A Samsung lançou uma curiosa estratégia de marketing para conquistar usuários de iPhone: um site especial chamado iTest que permite experimentar como é ter um celular Galaxy. Na campanha , a empresa sul-coreana permite que o consumidor instale um aplicativo que “transforma” a interface da Apple e a deixa com o mesmo visual de um dos modelos Android com interface One UI.

Ao visitar o site, o usuário é convidado a instalar um atalho na tela inicial iPhone que, ao ser aberto, inicia uma simulação da interface da Samsung com direito a aplicativos, sons e configurações normalmente vistas em smartphones da linha Galaxy. A novidade não é por acaso: o telefone da Apple tem os clientes mais leais do mundo.

O usuário pode ter acesso à lojinha de aplicativos Galaxy Store, personalizar temas e até mesmo acessar mensagens e aplicativos do telefone. As funcionalidades, no entanto, não estão lá. Em vez de mandar ou receber mensagens e ligações, o consumidor se depara com pegadinhas na forma de mensagens promocionais da fabricante.

Ao tentar fazer o download de apps, por exemplo, surgem na tela mensagens que tentam convencer o usuário a adquirir um aparelhos da Samsung. Ao clicar no atalho para o Google, o usuário é conduzido a páginas locais de venda da linha Galaxy S21. Já o aplicativo de câmera exibe um vídeo publicitário que mostra funcionalidades do app de fotografia da Samsung, como o otimizador automático de cena.

Da mesma forma, ao tentar usar o discador do telefone, é possível ouvir apenas uma gravação de caixa postal informando que o número chamado não está disponível, possivelmente porque o contato estaria ocupado explorando as “incríveis vantagens” de seu novo Galaxy S21. A experiência de chamadas inclui também o recebimento de uma ligação que, na verdade, revela uma gravação agradecendo o tour pelo web app e convida o usuário a conhecer melhor o “outro lado”.

A página itest.nz funciona somente em inglês.

Com informações de iTest,

... a target="_blank">9to5Mac e MacRumors

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo