O LG G7 ThinQ é o lançamento da LG, com foco em inteligência artificial. A ficha técnica avançada e a câmera dupla colocam o celular no páreo com os modelos de outras marcas populares, como o Moto Z2 Force. O carro-chefe da Motorola em 2017 chegou com a promessa da tela "inquebrável" e memória RAM de 6 GB – tudo isso por um preço competitivo para o segmento: R$ 2.999.

A seguir, você descobre como a ficha técnica do LG G7 e do Moto Z2 Force se compara, e fica por dentro de qual deles é a melhor escolha para o seu perfil de uso.

Design

O LG G7 ThinQ e o Moto Z2 Force têm propostas bem diferentes. O modelo da LG, que usa o design mais estreito e alto proporcionado pela tela de aspecto 19,5:9, tem um visual mais atual, em virtude da tela de bordas reduzidas e ausência de botões no painel dianteiro. Já o Moto Z2 Force tem uma aparência mais tradicional, com tela larga (16:9) e bordas pronunciadas.

Talvez o detalhe mais chamativo – e polêmico entre os dois – seja o recorte no topo da tela do LG G7, reproduzindo a solução da Apple no iPhone X. No entanto, vale lembrar que a protuberância da câmera nos celulares Moto também já foi criticada por usuários.

Do ponto de vista da resistência, a LG afirma usar o Gorilla Glass 5 para revestir todo o smartphone. Além disso, a marca sul-coreana anunciou que o celular passou por testes intensos de estresse a ponto de garantir selo de resistência e durabilidade designado a equipamentos de uso militar.

Do outro lado, a Motorola usa a chamada “tela inquebrável”, que dá o nome Force ao celular, capaz de, na avaliação da marca, não estilhaçar e não trincar. Em nossos testes iniciais, na época do lançamento, o telefone resistiu a uma queda de 2 metros de altura.

Nas dimensões, o Z2 Force fica com 155,8 x 76 x 6,1 mm e pesa 143 gramas. O G7 é bem mais pesado, a 162 gramas. Os dois celulares têm a certificação IP68, resistindo a imersões em até 1,5 metro de água por, no máximo, 30 minutos.

Tela

... height="11.25px" viewbox="0 0 13 12"> LG G7 ThinQ tem tela 19,5:9 com "topete de iPhone X" que pode ser contornado pelo usuário desligando as partes da tela recortadas pelo entalhe (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Uma das diferenças mais perceptíveis entre os dois celulares está na tela. Embora tenham resoluções equivalentes, Moto Z2 Force e LG G7 ThinQ apresentam aspectos diferentes. O telefone da Motorola tem a proporção 16:9, mais tradicional, em suas 5,5 polegadas; já o G7 apresenta tela mais alongada, no formato 19,5:9, em 6,1 polegadas.

Na resolução, o G7 ThinQ tem 3120 x 1440 pixels, o que resulta em uma densidade de 564 ppi. O Z2 Force, com 2560 x 1440 pixels, atinge 534 ppi, ficando um pouco atrás. Se, para você, a qualidade de imagem e tela são critérios importantes, é bom ter em mente que a diferença de 30 ppi em favor do novo LG não deve ser perceptível, e ambos tendem a oferecer imagens com alta definição.

Com relação ao entalhe no topo da tela do G7, o usuário pode "desligar" as áreas no entorno do recorte, fazendo com que o entalhe efetivamente "desapareça" no topo da tela.

Recorte no topo da tela do LG G7 pode ser "escondido" com recurso nativo (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Processador, memória RAM e armazenamento

Os dois celulares são calçados por processadores avançados da Qualcomm. Entretanto, lançado em 2017, o Moto Z2 Force acaba usando uma geração anterior: o Snapdragon 835, de oito núcleos, e velocidades que chegam a 2,45 GHz. O G7 ThinQ, lançado em 2018, tira proveito do Snapdragon 845, que pode rodar a 2,8 GHz.

Na memória RAM, a Motorola recupera terreno. Com 6 GB, o Z2 Force tem 2 GB a mais do que o LG G7. Essa característica é importante para a fluidez do uso de apps no dia a dia. A memória RAM armazena tudo que o sistema usa enquanto funciona. Mais memória RAM significa maior velocidade para tarefas no smartphone, e também maior conveniência, já que o celular terá mais espaço para guardar o estado de mais aplicativos abertos.

Em todo caso, os dois modelos têm especificações técnicas que não devem decepcionar gamers e usuários mais exigentes.

GamePad do Moto Z2 Force; celular deve rodar jogos com fluidez devido à memória RAM de 6 GB (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O LG G7 ThinQ e o Moto Z2 Force têm a mesma capacidade de armazenamento: são 64 GB de memória interna para aplicativos e arquivos, com a possibilidade de expansão via cartão microSD.

Câmeras

O LG G7 tem um sistema dual camera de 16 megapixels, oferecendo lente grande angular (f/1.9) e teleobjetiva (f/1.6). Entretanto, mais do que a dupla de lentes relativamente abertas para fotos em baixa luminosidade, o G7 destaca-se mesmo pela plataforma de inteligência artificial da LG, chamada de ThinQ. De acordo com a fabricante sul-coreana, essa tecnologia é capaz de automatizar o processo de captura de imagem para gerar a melhor foto possível, além de agregar funções de pesquisa diretamente à interface da câmera – similar ao que a Bixby faz nos celulares da Samsung.

Câmera dupla do LG G7 ThinQ (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

No Z2 Force também há sistema de câmera dupla, mas a abordagem é mais simples. O sensor, que é de 12 megapixels, interage com duas lentes diferentes, ambas com abertura f/2.0 – relativamente mais fechadas que as do G7. O telefone da Motorola não conta com nenhum recurso de inteligência artificial exclusivo associado à câmera.

No painel dianteiro, o G7 segue em vantagem, com sensor de 8 megapixels contra o Z2 Force, equipado com uma câmera para selfies de 5 MP.

Sistema e recursos

Os dois aparelhos têm leitor de impressões digitais, embora o Z2 Force apresente o sensor posicionado no painel dianteiro e o G7 na traseira, perto da câmera. Além da integração com a plataforma ThinQ, o G7 também busca se diferenciar pela promessa de alta qualidade de reprodução de áudio, por meio de uma carcaça cuidadosamente desenhada para servir de caixa de ressonância para o som executado pelos alto-falantes do aparelho.

No Moto Z2 Force, o principal destaque em termos de recursos exclusivos vai para a resistência do celular contra impactos e quedas, inclusive com a promessa da Motorola no sentido de que a tela não estilhaça e não trinca.

Com relação ao sistema operacional, o G7 ThinQ sai da caixa com o Android 8 Oreo, enquanto o Moto Z2 Force, lançado com Android 7 Nougat, pode instalar o novo sistema a partir da atualização já liberada para os usuários brasileiros. O Android 8 Oreo tem como pontos principais o foco em eficiência energética e em segurança.

Preço e disponibilidade

Moto Z2 Force se destaca pela tela "inquebrável" e pela proposta de resistência (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Atualmente, o Moto Z2 Force custa em torno de R$ 2.150 no comércio eletrônico brasileiro. Preço que o coloca em paridade com celulares premium do ano passado – o LG G6 custa a mesma coisa.

O G7 ThinQ, no entanto, ainda é uma incógnita. Embora se saiba que o celular chega oficialmente ao mercado brasileiro em breve, ainda não há datas para que isso aconteça, e nem preços: a LG preferiu não falar em valores no lançamento global do celular.

Qual o melhor celular premium à venda no Brasil? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo