Estudar em casa tem sido uma opção para muitas pessoas que estão de quarentena em prevenção ao coronavírus. Diversas escolas e cursos precisaram se adaptar a esse período e adotaram as aulas online como novo padrão. Além disso, várias plataformas liberaram cursos gratuitos para quem quer ocupar as horas vagas durante a pandemia. No entanto, a modalidade EAD (ensino a distância) pode ser novidade para muitas pessoas e um grande desafio para os estudantes, que precisam manter a produtividade.

Além de hábitos comportamentais que ajudam a manter o bom desempenho, como a criação de uma rotina, é possível recorrer a diversas ferramentas para deixar os estudos mais eficientes. Você pode, por exemplo, estudar em grupo por meio de videoconferências e bloquear distrações na Internet. A seguir, confira sete dicas para aumentar sua produtividade estudando online em casa.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: home office: veja ferramentas para trabalhar em casa no coronavírus

1. Bloquear outros conteúdos na Internet

Bloquear sites que podem tirar o foco dos estudos é uma boa saída para garantir o bom rendimento do estudante. O Productivity Owl, por exemplo, é um complemento para Google Chrome que ajuda a acabar com o desperdício de tempo na Internet enquanto você realiza atividades no computador que exijam concentração.

Para utilizar a ferramenta, você deve indicar os sites que precisam ser bloqueados e os que você vai acessar para os estudos. Caso tente abrir uma URL bloqueada, uma coruja mostra um alerta para que você volte às suas tarefas. Além disso, é possível definir um tempo de visita aos sites que você decidiu bloquear por tirarem sua atenção.

2. Criar uma rotina com horários fixos e um planejamento semanal

Determinar uma rotina diária de estudos é um ponto muito importante para garantir um bom resultado e, para ajudar nesta organização, você pode recorrer a aplicativos e sites específicos. Uma boa opção é o Aprovado (aprovadoapp.com.br), ferramenta voltada para planejar e mensurar os estudos. Também disponível para Android e iPhone (iOS), ele permite criar uma agenda própria, organizar as atividades em matérias e conteúdos, contabilizar as horas de estudo, monitorar o desempenho, manter um histórico acadêmico e analisar graficamente o resultado.

3. Criar uma lista de tarefas, com compromissos, provas e trabalhos

Organizar uma lista com todas as tarefas como provas e trabalhos do dia pode ajudar muito quando o assunto é produtividade. Em vez de usar um planner ou bloco de papel, você pode aproveitar o aplicativo Any.do, que é uma boa opção para organizar os afazeres. Trata-se de um gerenciador de tarefas e listas gratuito para Android e iPhone e compatível com Chrome e Safari. Com interface intuitiva, o app é fácil de usar, permitindo adiciona novas notas por texto ou voz. Ao executar cada tarefa, o usuário pode riscá-la, como faria em um caderno, eliminando-a da lista.

4. Separar um lugar da casa para os estudos

Escolher um lugar específico da sua casa apenas para se dedicar aos estudos melhora o aprendizado e ainda otimiza o tempo. Você vai precisar de um ambiente tranquilo com uma mesa ou escrivaninha, boa iluminação, cadeira confortável e seu material para os estudos, como livros, cadernos, apostilas, notebook, entre outros. O espaço escolhido para estudar pode ser dentro do seu próprio quarto, caso sua residência não conte com um escritório. Vale lembrar que ambientes como sala e cozinha devem ser evitados, pois, é mais difícil se concentrar dentro desses cômodos.

5. Fazer estudos em grupo

...

Estudar com um grupo de amigos ou até mesmo professores é uma ótima opção para incentivar o aprendizado, pois a troca de experiências e informações é sempre enriquecedora. Em tempos de reclusão social, um bom jeito de estar em contato com outras pessoas é por meio de plataformas online ou aplicativos como o Microsoft Teams e o Zoom. Ambos são gratuitos e permitem que os usuários conversem, por meio de videoconferências, com várias pessoas ao mesmo tempo.

6. Avaliar o progresso em sites de questões

Utilizar sites voltados para questões de provas de vestibular ou demais concursos é uma excelente ajuda para os estudantes em geral. Assim, você pode avaliar seus conhecimentos e ver se, de fato, aprendeu o conteúdo. Uma opção para quem vai prestar o ENEM 2020 é o site Questões Enem (questoesenem.ebc.com.br). A ferramenta disponibiliza questões do Exame Nacional do Ensino Médio de 2009 a 2019 para que o aluno realize testes e verifique o progresso do aprendizado, bem como seus conhecimentos em cada área.

7. Estabelecer um horário fixo para os estudos

Separe uma parte do seu dia exclusivamente para se dedicar aos estudos. Fixar um horário ajuda a criar o hábito de estudar sempre em um mesmo período. É interessante, também, levar em consideração qual o momento do dia em que você costuma ser mais produtivo, manhã ou noite, por exemplo.

Outra dica é dividir o horário em blocos de estudo e determinar um momento para um intervalo. Fazer uma pausa e depois voltar a estudar novamente torna o estudo mais eficaz. Você pode usar este pequeno tempo de descanso para se levantar, beber água ou até mesmo fazer um lanche.

Coronavírus: como limpar o celular? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo