A Microsoft parece ter tido uma ideia interessante para aumentar a segurança dos usuários de seus sistemas móveis. O registro de uma patente sugere que o gesto de desbloqueio seja personalizado a partir das características fisiológicas que são únicas das mãos de cada usuário. Elementos como posição dos dedos, tamanho, ângulo, pressão e tempo do toque na tela serão usados para determinar quem está manuseando o dispositivo.

Sony anuncia Xperia C5 Ultra com câmeras de 13 MP e M5 octa-core

Ideia prevê que sistema faça diversas leituras de características únicas das suas mãos durante o gesto de desbloqueio (Foto: Reprodução/USPTO)

Com essa vasta lista de informações, o sistema teria capacidade de monitorar as tentativas de desbloqueio para tentar identificar quem está por trás delas. Segundo a Microsoft, a ideia é que com essas informações biométricas, seja possível criar formas de bloqueio e desbloqueio de dispositivos que sejam mais simples de usar e mais seguras para o usuário.

A segurança está na ideia de que o dispositivo teria capacidade de descobrir se quem está tentando desbloquear a tela é o proprietário do aparelho. A simplicidade está no fato de que todas as informações referentes às mãos do usuário seriam capturadas de forma simples e automática, evitando um processo demorado de configuração.

Ilustração do registro da ideia apresenta a possibilidade de usar a tecnologia no Kinect (Foto: Reprodução/USPTO)

A documentação explica também que esses mesmos parâmetros poderiam ser adaptados a diversos formatos de telas e a outros tipos de dispositivos. Em uma ilustração, a Mic

... rosoft mostra que a tecnologia poderia ser usada para ativar o Kinect e acessar o sistema do Xbox One, por exemplo. A patente registra a propriedade da ideia para a Microsoft, mas não há previsão de que esse tipo de recurso seja implementado no curto prazo.

O que você achou das novidades do Windows 10? Comente no Fórum do TechTudo.

Via WMPUser

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo