Os novos recursos presentes no iOS 10, versão do sistema liberada pela Apple em setembro de 2016, são bastante interessantes. Elas parecem ter agrado parcela importante dos usuários, mas existe uma queixa recorrente entre os fãs da marca: a vida útil da bateria do iPhone após a atualização. As novas funções do sistema operacional parecem aumentar o consumo da bateria do celular, o que pode se tornar um grande inconveniente. Felizmente, há formas de contornar a situação.

iPhone com iOS 10: conheça as funções especiais do novo teclado virtual

Apesar da tentativa de resolver o problema com o aumento da capacidade de bateria no iPhone 7 e iPhone 7 Plus, os usuários de celulares mais antigos e que atualizaram o iOS podem precisar de alguns truques para otimizar a bateria. Se esse é o seu caso, não se preocupe: a seguir, você encontra uma lista com dicas que vão te ajudar a economizar energia e passar mais tempo longe da tomada.

Confira algumas dicas para economizar bateria no iOS 10 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

1. Usar o brilho no modo manual

Apesar de ser mais cômodo deixar o ajuste do brilho da tela no modo automático, fazer essa configuração manualmente pode aumentar a vida útil da bateria. Isso porque a luz usada pela tela é uma das atividades que mais gastam energia nos smartphones.

Vá em "Ajustes" > "Tela e Brilho" > desative a opção “Brilho Automático”. No campo imediatamente acima é possível escolher uma quantidade de brilho que seja suficiente.

Vá em Configurações > Tela e Briho e desmarque a opção Brilho Automático (Foto: Reprodução/Gabriella Fiszman)

2. Limitar as notificações que aparecem na tela e acendem o display

O iOS atualiza o usuário das novidades dos apps a todo momento, mas diversas notificações que aparecem na tela não são tão necessárias. Ao limitá-las, você poderá poupar mais energia do celular e assim fazer com que a bateria dure mais tempo.

Vá em: "Ajustes" > "Notificações" > e ajuste de acordo com a sua preferência.

Desative as notificações desnecessárias (Foto: Reprodução/Gabriella Fiszman)

3. Desativar atualizações em segundo plano

A execução de tarefas em segundo plano significa que as informações nos aplicativos serão atualizadas sempre que houver conexão com a internet. Essa função, no entanto, faz com que o smartphone gaste mais carga, apesar de ser bastante conveniente.

Para escolher quais apps são fundamentais e quais podem ficar sem as atualizações em segundo plano, vá em "Ajustes" > "Geral" > "Atualização em 2º Plano".

... oto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)" height="397" src="//s2.glbimg.com/7ab5o1Bazbi76usjgKzrH6W85TM=/695x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2016/09/29/passo-343.png" width="695">Desative atualizações em segundo plano no iOS 10 (Foto: Reprodução/Gabriella Fiszman)

4. Desativar downloads automáticos

O iOS verifica e instala automaticamente atualizações de aplicativos no iPhone ou iPad. No entanto, existe a opção de desativar esse recurso e fazer as atualizações manualmente.

Vá em "Ajustes" > "iTunes & App Store" e desmarque o item "Atualizações". Você também pode desmarcar os itens "Músicas", "Apps" e "Livros e Audiolivros".

Desmarque a opção Atualizações, conforme ilustra a imagem (Foto: Reprodução/Gabriella Fiszman)

5. Usar fones sem fio

De acordo com as especificações da Apple para o iPhone 7 e iPhone 7 Plus, usar fones sem fio ajuda a poupar a vida da bateria. Isso porque esses fones têm a sua própria bateria e, por isso, não utilizam a carga do telefone – ainda que o consumo seja pequeno. Confira algumas opções de fones sem fio.

Fone de ouvido wireless podem ser uma outra forma de economizar bateria (Foto: Divulgação/Nuheara)

6. Colocar em modo de Economia de Energia

O Modo de Pouca Energia diminui o processamento do iPhone e desativa recursos em segundo plano e alguns efeitos visuais, garantindo até três horas adicionais na bateria. O recurso é interessante para otimizar ao máximo a autonomia do celular, portanto, se você já sabe que vai passar um longo período sem conseguir carregar seu aparelho, se antecipe e utilize esse recurso.

Para acessá-lo, vá em "Ajustes" > "Bateria" e ative o "Modo de Pouca Energia".

Ativar o Modo Energia é uma ótima dica para poupar bateria (Foto: Reprodução/Gabriella Fiszman)

7. Desativar os serviços de GPS

Muitos aplicativos usam o GPS sem que o usuário, e em muitos dos casos esse serviço de localização não é necessário. Caso você queira escolher quais programas podem ter acesso à sua localização – e por consequência, acionar o GPS –, vá em "Ajustes" > "Privacidade" > "Serviços de Localização".

(Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

8. Desativar a pesquisa automática de Wi-Fi

Esta dica impedirá que o seu aparelho procure automaticamente por redes disponíveis. Essa pesquisa pode ser útil em alguns momentos, porém aumenta o consumo de bateria e só deve ser utilizada quando necessário.

Vá em "Ajustes" > "Wi-Fi"  e desmarque "Solicitar Conexão".

Depois de clicar em Wi-Fi, desmarque a opção (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

9. Desabilitar as animações

Desligar as animações do iOS 10 não só vai poupar bateria como também vai evitar tratamentos no dispositivo, uma vez que sem esse recurso o sistema roda com mais facilidade.

Vá em: "Ajustes" > "Geral" > "Acessibilidade" e desmarque "AssistiveTouch".

Desative a opção Assistive Touch, como aponta a imagem (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

10. Ativar o Bluetooth só quando for usá-lo

Alguns usuários deixam o Bluetooth ativado para facilitar a localização de dispositivos compatíveis. Só que mesmo quando não há nenhum aparelho conectado, o celular continua buscando o sinal de outros gadgets de tempos em tempos. Isso faz com que o consumo de energia aumente, por isso a dica é ligar a função apenas quando for usá-la.

Vá em "Ajustes" > "Bluetooth" e desative a chave, conforme a imagem abaixo.

Desative o Bluetooth quando não estiver usando (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Também é possível acessar o ajustes pelo "Centro de Controle": arraste o dedo de baixo para cima, em qualquer tela, e o ícone de Bluetooth estará entre as opções na caixa de controle que vai surgir.

Um bônus: coloque em Modo Avião em casos extremos

Ao colocar o dispositivo em Modo Avião, o recurso corta toda a comunicação por ondas eletromagnéticas, como Wi-Fi, Bluetooth e rádio, que são os grandes vilões na drenagem de carga do seu smartphone. Por isso, para tentar ganhar mais tempo com o celular sem carregar, vá até "Ajustes" coloque-o em modo avião.

Atualização para o iOS 10, novo sistema da Apple, vale a pena? Opine no Fórum do TechTudo. 

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo