A chegada da CES 2021 foi a oportunidade ideal para a Samsung apresentar suas principais tecnologias e inovações para os próximos anos. Realizada de forma totalmente on-line, a feira de tecnologia teve como princípio o foco em sustentabilidade e no desenvolvimento de inovações funcionais para todos no dia a dia.

No caso da Samsung, o conceito da feira caiu como uma luva, justamente por conta de todas as tecnologias e produtos que a marca vem desenvolvendo nos últimos anos. A fabricante, inclusive, foi uma das premiadas na categoria inovação, tendo recebido quatro prêmios pela organização do evento.

Por conta do sucesso na feira de tecnologia, confira, a seguir, os principais produtos - tecnológicos e sustentáveis - apresentados pela Samsung na CES 2021.

Refrigerador Samsung Bespoke 4-Door Flex

Uma das principais novidades apresentadas pela fabricante sul-coreana é a nova geladeira Samsung Bespoke 4-Door Flex. Com a proposta de um design minimalista, o refrigerador da fabricante oferece a possibilidade de personalização pelo usuário. Dessa forma, é possível adaptar o eletrodoméstico à sua cozinha a partir de oito opções de cor, seja em acabamento metálico ou de vidro.

Inclusive, a Bespoke 4-Door Flex conta com quatro portas que oferecem uma série de funcionalidades e que garantem te ajudar no seu dia a dia. Uma delas é a presença de uma jarra de água que se enche automaticamente e te garante água sempre fresca.

O eletrodoméstico também traz um sistema que pode fazer gelo em cubos de tamanho regular, e também em pequenos fragmentos, facilitando para você que deseja resfriar sua bebida favorita de forma rápida.

A nova geladeira da Samsung conta ainda com um sistema inteligente de resfriamento que pode ser configurado do jeito que você quiser. Com isso, é possível deixar a parte de baixo ou a de cima mais fria no momento em que desejar.

Chamada de Crisper+, a gaveta de frutas e legumes também possui temperatura adaptável, assim como todos os outros compartimentos presentes na Bespoke 4-Door Flex.

Aliás, todas essas configurações podem ser feitas facilmente pelo próprio refrigerador ou através do aplicativo SmartThings.

Novos modelos de TVs

Além de eletrodomésticos, a Samsung também apresentou novos modelos de TVs que devem chegar ao mercado em 2021. As novas linhas de TVs Neo QLED, MicroLED e Lifestyle destacam o compromisso da Samsung com a acessibilidade, sustentabilidade e inovação, visto que, nos próximos anos, a marca vai promover a redução da pegada de carbono, designs sustentáveis e novos recursos em prol da acessibilidade em seus aparelhos.

Para detalhar melhor os projetos da Samsung, não podemos deixar de falar sobre as novas TVs Neo QLED que chegam em modelos 4K e 8K. Os televisores trazem um importante diferencial dos modelos passados: a presença da Quantum Mini LED como nova fonte de luz.

Essa tecnologia auxilia no processamento de imagens e no HDR, aumentando a nitidez de imagens claras e escuras e melhorando a experiência dos usuários com imagens em 4K e 8K. Aliás, o processador Neo Quantum também é responsável por uma alta qualidade de upscalling em imagens de menor resolução.

Em relação ao design, a QLED 8K da Samsung conta com bordas finas, uma tela quase que sem moldura e livre de cabos, muito por conta do acoplável Slim One Connect, sistema que gerencia os fios de energia.

Já sobre os recursos extras trazidos pela marca, o dispositivo também fornece uma melhor experiência ao público gamer. O Super Ultrawide GameView dá aos jogadores a opção de jogar em diferentes proporções de imagem e traz uma barra de Jogo que permite aos jogadores monitorarem e ajustarem rapidamente aspectos críticos do jogo.

Aliás, a presença do sistema FreeSync Premium Pro diminui a trepidação da imagem e aumenta a imersão dos players.

Uma tela

... de 110 polegadas e novos modelos Lifestyle

Outra linha apresentada pela Samsung na CES 2021 é a MicroLED. Já com alguns modelos em seu catálogo, foi a vez da marca desenvolver um modelo em formato de TV convencional com a tecnologia.

Partindo de 110” e 99 polegadas, a nova linha MicroLED usa luzes de LED do tamanho de um micrômetro para eliminar a luz de fundo e os filtros de cor utilizados em monitores convencionais.

Sendo esse painel autoiluminado, é possível produzir cores e brilhos incrivelmente realistas por meio de seus LEDs controlados individualmente. Além disso, tendo um design com proporção tela-corpo de 99%, a imersão do usuário fica ainda maior.

Para aproveitar ainda mais uma tela com este tamanho, a tecnologia Quad-View da marca garante a possibilidade de assistir quatro conteúdos de uma só vez, juntamente com o Majestic Sound, sistema de som 5.1.

Já em relação às novidades em modelos Lifestyle, a Samsung traz uma atualização baseada no modelo The Frame. Agora, a nova TV possui quase metade da espessura, se parecendo ainda mais com um quadro fixado na parede. Além disso, é possível personalizar seu aparelho com cinco cores diferentes e dois estilos: moderno e chanfrado.

Sendo a customização uma característica desses dispositivos, a linha Lifestyle da Samsung conta com os seguintes aparelhos: The Frame, The Serif, The Sero, The Terrace e The Premiere.

Robô Aspirador JetBot 90 AI+

Já presente há algum tempo no setor de limpeza doméstica, a Samsung apresentou seu novo robô aspirador: o JetBot 90AI+. Diferente de outros modelos existentes no mercado, esse dispositivo é o primeiro a possuir uma inteligência artificial da Intel, que facilita no reconhecimento de objetos durante a limpeza, evitando móveis, resíduos de animais e cabos, sem deixar de limpar nenhum cômodo da casa.

O JetBot 90AI+ utiliza um sensor LiDAR de alta precisão semelhante ao encontrado em carros automáticos. Com isso, é possível detectar a distância e a localização da trajetória, se movendo com alto grau de precisão. Além disso, o dispositivo é capaz de detectar distâncias de até seis metros, girar 360 graus e acessar espaços de difícil acesso.

Após finalizar seu trabalho, o robô aspirador retorna à sua base chamada de Clean Station, onde seu reservatório é automaticamente esvaziado. Com um excelente sistema de filtragem, a promessa é de uma retenção de 99,99% dos poluentes capturados pelo aspirador,

Assim que o reservatório estiver cheio, é possível trocar de forma fácil, visto que a própria Clean Station avisa quando for o momento ideal. Aliás, a base do JetBot 90AI+ é toda feita de materiais laváveis.

Por meio do aplicativo SmartThings, o usuário tem acesso a um relatório de quais foram os cômodos onde o robô aspirador já limpou e até mesmo selecionar quais áreas você deseja que ele não limpe. Além disso, pelo app, você consegue agendar limpezas e acompanhar o processo em tempo real.

Inovação no desenvolvimento de robôs

Ainda no segmento de robôs, a Samsung aproveitou a CES 2021 para apresentar dois novos conceitos de dispositivos que podem estar disponíveis a todos futuramente. Com o Samsung Bot Care e Samsung Bot Handy, a vida dos usuários seria ainda mais facilitada, já que os aparelhos funcionam como um assistente pessoal e também como uma mão extra, realizando tarefas domésticas.

Por meio de inteligência artificial, os dois robôs são capazes de entender as solicitações do usuário e realizar diferentes tipos de atividades que são comuns em nosso dia a dia. Ainda sem previsão de lançamento, o anúncio do conceito dá um sinal de como as coisas podem ser em um futuro próximo.

Novos recursos voltados para o dia a dia

Além de novos produtos voltados para nosso cotidiano, a Samsung também fez o anúncio de recursos que também são interessantes. Presente na geladeira Family Hub, o SmartThing Cooking chega agora aos smartphones.

Esse aplicativo tem como proposta recomendar receitas que atendam aos gostos e restrições de dieta alimentar do usuário, fornecendo planos de refeição semanais adequados. Além disso, enquanto você cozinha, ele envia instruções de receita diretamente para todos os dispositivos de cozinha Samsung que estão sincronizados.

Outro recurso que deve chegar em breve é o Samsung Health Smart Trainer. Esse aplicativo promete transformar sua smart TV em um personal trainer, rastreando e analisando sua postura de treinos em tempo real.

Ao longo do treinamento, o Samsung Health Smart Trainer é capaz de fornecer feedbacks sobre como anda a prática de atividades físicas, ajuda a contar as repetições e também informa quantas calorias foram queimadas. Trazendo interatividade ao usuário, também há uma série de vídeos e funções que podem ser controladas via comandos de voz por meio da Bixby.

O foco em sustentabilidade é um dos pilares da Samsung

Como já mencionado anteriormente, um dos principais pilares da Samsung para os próximos anos é o foco em sustentabilidade. Por conta disso, a marca garantiu que já está desenvolvendo novos produtos e tecnologias para que a próxima geração possa desfrutar de um planeta verde, produzindo controles remotos de plástico reciclável e que funcionem via energia solar.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo