Uma patente da Samsung sugere que celulares da empresa podem ganhar uma função de videochamadas com emojis 3D, uma espécie de “Skype de Animojis”. O documento, obtido pelo Patently Mobile, descreve um sistema de chamadas de vídeo que usa avatares no lugar das imagens reais dos usuários.

O recurso teria o propósito de reduzir o consumo de internet em chats de vídeo, permitindo comunicação fluida mesmo em conexões lentas. Se for implementada, a função deverá ser baseada na tecnologia AR Emoji, lançada com o Galaxy S9.

Samsung poderá lançar um aplicativo de videochamadas com emojis em 3D (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

A patente foi registrada em 2013, mas concedida à Samsung apenas na última semana. Nela, a empresa afirma que “os sistemas de comunicação de vídeo existentes normalmente exigem alta largura de banda e têm alta latência inerente, já que sequências inteiras de imagens precisam ser geradas e compactadas antes de transmitir o sinal para o outro dispositivo”.

De acordo com a companhia, o uso de emojis 3D em videochamadas poderia diminuir consideravelmente a exigência de alta velocidade para entregar uma boa experiência. Isso porque, no lugar de vídeo comprimido, a rede teria que transmitir apenas o modelo 3D dos usuários e a informação de movimento dos rostos. Com menos informação, a conexão precisaria de uma largura de banda menor para oferecer um bom rendimento.

Ao usar apenas avatares em chamadas de vídeo, a Samsung acredita que é

... possível melhorar também a imersão da conversa. Em chamadas comuns, usuários acabam não se olhando diretamente por conta do posicionamento da câmera, algo que seria corrigido virtualmente com uso de emojis.

Emojis em realidade aumentada

Animoji foi introduzido com o iPhone X (Foto: Thássius Veloso)

Emojis 3D, criados com tecnologia de realidade aumentada, ganharam popularidade com o lançamento dos Animojis para iPhone X. O recurso gera animais virtuais que se movem conforme o rosto do usuário. A função se destaca pela precisão dos movimentos, proporcionada pela câmera de profundidade do aparelho.

No Galaxy S9, os AR Emojis têm funcionamento similar, porém são baseados em imagens captadas por uma câmera convencional, sem recurso de profundidade. Atualmente, usuários do smartphone da Samsung podem criar um avatar virtual que imita sua fisionomia para compartilhar GIFs personalizados. Rumores indicam que o recurso deverá permanecer no Galaxy S10. A função, porém, deverá ser aprimorada com o uso de câmera 3D, nos mesmos moldes do iPhone X.

Com informações: Patently Mobile

Qual é o melhor celular top de linha à venda no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo