O Google Planilhas tem vários modelos prontos para facilitar a organização da vida pessoal. Com design organizado e funcional, os templates englobam aspectos como orçamento, lista de tarefas pendentes, roteiro de viagem e planejamento de eventos, entre outras situações cotidianas. O resultado é economia de tempo para o usuário, que só precisa inserir os dados pessoais em um esquema já formatado para determinada necessidade.

Abaixo, veja como usar sete modelos diferentes de planilhas do Google, a partir da versão web do Google Drive. Aprenda a dominar a ferramenta e planeje sua vida rapidamente.

Saiba como usar sete modelos de planilha do Google e organize sua vida (Foto: Divulgação/Google)

Para encontrar os modelos pré-formatados de planilha, abra o Google Drive e clique no botão "Novo", no canto superior esquerdo da tela. Coloque o cursor sobre "Planilhas Google" e então clique em "Com base em um modelo".

... 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">

Acesso aos modelos prontos de planilha do Google (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Na tela seguinte, o Google mostrará todos os templates disponíveis. Confira em cada um dos tópicos a seguir, qual modelo selecionar e como preencher os campos de forma adequada.

1. Dinheiro

Selecione a planilha "Orçamento mensal" para organizar a vida financeira com base nas receitas e despesas do mês. Ao clicar neste modelo, você verá algumas instruções no topo. Comece com a alteração da célula L8 e insira o quanto você já tem, sem contar com o salário.

Alteração do saldo inicial na planilha de orçamento mensal do Google Drive (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ao descer a tela, é possível encontrar as tabelas "Despesas" e "Renda". Elas têm vários itens comuns, como "Alimentação" ou "Moradia", mas alguns podem não ser apropriados à sua realidade. Para alterar um tópico, clique sobre a célula correspondente e digite um novo nome — neste exemplo, substituímos "Presentes" por "Luz" e "Serviços de utilidade pública" por "Farmácia".

As colunas de descrição e do valor planejado podem ser alteradas, mas não o conteúdo da coluna "Real". Isso vale tanto para a tabela de despesas quanto para a de renda. As mudanças devem ser feitas na página "Transações". Altere a data, coloque o valor, adicione uma descrição e depois escolha a categoria.

Adição e alteração de categorias de despesas e rendas na planilha do Google (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Quando você voltar à página "Resumo", os valores da coluna "Real" estarão atualizados de acordo com a categoria. O Google Planilhas vai somar todas as quantias de uma mesma classificação, além de calcular a diferença entre o gasto esperado e o real, a economia mensal em valores absolutos e percentuais e o saldo final.

Cálculos de gastos e economias feitos pelo template do Google Planilhas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

2. Agenda

O template "Agenda 2018" reúne 13 calendários, um anual e 12 mensais. Neles, você pode fazer pequenas anotações e destacar datas importantes com cores ou fontes diferentes. A planilha é quase uma versão simplificada do Google Agenda, e serve para aqueles que preferem uma interface mais objetiva a recursos avançados.

Planilha do Google de agenda reúne calendários anual e mensais (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

3. Compromissos

Para criar uma lista de pendências para resolver, vá na planilha "Lista de tarefas". Com apenas uma página, o modelo exibe três colunas: data, tarefa e check. Descreva o que você precisa fazer e insira a data limite para realização dessa tarefa. Quando ela for cumprida, basta inserir um "x" na coluna de checklist; a respectiva tarefa automaticamente mudará de formatação e passa a exibir a fonte com risco no meio (tachada).

Planilha de lista de tarefas do Google ajuda a cumprir com obrigações do dia a dia (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

4. Viagem

Caso tenha uma viagem marcada, a planilha "Roteiro de viagem" pode auxiliar a organizar todos os detalhes, desde a partida até à volta. Ela dispõe de campos para inserção de dados do voo (com ou sem escala), lugar (ou lugares) de hospedagem e programação do que fazer em todos os dias. Preencha tudo antes de sair e, durante o passeio, essa planilha poderá ser o único documento aberto.

Modelo de planilha com roteiro de viagem permite incluir voos, hospedagem e programação diária (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

5. Casamento

Esta planilha pode ajudar a organizar um casamento. Ela reúne 21 páginas para organização dos diferentes aspectos da festa, tais como orçamento, lista de convidados, equipe de trabalho, contratação de bufê, aluguel do local, fotógrafo e etc. O usuário pode incluir ou retirar campos em cada tabela, de acordo com a sua necessidade, mas os existentes atendem às expectativas da maioria dos casais.

Planilha do Google de Planejamento de casamento facilita a organização da cerimônia (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O Google não bloqueia a ação de renomear a planilha nem exluir páginas. Assim, o modelo pode ser aproveitado para organização de outros eventos, como uma festa que exija aluguel de som, local e contratação de bufê, mas não precise de tópicos como cabelo, maquiagem, traje e hotel, por exemplo.

6. Programação

A planilha de "Programação" é ideal para quem deseja traçar uma nova rotina. Ao preencher a data na célula ao lado de "Semana de", a tabela será atualizada com as datas apropriadas de segunda a domingo. Por fim, é só preencher sua programação dia após dia, de acordo com os horários. No final da planilha há campos para inserir observações e lista de tarefas.

Planilha de programação permite esquematizar a rotina da semana toda (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

7. Trabalhos escolares

Localizada na seção "Educação", a planilha de "Controle de tarefas" é pensada para responsáveis controlarem a execução dos deveres de casa e trabalhos escolares no geral. Isso não impede, porém, que seja usada pelo próprio aluno para gerenciamento dos seus afazeres, seja ele uma criança, adolescente ou adulto.

Para usar a ferramenta, primeiro se deve abrir a página "Matérias" e inserir todas as disciplinas estudadas, que podem ser do período colegial ou da faculdade. Feito isso, vá à página "Tarefas", selecione a matéria, escreva do que se trata a tarefa, escolha um status, o tempo necessário previsto para realizar o trabalho, data de início e prazo final.

Planilha Controle de tarefas serve para organizar vida escolar ou acadêmica pelo Google Planilhas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Aproveite as dicas, otimize o tempo e não perca compromissos com os modelos de planilhas do Google.

Como relacionar planilhas no Excel? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo