada inicialmente pela Cnet, foi dada pelo diretor financeiro da Qualcomm, George Davis. Segundo o executivo, "a Apple pretende usar exclusivamente os modems de nossos concorrentes em vez de nossos modems no próximo lançamento do iPhone”, o que poderia indicar que a companhia comandada por Tim Cook deve focar nos chips da Intel para os sucessores do iPhone X e iPhone 8.

Nas vésperas da chegada da Internet 5G, o desafio da Apple passa a ser, então, oferecer uma conexão mais rápida que a de seus concorrentes sem a Qualcomm, que deve lançar seus chips com a tecnologia ainda em 2018 - enquanto a Intel empurrou o lançamento do 5G para o ano que vem. A mudança também poderia significar uma considerável perda de velocidade, já que os modems da Qualcomm são considerados notadamente mais velozes.

Próximos iPhone podem ter modems da Intel e da MediaTek (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

A notícia surge após uma longa batalha judicial entre a Apple e Qualcomm. A briga se iniciou há anos, quando a Qualcomm alegou na Justiça que a gigante de Cupertino estava quebrando diversas de suas patentes. A fabricante do iPhone, por sua vez, passou a questionar a validade destas propriedades intelectuais e, inclusive, processou a empresa por supostamente cobrar taxas “desproporcionalmente altas” pelas patentes.

Vale lembrar que a Apple sempre se dividiu entre chips da Qualcomm

... e da Intel em seus aparelhos desde o lançamento do iPhone 5, que estreou a Internet 4G nos celulares da empresa em 2012. Com a decisão, os próximos aparelhos viriam equipados apenas com modems da Intel ou até mesmo da MediaTek, que também é uma das fabricantes desse tipo de componente.

Nesta semana, um teste de rede 4G da Ookla mostrou que os iPhones atuais são mais lentos que o Galaxy S9, Galaxy S9 e os dois aparelhos da linha Google Pixel 2. Os resultados mostraram que a velocidade média do iPhone X, por exemplo, ficou em 29,7 Mb/s, enquanto os concorrentes ultrapassaram os 30 Mb/s.

Com informações: Cnet e Verge.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo