O Freedom é um app para iPhone (iOS) com foco em diminuir o tempo gasto com o celular. Para isso, a ferramenta bloqueia o acesso à redes sociais, mensageiros, entre outros apps e sites que podem atrapalhar a produtividade. O recurso também promete ajudar a se manter saudável, ao reduzir o uso contínuo do dispositivo.

O aplicativo é pago, mas pode ser testado por sete sessões, e está disponível apenas em inglês. Nesse tutorial, o TechTudo mostra como usar o Freedom e ganhar mais tempo livre do smartphone. Saiba mais no passo a passo a seguir.

Freedom é um app para ajudar pessoas a se manterem um tempo longe dos aplicativos que lhe fazem mal (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Passo 1. Baixe e instale o Freedom no seu dispositivo. Abra o aplicativo e, para configurar e decidir quais aplicativos serão bloqueados, vá até a tela “Blocklists". Depois, toque em “Add a blocklist”.

... 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">

Personalize sua lista de bloqueados no app Freedom (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Passo 2. Em seguida, dê um nome para lista de bloqueios. Selecione todos os apps que deseja bloquear, pressionando sobre a chave à direita. Em seguida, toque em “Save”, no canto superior direito da tela.

Personalizando a lista de bloqueio de aplicativos no app Freedom (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Passo 3. Depois, toque em “Start Session”, no canto inferior. Na tela que abrir, aperte em "Blocklists" e depois selecione a lista de bloqueio que você deseja ativar.

Ativando o bloqueio no app Freedom (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Passo 5. Escolha por quanto tempo você deseja que os acessos sejam bloqueados e, para começar, toque em “Start”.

Selecione o tempo de bloqueio do aplicativos no app Freedom (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Passo 6. Pronto, agora os aplicativos selecionados serão bloqueados. Ao tentar abrir um site, por exemplo, o navegador exibirá a mensagem "O URL foi bloqueado por um bloqueador de conteúdo".

Aplicativos bloqueados pelo app Freedom (Foto: Reprodução/Luana Marfim)

Qual rede social você mais usa? Opine no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo