Dentre os eletrodomésticos inteligentes, as máquinas de lavar roupa smart contam com maior variedade e disponibilidade no mercado brasileiro. Mas o consumidor se pergunta: são tantas evoluções assim? Entre uma máquina tradicional e uma lavadora inteligente, em qual vale a pena investir? O Shoptime responde e dá mais informações.

As lavadoras inteligentes e máquinas lava e seca smart saem na frente em novas tecnologias, inovações, conectividade, performance e em funções para economizar água e energia. Isso não significa que as máquinas de lavar tradicionais não tenham evoluído: elas agregaram algumas das inovações para apresentarem melhor performance e mais economia.

No Brasil, algumas marcas já comercializam lavadoras e máquinas lava e seca inteligentes. Em comum, os modelos possuem conectividade com internet e com aplicativo para smartphone, para serem controladas e monitoradas à distância. Isso abre possibilidade também para conexão com outros dispositivos smart e assistentes virtuais, como Google Assistente e Siri.

Com o controle pelo celular ou assistente, o usuário consegue programar ciclos, iniciar a lavagem, acrescentar um modo de funcionamento ou agendar o horário para ligar o eletrodoméstico. Quando um programa de lavagem se encerra, uma notificação é enviada ao aplicativo ou dispositivo avisando que a roupa já pode ser retirada.

A economia de energia e melhor desempenho são pontos-chave em praticamente todos os aparelhos smart. A tecnologia Digital Inverter, presente em outros eletrodomésticos, pode aparecer nas máquinas para ajudar na economia de energia.

No caso das lavadoras, há também um esforço para promover economia de água. Alguns modelos contam com sensores mais modernos para detectar o peso das roupas e calcular a necessidade de água nas lavagens.

Há tecnologias que vão mais longe: detectam também o tipo de tecido das roupas colocadas no tambor, para sugerir programas específicos de lavagem a fim de melhorar a performance, entregar roupas mais limpas e provocar menos desgaste nas peças.

Pelo painel ou pelo aplicativo, o sistema pode enviar dicas de lavagens, acrescentar novas programações, de acordo com a rotina de uso do equipamento, ou ainda avisar quando é necessário acionar o ciclo de autolimpeza ou chamar a assistência técnica para reparos e revisões.

Nas máquinas tradicionais, já existem diversas funções que buscam a mesma finalidade de economia de energia e água e melhor desempenho. Porém, como dissemos, o emprego de novas tecnologias é mais comedido, de acordo com o nível de evolução de cada modelo.

Funções como lavagem a seco e jato de vapor que elimina ácaros e bactérias, por exemplo, estão presentes em máquinas lava e seca modernas que ainda não são inteligentes e conectadas.

Ao final, a decisão do consumidor depende do quanto pretende investir em sua nova lavadora. Como acontece com todos os aparelhos topo de linha e que embarcam novas tecnologias, eles ainda são mais caros do que as máquinas tradicionais e disponíveis

... em menor variedade.

Como uma lavadora de roupas é item indispensável para ganhar tempo e praticidade em casa, você pode visitar o Shoptime para conhecer modelos de máquinas, incluindo as lavadoras e lava e seca inteligentes, e escolher o seu próximo equipamento.

Você pode comprar pelo site ou baixar o app Shoptime, que tem descontos exclusivos e permite acompanhar a sua entrega, além de muitas outras vantagens.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo