O macOS Catalina, versão mais recente do sistema da Apple para Macs, está causando diversos problemas em computadores desde que foi liberado para download gratuito, há pouco mais de uma semana. Segundo relatos de usuários, bugs no software estariam impedindo o funcionamento de placas de vídeo externas e fazendo sumir conteúdos de e-mails.

Além disso, uma caraterística da atualização pegou algumas pessoas desavisadas: com o fim do suporte a programas em 32 bits, vários aplicativos antigos pararam de funcionar, incluindo o Dropbox, o gerenciador de senhas 1Password e múltiplos antivírus fabricados por Symantec, McAfee, Kaspersky e Avast. A Apple ainda não se pronunciou sobre o caso.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A Apple começou a avisar sobre o fim do suporte a programas de 32 bits há mais de um ano com alertas no Mac e, agora, eles enfim deixam de funcionar. Embora não seja uma falha, a incompatibilidade do macOS Catalina com essa arquitetura tem o potencial de atingir um número grande de usuários. A mudança impacta principalmente softwares comprados há muito tempo ou apps grátis menos conhecidos e que não têm muitas atualizações.

A novidade pode afetar também programas de 64 bits que utilizam componentes em 32 bits. Esse é o caso, por exemplo, de versões do Photoshop e de outros apps da Adobe adquiridos antes do lançamento da Adobe Creative Cloud, em 2013. Usuários também relatam que, após a atualização, programas da empresa têm até mesmo dificuldade de serem removidos porque o próprio desinstalador roda em 32 bits.

Designers e demais profissionais criativos também são afetados pelo bug com placas gráficas. No entanto, o problema parece se concentrar em determinadas eGPUs em conjunto com modelos específicos de Macs. Segundo o portal especializado Apple Insider, a imagem pode travar e alguns programas podem congelar quando um Mac Mini está conectado a uma Radeon 570 ou 580, ou a uma Sapphire 570.

Já no Apple Mail, a atualização pode fazer com que conversas não sejam recuperadas e fiquem em branco. O bug pode aparecer também ao mover e-mails entre pastas do programa. Ainda não se sabe se uma correção futura poderá restaurar as mensagens para o lugar de origem.

Como evitar problemas com a atualização

Quem usa o app nativo de e-mail ou uma GPU externa conectada ao Mac deve evitar atualizar o sistema até que uma correção seja liberada pela Apple. Já quem tem programas em 32 bits instalados tem duas opções: descobrir quais são os apps afetados e baixar versões em 64 bits antes de atualizar; ou permanecer no macOS Mojave até que os programas não sejam mais necessários e possam ser dispensados.

O novo sistema operacional, vale lembrar, é marcado pelo fim do iTunes, traz comandos de voz mais avançados e permite usar um iPad como segunda tela. Além disso, ele estreia a plataforma de jogos Apple Arcade e conta

... com monitor de tempo de uso, assim como o iPhone, entre outras novidades. O update é compatível com o MacBook de 12”, MacBook Air, MacBook Pro, iMac e Mac Mini com versões fabricadas a partir de 2012, além do Mac Pro (a partir de 2013) e do iMac Pro.

Quais são as vantagens do macOS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo