A Qualcomm apresentou, nesta terça-feira (27), a sua mais nova linha de processadores para smartphones. A série Snapdragon 700 traz inteligência artificial como principal atributo, com promessa de levar a tecnologia para celulares mais baratos. Os novos chips prometem entregar para celulares intermediários alguns recursos avançados vistos no processador Snapdragon 845, usado em telefones como o Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus.

O anúncio foi feito durante a MWC 2018, evento que acontece nesta semana em Barcelona, na Espanha. Os primeiros modelos serão entregues às fabricantes ainda no primeiro semestre de 2018. A expectativa é de que os celulares com Snapdragon 700 cheguem entre o final deste ano e o início de 2019.

Qualcomm quer levar inteligência artificial para além dos celulares mais caros (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Os processadores Snapdragon 700 aparecem como um alternativa entre a série 800, que tem o Snapdragon 845 como carro chefe; e pela série 600, liderada pelo Snapdragon 660. A nova linha deve estar presente em smartphones intermediários premium, aqueles com design refinado, recursos extras e um preço um pouco mais em conta – os aparelhos Galaxy A, da Samsung, são um bom exemplo.

Inteligência artificial

Para isso, o Snapdragon 700 promete

... aliar alto desempenho, baixo consumo de energia e um trabalho aprimorado para inteligência artificial. Os chips desta série são compatíveis com o Qualcomm AI Engine, um novo motor de IA anunciado durante a MWC. De acordo com a fabricante, os chips desta linha trazem um desempenho até duas vezes melhor em aplicações com algoritmos de aprendizado de máquina, do que o Snapdragon 660.

O processador herda algumas características da linha 800. Uma delas é o Qualcomm Spectra ISP. Esta tecnologia permite utilizar a câmera do aparelho como um sensor de profundidade, para aplicações de realidade aumentada, assim como o escaneamento mais eficiente de rostos. A série também é compatível com o Quick Charge 4+, tecnologia de carregamento rápido que permite recarregar 50% da bateria em cerca de 15 minutos.

Eficiência energética, câmera e conectividade

A promessa é que os processadores da linha 700 tenham até 30% de eficiência no consumo de energia em relação ao Snapdragon 660. Outra tecnologia que está presente é o Bluetooth 5. Com ele, é possível conectar mais de um fone sem fio junto ao celular. Além disso, a linha também será compatível com redes 4G de alta velocidade.

A Qualcomm não dá muitos detalhes em relação à câmera, apenas diz que há algumas melhorias por conta do uso da inteligência artificial. A expectativa é que o processador leve recursos avançados, como mais opções de ajustes no modo manual.

Por enquanto, a fabricante ainda não revelou os modelos de processadores da linha Snapdragon 700. Por isso, ainda não há informações a respeito do número de núcleos e velocidade. A Qualcomm diz apenas que a linha vai estrear novas arquiteturas Qualcomm Spectra ISP, Kryo CPU e Adreno Visual Processing. É esperado que nos próximos dias sejam revelados mais detalhes.

Galaxy S9: o que vocês esperam do lançamento? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo