Ferramentas nativas do Windows trazem funções úteis para liberar memória no PC. Com o tempo de uso, o computador acumula arquivos, jogos e aplicativos que não são mais usados. Essas e outras razões provocam lentidão, fazendo com que a máquina perca espaço e desempenho. Contudo, com as dicas a seguir, não é necessário instalar programas externos no computador para limpar o seu HD.

Veja, na lista abaixo, sete dicas simples para ter mais espaço no seu computador

Aprenda a liberar espaço em computadores com Windows com as dicas a seguir (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

1. Remova programas que você não usa

Muitos programas e aplicativos que você baixou meses ou, até mesmo, anos atrás acabam esquecidos no computador. Sem utilidade, eles ocupam um espaço desnecessário no disco rígido. Por isso, faça uma busca rápida e desinstale programas e jogos ou delete arquivos que já não usa mais. Tome cuidado para não apagar programas fundamentais para o funcionamento do PC.

Passo 1. No Iniciar, digite "Painel de Controle" e tecle "Enter";

... 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">

Abra o Painel de Controle do Windows (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 2. Em programas, clique em "Desinstalar um programa", logo na seção Programas;

Selecione a opção para desinstalar um programa (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 3. Na lista, dê um duplo clique no nome programa ou jogo que deseja remover. Siga os passos pedidos em cada desinstalação para realizá-las.

Clique duas vezes no programa para iniciar o processo de desinstalação (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

2. Faça uma limpeza de disco

Uma limpeza no disco rígido vai deletar os arquivos temporários da Internet, da lixeira, informações de erros do sistema e outros documentos que estão apenas tomando o armazenamento do seu computador.

Passo 1. No menu Iniciar, digite "Meu Computador" e aperte "Enter";

Abra o app Meu Computador no Windows (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 2. Clique no Disco Local com a tecla direita do mouse e selecione "Propriedades";

Clique no Disco Local e depois em "Propriedades" (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 3. Aperte "Limpeza de Disco", opção ao lado do gráfico de memória do PC;

Em Propriedades do Disco Local, clique em "Limpeza de Disco" (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 4. Selecione a caixa ao lado de arquivos a serem deletados e pressione "OK" para confirmar a açaõ. O tempo de espera dependerá da quantidade de arquivos a serem removidos.

Marque os arquivos que deseja deletar do Windows (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

3. Use os arquivos diretamente pela nuvem

A nuvem é um excelente recurso para guardar suas fotos, vídeos e documentos online. No Windows, você pode usar OneDrive, o sistema nativo de armazenamento na nuvem da Microsoft. Após a atualização Fall Creators do Windows 10, o aplicativo recebeu uma função que permite o acesso a todos os seus arquivos sem ter de baixá-los para o HD.

Passo 1. Na barra de tarefas, clique com o botão direito do mouse em cima do ícone do OneDrive e selecione "Configurações";

Abra as configurações do OneDrive no Windows (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 2. Na aba "Configurações", marque a caixa na seção "arquivos sob demanda" e confirme a ação em "OK";

Marque a opção "arquivos sob demanda" no OneDrive (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 3. Na pasta do OneDrive, o ícone azul na seção "status" sinaliza que o arquivo está seguro na nuvem. Caso algum documento ou pasta esteja com um sinal verde, isso significa que está baixado no seu computador. Para deixá-lo somente online, clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e aperte "Liberar espaço".

Clique em "Liberar espaço" para transferir o arquivo para a nuvem do OneDrive (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

4. Delete os arquivos do Windows Update

O Windows mantém uma cópia de todas as atualizações instaladas pelo Windows Update. Mesmo depois da instalação, o sistema operacional não deleta esses arquivos do seu HD. A limpeza pode remover ou compactar essas versões, pois já não são mais necessárias para o PC.

Passo 1. Abra a "Limpeza de Disco", conforme indicado no primeiro item dessa lista, e clique em "Limpar arquivos do sistema";

Em Limpeza de Disco, aperte o ícone "Limpar arquivos do sistema" no Windows (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 2. Marque a caixa "Limpeza do Windows Update" e "Log de atualização do Windows Update". Aperte "OK" para remover os arquivos.

Marque as duas opções acima para deletar os arquivos do Windows Update (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

5. Ative o Sensor de Armazenamento

O Sensor de armazenamento do Windows 10 libera espaço automaticamente deletando todos os arquivos que você não precisa. É uma ferramenta muito útil de manutenção, especialmente para quem esquece com frequência de deletar arquivos temporários ou da lixeira.

Passo 1. No menu Iniciar, digite "Armazenamento" e pressione "Enter";

Abra o app de Armazenamento do Windows 10 (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 2. Ative o "Sensor de Armazenamento";

Clique no ícone acima para ativar o sensor de armazenamento (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 3. Em "Alterar modo de liberar espaço", marque as suas preferências.

Marque as caixas para que os arquivos sejam deletados automaticamente do Windows (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

6. Reduza os pontos de restauração

Múltiplos pontos de restauração do Windows podem acabar tomando muito espaço no PC. Uma solução simples é deletar os mais recentes. Entretanto, lembre-se que, com isso, você terá menos pontos de restauração para corrigir o sistema de erros e corrupções de arquivos.

Passo 1. Abra a ferramenta de "Limpeza de Disco" e clique em "Limpar arquivos do sistema". Na aba "Mais opções", clique na opção limpar, na seção "Restauração do Sistema e Cópias de Sombra";

Clique em "Limpar" para deletar os pontos de restauração recentes do Windows (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 2. Clique em "Excluir" para deletar os pontos mais recentes.

7. Desabilite a hibernação

Pode não parecer, mas o recurso de hibernação do Windows usa uma parte do seu HD. Quando o computador hiberna, a função salva o estado atual do seu computador para que você possa continuar o trabalho de onde parou, e grava o conteúdo da memória RAM no disco rígido. Portanto, desabilitar esse recurso pode liberar parte da memória do seu PC.

Passo 1. No Iniciar, digite "cmd". Abra o "Prompt de Comando" como administrador clicando com a tecla direita do mouse sobre o nome do aplicativo;

Abra o Prompt de Comando como administrador no Windows (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 2. Digite "powercfg /hibernate off" (sem aspas) e tecle "Enter" para desativar a hibernação. Para ativar novamente, escreva "powercfg /hibernate on".

Digite o comando da imagem acima e pressione "Enter" para desativar a hibernação do Windows (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Aproveite as dicas para liberar memória no seu PC sem instalar nenhum programa.

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja dicas no fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo