Kingdom Come: Deliverance, o RPG medieval para download no PS4, Xbox One e PC (via Steam), está repleto de segredos a serem desvendados. A jornada de Henry terá inúmeros obstáculos, dívidas para pagar, nobres para impressionar e habilidades que virão com paciência e persistência. Por isso, preparamos dicas para o game.

A comida tem prazo de validade

Ter um pouco de comida guardada no inventário é importante, levando em conta que algumas viagens serão mais longas que outras. Contudo, todo alimento em Kingdom Come tem um prazo de validade que deve ser respeitado. Não coma nada que esteja abaixo de 50% (o valor é mostrado no inventário). Henry pode se intoxicar e isso terá um impacto negativo em sua saúde - e você precisará de um antidoto para se curar.

Comidas desidratadas duram mais em Kingdom Come: Deliverance (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Uma boa maneira de prevenir isso é estocar comida desidratada, sua durabilidade é maior. Você também pode caçar e cozinhar animais selvagens. Porém, lembre-se de comer somente o necessário para preencher 100 de nourishment. Não coma mais que isso. Henry vai passar mal se ficar estufado e terá um desempenho ruim nos combates.

Pegue lockpicks sem gastar nada

As lockpicks, itens usados para arrombar baús trancados, são meio caras para se comprar no começo do jogo. Entretanto, Henry pode conseguir algumas de graça com NPCs nas cidades de Skalitz e Rattay - e que serão muito úteis para roubar equipamento dos guardas em Talmberg.

... t-media content-media--normal content-photo">

Fale com Miller Peshek para ganhar lockpicks grátis em Kingdom Come: Deliverance (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Durante a missão Unexpected Visit, fale com Fritz. O rapaz dará a Henry algumas lockpicks para abrir o baú de Kunesh. Quando chegar a Rattay, converse com Miller Peshek e peça para que ele ensine Henry a arrombar baús trancados. Nas duas situações você receberá lockpicks grátis.

Ande bem vestido e seja pontual

Os nobres não vão perder tempo com pé rapados, sujos e malvestidos. Se você quer a atenção da nobreza - e até mesmo de cidadãos comuns - terá que andar limpo e arrumado. A reputação é importante em Kingdom Come e é capaz de mudar a opinião das pessoas sobre você. Henry pode intimidar, agradar ou enjoar em uma simples troca de roupa.

Você pode mudar a opinião das pessoas com uma troca de roupa em Kingdom Come: Deliverance (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Você pode roubar bandidos para obter roupas diferentes. Ou saquear a casa de alguns nobres, desde que não seja pego. Se Henry der sorte, poderá encontrar corpos com itens raros em florestas. Use as casas de banho para se manter limpo e lavar as roupas. E não esqueça de ser pontual. Você pode perder objetivos ou fazer a missão falhar se não aparecer no horário combinado. Preste atenção no ciclo de dia e noite.

Guarde itens no seu cavalo

Henry só tem capacidade para carregar um determinado limite de peso e isso atrapalha a sua locomoção - o rapaz fica impossibilitado de correr e usar a viagem rápida. Uma maneira de se livrar do peso extra é deixar os itens com o seu cavalo. No inventário, segure quadrado (PS4) ou X (Xbox One e PC) no item para transferir objetos para o seu animal.

Está pesado? Transfira os itens para o seu cavalo em Kingdom Come: Deliverance (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Use a opção de viagem rápida

O mapa de Kingdom Come é enorme e pode assustar à primeira vista. Mas não se preocupe, Henry não precisa percorrer tantos quilômetros a pé ou a cavalo para chegar ao seu local de destino. No menu, você tem a opção de viagem rápida (fast travel) para cidades que já conhece - desde que não esteja no meio de uma missão ou com sobrepeso.

A opção de viagem rápida evita que você ande por quilômetros em Kingdom Come: Deliverance (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Cuidado com as bebidas alcoólicas

Seja tomando uma cerveja na taverna ou um vinho com os nobres, Henry dificilmente ficará longe de bebidas alcoólicas. Inclusive, o próprio item para salvar o jogo (Saviour Schnapps) possui álcool. Contudo, evite exageros para não sofrer com as consequências de uma ressaca.

O álcool é uma faca de dois gumes em Kingdom Come: Deliverance (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Além disso, se beber demais Henry perderá, por um tempo, 2 pontos em seus atributos. Use o álcool a seu favor. Um pouco pode soltar a língua de Henry e garante bônus temporários de carisma, força e fala. Só tome cuidado, pois o jovem pode se tornar um alcoólatra.

A vida não se regenera durante o combate

Diferentemente de outros RPGs, a vida não se regenera durante o combate em Kingdom Come. Mesmo após as lutas, a recuperação de vida é lenta e realista. Os golpes afetam a sua estamina e para se recuperar Henry precisa dormir ou se em uma casa de banho.

A vida não se regenera durante o combate em Kingdom Come: Deliverance (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Os alimentos ajudam, mas é pouco, e por isso se você está no meio de uma missão e precisa de vida, a melhor coisa a se fazer é usar poções. Você pode comprá-las com um alquimista ou fabricar suas próprias.

Pague suas dívidas

Logo no começo do jogo, Henry vai colecionar algumas dívidas por conta de favores. Afinal, nada vem de graça. Mas não pense que o jogo ficará esperando por você. Lembre-se de pagar o que deve antes que venham bater na sua porta. Nessa situação, Henry terá algumas opções de diálogo para fugir. Se não conseguir, terá de brigar ou dar o que tem para pagar.

Pague suas dívidas antes que venham te cobrar em Kingdom Come: Deliverance (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Aprenda a ler

Um simples camponês não sabe ler nem escrever, mas Henry terá uma chance de aprender. No povoado de Uzhitz, você encontrará um escriba que pode te dar treinamento. Junte 50 Groschen para aprender a lição mais básica e siga os passos da missão para ler um livro em látim.

Os livros podem ajudar Henry a melhorar suas habilidades em Kingdom Come: Deliverance (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Os livros são uma ótima maneira de melhorar as habilidades de Henry (como caça ou alquimia). A leitura também é uma habilidade e precisa ser treinada com o tempo. Cada leitura exige um nível diferente, por isso, verifique os requisitos antes de começar um novo livro.

Fale com todos os personagens

Parece uma dica um tanto clichê, mas essa é a maneira de subir a habilidade de Henry em comunicação. Ele vai liberar novos diálogos e será capaz de convencer as pessoas com mais facilidade. Converse com nobres, camponeses, moradores de rua e pergunte sobre suas vidas, o que eles acham da cidade, o que eles sabem sobre os Cumanos, etc.

Converse com todos para melhorar sua habilidade de fala em Kingdom Come: Deliverance (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Você descobrirá mais sobre a história, vai melhorar a habilidade de Henry e ainda poderá descobrir informações chave para as suas missões. Lembre-se que há mais de uma maneira de se concluir uma missão.

Jogue do seu jeito

Kingdom Come oferece liberdade o suficiente para que você decida qual a melhor maneira de lidar com os objetivos. Quase sempre você terá mais de uma opção para terminar uma missão e nem todas são óbvias - Henry precisa investigar e conversar com pessoas. No final, quem decide é você.

Kingdom Come: Deliverance te dá liberdade para escolher qual caminho você quer seguir (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Henry pode ser um homem honrado, um ladrão, um cara esperto ou obediente ao extremo. Jogue do seu jeito e explore outras alternativas. Entretanto, não esqueça que toda ação tem uma consequência.

A pratica leva a perfeição

Em Kingdom Come, as habilidades só aumentam com a repetição. Ou seja, para ser melhor com a espada você deve usá-la. Para ler livros mais complexos, leia mais. E por aí vai. Outra maneira é pagar alguns instrutores nas cidades para dar ensinar Henry diferentes níveis de habilidades.

A prática leva a perfeição em Kingdom Come: Deliverance (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Se você tiver dinheiro é uma boa alternativa.

Quais os melhores jogos de RPG? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo