Microsoft Forms é nova ferramenta rival dos formulários do Google para criar questionários e cadastros personalizados online. O app permite criar perguntas de vários formatos diferentes, publicar em um link na web e coletar as respostas em tempo real, com gráficos criados automaticamente.

A novidade, por enquanto, se mantém restrita ao Office 365 comercial, versão por assinatura que abrange as versões Business, Education e Enterprise da plataforma de escritório. Qualquer usuário, porém, pode experimentar o Forms com uma conta de teste empresarial gratuita. Veja abaixo como usar as principais funções do programa no PC.

Veja como usar principais recursos do Microsoft Forms (Foto: Divulgação/Microsoft)

Passo 1. Acesse o Microsoft Forms (https://forms.office.com) no navegador e faça login com uma conta atrelada a uma assinatura Office 365 Business, Education ou Enterprise. Na primeira tela, selecione entre as opções Formulário ou Questionário.

... 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">

Crie um formulário no Microsoft Forms (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Comece escrevendo um título e um subtítulo para o seu formulário. Em seguida, adicione uma pergunta selecionando um dos tipos disponíveis: opção, texto, classificação e data.

Crie uma nova pergunta no Microsoft Forms (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em cada tipo de pergunta há ajustes diferentes para realizar. “Opção” é o formato clássico de pergunta de múltipla escolha, com configuração para uma ou várias alternativas de resposta. É possível também tornar um item obrigatório.

Use perguntas de múltipla escolha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. No tipo de classificação, é possível escolher entre os formatos de estrela e número, com gradação de um a cinco ou de um a dez.

Formato de classificação permite respostas com números ou estrelas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Ao passar o mouse sobre uma pergunta, é possível obter opções básicas como copiar, apagar e mover para cima ou para baixo. Já no menu inferior o Forms permite outros ajustes, como tornar as opções aleatórias ou adicionar um subtítulo.

Configure mais opções de cada pergunta no Microsoft Forms (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Ao terminar, clique em “Compartilhar” para obter um link para responder o formulário. O Microsoft Forms também oferece código QR, código de incorporação e envio automático por e-mail.

Compartilhe o formulário por link, código QR, embed ou e-mail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Na aba “Respostas”, o Microsoft Forms exibe o resultado parcial das informações obtidas. Em perguntas de múltipla escolha, a ferramenta costuma exibir as respostas em gráficos. Além disso, o botão “Abrir no Excel” permite exportar tudo facilmente para uma planilha.

Monitore respostas e abra os dados em uma planilha do Excel (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Questionários

A estrutura de perguntas e respostas se mantém praticamente a mesma na ferramenta de questionários do Microsoft Forms. As principais diferenças estão em adaptações para a sala de aula, já que essa opção é mais voltada para educadores. Nessa modalidade, é possível definir uma alternativa correta a atribuir pontuação a cada resposta certa.

Perguntas de questionários podem ter pontuação e resposta certa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo